8 Alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

Existem várias forma de melhorar a sua rentabilidade e a alimentação é uma delas. Conheça quais os alimentos que aumentam a produtividade no trabalho.

8 Alimentos que aumentam a produtividade no trabalho
Conheça os alimentos que o vão ajudar a trabalhar com mais qualidade

Cada vez mais o trabalho se torna exigente na vida das pessoas, independentemente da profissão. Não só pela necessidade de resultados inerente à gestão das empresas/instituições, como às inúmeras tarefas diárias pessoais que têm inevitavelmente de ser feitas, desde hobbies pessoais, cuidar dos filhos, gerir a casa, horas no trânsito, entre muitos imprevistos. Cansaço, stress, noites mal dormidas, tudo cresce como “bola de neve” e o tempo de qualidade parece que desaparece.

Existem inúmeras medidas que podem ser tomadas para aumentarem a sua produtividade a vários níveis, especialmente num de extrema importância: o trabalho. Todas estas medidas têm o devido impacto em si, sendo a alimentação um excelente aliado. Assim, conheça alguns alimentos que aumentam a produtividade no trabalho.

8 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho


A maioria dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho têm alguns aspetos em comum: ou são estimulantes ou são ricos em nutrientes específicos associados a um melhor funcionamento cerebral. Conheça os excelentes exemplos que temos para si.

1. Café

chavena de cafe com canela alimentos que aumetam a produtividade no trabalho


Sente-se cansado? A primeira coisa que provavelmente pensa é que precisa de um café. Na verdade, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo depois da água.

Vários estudos comprovam que a cafeína acarreta benefícios a nível cognitivo, de concentração e de tempo de reação, para além do seu consumo estar associado à diminuição do risco de demência e de doenças como Alzheimer e Parkinson. No caso de não gostar de café, o chá verde poderá ser uma excelente alternativa.

2. Cacau

cacau em po alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

O consumo de cacau está associado a um aumento de concentração e redução da sensação de cansaço. Por aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, potencia as capacidades de atenção e cognitivas, o que o torna uma excelente opção e, segundo artigo publicado na revista BMC Nutrition, ainda mais eficaz do que o café que, de forma isolada, pode aumentar os níveis de ansiedade.

Pode consumir este alimento ao natural, incluindo-o em receitas caseiras de, por exemplo, bolos ou panquecas. Em alternativa, pode levar para o trabalho chocolate preto, com um teor de cacau superior a 70%, e petiscar até 2 quadrados de chocolate por dia.

3. Banana

bananas em mesa de madeira  alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

banana é um alimento bastante completo e é mais um dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho que não deve esquecer.

A banana, para além de ser rica em vários micronutrientes benéficos para o organismo, como potássio, vitaminas do complexo B, magnésioácido fólico e fibras, tem também níveis de açúcar (frutose) elevados, essenciais para um bom funcionamento do seu cérebro.

Vários estudos comprovam benefícios associados ao consumo deste fruto que podem melhorar a sua produtividade no trabalho, entre os quais a melhoria da função cognitiva, da memória, dos níveis de atenção e concentração, da rapidez do raciocínio e a redução de sentimentos de stress e ansiedade. Como vê, é vantajoso incluir este alimento tão prático em alguma das suas refeições diárias, como o pequeno-almoço por exemplo.

4. Salmão

 Salmao com espargos alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

O segredo associado ao salmão é o seu elevado teor em ácidos gordos ómega-3. Este tipo de gordura polinsaturada, geralmente chamada de “gordura saudável”, é essencial para um correto funcionamento do seu organismo, tendo consequências positivas na saúde cerebral e cardiovascular.

Por ter efeitos neuroprotetores, este alimento auxilia a retardar o envelhecimento cerebral, prevenindo o risco de demência, de doenças como o Alzheimer e de AVC.

5. Frutos vermelhos

mirtilos e framboesas  alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

Os frutos vermelhos são mais um grupo de alimentos que deve privilegiar na sua alimentação diária. Mirtilosframboesas, amoras, groselhas, morangos são vários exemplos de frutos vermelhos e por isso, ricos em antioxidantes.

O seu consumo está associado a benefícios no organismo realmente importantes, uma vez que, por reduzirem o stress oxidativo das células, podem prevenir vários tipos de doenças, como Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas. Para além disso, alguns destes frutos têm ainda efeitos positivos na perda de memória.

6. Frutos secos

frutos secos em tigela de madeira  alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

Nozes, amêndoas, avelãs e cajus são alguns destes alimentos tão ricos para o nosso organismo. Ricos em ácidos gordos polinsaturados (ómega-3 e 6), vitaminas, minerais e antioxidantes, os frutos secos possuem vários micronutrientes, reunindo inúmeras vantagens, nomeadamente, na saúde cerebral.

Dentro deste grupo de alimentos, as nozes são o fruto seco com maior impacto no bom funcionamento cerebral, melhorando a capacidade cognitiva, a memória e contribuindo para o bom humor.

7. Abacate

metades de abacate alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

Rico em vários dos nutrientes já referidos, como os ácidos gordos ómega-3 e antioxidantes, o abacate é mais um dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho.

Como já foi referido, as propriedades também presentes neste fruto, irão melhorar a capacidade de concentração e prevenir um envelhecimento cerebral precoce, evitando perdas de memórias e o desenvolvimento de doenças como Alzheimer.

8. Espinafres

folhas de espinafres  alimentos que aumetam a produtividade no trabalho

No sentido de incluir um vegetal, os espinafres não poderiam ficar esquecidos. Com elevado teor de antioxidantes, os espinafres irão contribuir fortemente para a prevenção do envelhecimento cerebral precoce, auxiliando na manutenção da uma boa memória.

Em suma…


Perante todos os benefícios dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho, fica impossível não experimentar. Tire o máximo proveito das sugestões referidas, procurando conciliar o seu consumo com uma alimentação equilibrada e a um estilo de vida saudável.

Se sente que o seu rendimento não se torna mais eficaz, procure um médico e aconselhe-se junto do mesmo, pois poderão ser necessários exames específicos para a sua situação.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.