Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
14 Jun, 2017 - 10:38

Morangos: 7 possíveis benefícios deste fruto

Nutricionista Inês Sanches

Os morangos são por norma, um dos frutos favoritos de todos, especialmente dos mais pequenos. Saiba mais sobre este frutos e quais os seu benefícios para a saúde.

Morangos: 7 surpreendentes benefícios
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Os morangos são uma das guloseimas mais populares, refrescantes e saudáveis do planeta.

Quando chega a época mais quente do ano, não há quem não se lembre desta saborosa fruta.

Mas além do seu sabor, os morangos também nos trazem uma série de benefícios para a saúde e estão dentro do grupo dos melhores alimentos com conteúdo antioxidante.

Composição nutricional dos morangos

Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e fornecem uma boa quantidade de folatos e fibra. Estes devem fazer parte de uma alimentação saudável devido ao seu potente efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Por cada 100g de morangos, obtém-se:

Os morangos devem ser brilhantes, com uma cor vermelha brilhante e folhas verdes intactas. Podem ser armazenados no frigorífico entre um a três dias e não devem ser lavados até ao momento do seu consumo.

Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos.

Os benefícios dos morangos…

Este fruto apresenta diversos benefícios para o organismo. Vamos enumerar de seguida os principais.

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1. Prevenção de doenças do coração

prevencao de doencas do coracao morangos

O consumo regular de antocianinas, uma classe de flavonóides encontrados neste tipo de bagas, pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.

O alto teor de polifenóis encontrado nos morangos também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.

2. Prevenção de AVC e crescimento tumoral

prevencao de AVC morangos

Os antioxidantes quercetina, kaempferol e antocianinas ajudam a reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais relacionados com os acidentes vasculares cerebrais.

O alto consumo de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

Como mencionado acima, os morangos contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.

3. Melhoria da hipertensão arterial

melhoria da hipertensao arterial morangos

Devido ao seu elevado teor de potássio, os morangos são recomendados para aquelas com hipertensão arterial para ajudar a negar os efeitos do sódio no organismo.

Uma baixa ingestão de potássio é um fator de risco para o desenvolvimento de pressão arterial elevada da mesma forma que o consumo exagerado de sódio.

4. Controlo da diabetes

controlo da diabetes morangos

Os morangos são um alimento com baixo índice glicémico e alto em fibras, o que ajuda a regular o açúcar no sangue e mantê-lo estável evitando picos de glicemia.

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Os indivíduos diabéticos devem ingerir morangos, pois o seu indicie glicémico é inferior a algumas das frutas que estão disponíveis todo o ano, como por exemplo a banana.

5. Protege o feto durante a gravidez

protege o feto na gravidez morangos

A ingestão de ácido fólico durante o período gestacional é essencial para proteger o bebé contra defeitos no tubo neural.

Os morangos são uma boa fonte de ácido fólico, e por isso devem ser consumidos por mulheres grávidas para assegurar a ingestão adequada desta substância.

6. Ajuda a eliminar a obstipação

ajuda a eliminar a obstipacao morangos

Comer alimentos com alto teor de água e fibra ajuda não só a manter a pessoa hidratada, como também ajuda a manter os movimentos intestinais regulares.

A fibra é essencial para minimizar a obstipação e adicionar volume às fezes.

7. Combate alergias e asma

combate alergias e asma morangos

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de morangos pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias.

Vários estudos já demostraram que a incidência de asma é menor com uma alta ingestão de certos nutrientes, estando a vitamina C no topo da lista. 

Como incorporar morangos na dieta

iogurtes e morangos

São uma fruta de fácil preparação e consumo, sendo facilmente integrada em lanches e snacks.

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Os morangos estão disponíveis de diversas formas: frescos, congelados, liofilizados, em gelatinas, xaropes e geleias. Contudo, os frescos são a opção mais saudável e que trazem mais nutrientes.

Deixamos aqui algumas dicas saudáveis:

  • Faça umas saborosas espetadas de frutas com morangos, banana e uvas.
  • Faça seu próprio cocktail de frutas com frutas frescas e inclua abacaxi, pêssegos e morangos.
  • Corte morangos e adicione-os ao iogurte natural simples com frutos secos.
  • Coloque como topping nas suas panquecas matinais.
  • Congele alguns morangos e quando precisar deles insira-os num liquidificador com banana, leite e gelo e obtenha um batido delicioso.
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