Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo
Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo
23 Set, 2020 - 11:05

8 alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Em dias mais exigentes, a alimentação pode ser uma aliada na sua jornada laboral. Eis alguns alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.

produtividade no trabalho

Existem inúmeras formas para aumentar a produtividade no trabalho e noutras tarefas do dia a dia, sendo a alimentação uma delas. Conheça, então, alguns alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.

8 alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho

A maioria dos alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho têm alguns aspetos em comum: ou são estimulantes ou são ricos em nutrientes específicos associados a um melhor funcionamento cerebral.

1.

Café

Casal a tomar café


Sente-se cansado? A primeira coisa que provavelmente pensa é que precisa de um café. Na verdade, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo depois da água.

Vários estudos comprovam que a cafeína acarreta benefícios a nível cognitivo, de concentração e de tempo de reação, para além do seu consumo estar associado à diminuição do risco de demência e de doenças como Alzheimer e Parkinson. No caso de não gostar de café, o chá verde poderá ser uma excelente alternativa.

2.

Cacau

cacau em pó em tigela de madeira

O consumo de cacau está associado a um aumento de concentração e redução da sensação de cansaço. Por aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, potencia as capacidades de atenção e cognitivas, o que o torna uma excelente opção para aumentar a produtividade no trabalho. De acordo com um artigo publicado na revista BMC Nutrition, o consumo de cacau pode ser ainda mais eficaz do que o café que, de forma isolada, pode aumentar os níveis de ansiedade.

Pode consumir este alimento ao natural, incluindo-o em receitas caseiras de bolos ou panquecas, por exemplo. Em alternativa, pode levar para o trabalho chocolate preto, com um teor de cacau superior a 70%, e petiscar até 2 quadrados de chocolate por dia.

3.

Banana

Frasco com banana fatiada

banana é um alimento bastante completo e é mais um dos alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.

A banana, para além de ser rica em vários micronutrientes benéficos para o organismo, como potássio, vitaminas do complexo B, magnésioácido fólico e fibras, tem também níveis de açúcar (frutose) elevados, essenciais para um bom funcionamento do seu cérebro.

Vários estudos comprovam os benefícios associados ao consumo deste fruto, entre os quais a melhoria da função cognitiva, da memória, dos níveis de atenção e concentração, da rapidez do raciocínio e a redução de sentimentos de stress e ansiedade. Como vê, é vantajoso incluir este alimento tão prático em alguma das suas refeições diárias, como o pequeno-almoço por exemplo.

4.

Salmão

Posta de salmão temperada em cima de mesa da cozinha

O segredo associado ao salmão é o seu elevado teor em ácidos gordos ómega-3. Este tipo de gordura polinsaturada, geralmente chamada de “gordura saudável”, é essencial para um correto funcionamento do seu organismo, tendo consequências positivas na saúde cerebral e cardiovascular.

Por ter efeitos neuroprotetores, este alimento auxilia a retardar o envelhecimento cerebral, prevenindo o risco de demência, de doenças como o Alzheimer e de AVC.

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5.

Frutos vermelhos

alimentos ricos em antioxidantes polifenois

Os frutos vermelhos são mais um grupo de alimentos que deve privilegiar na sua alimentação diária. Mirtilosframboesas, amoras, groselhas, morangos são vários exemplos de frutos vermelhos e por isso, ricos em antioxidantes.

O seu consumo está associado a benefícios no organismo realmente importantes, uma vez que, por reduzirem o stress oxidativo das células, podem prevenir vários tipos de doenças, como Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas. Para além disso, alguns destes frutos têm ainda efeitos positivos na perda de memória.

6.

Frutos secos

variedade de frutos secos

Nozes, amêndoas, avelãs e cajus são alguns destes alimentos tão ricos para o nosso organismo. Ricos em ácidos gordos polinsaturados (ómega-3 e 6), vitaminas, minerais e antioxidantes, os frutos secos possuem vários micronutrientes, reunindo inúmeras vantagens, nomeadamente, na saúde cerebral.

Dentro deste grupo de alimentos, as nozes são o fruto seco com maior impacto no bom funcionamento cerebral, melhorando a capacidade cognitiva, a memória e contribuindo para o bom humor.

7.

Abacate

Abacate cortado a meio em tábua de madeira

Rico em vários dos nutrientes, como os ácidos gordos ómega-3 e antioxidantes, o abacate é mais um dos alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.

As propriedades também presentes neste fruto podem ajudar a melhorar a capacidade de concentração e prevenir um envelhecimento cerebral precoce, evitando perdas de memórias e o desenvolvimento de doenças como Alzheimer.

8.

Espinafres

Prato com espinafres

No sentido de incluir um vegetal, os espinafres não poderiam ficar esquecidos. Com elevado teor de antioxidantes, os espinafres podem contribuir para a prevenção do envelhecimento cerebral precoce, auxiliando na manutenção da uma boa memória.

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