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7 Alterações fundamentais para uma alimentação mais saudável

Faça estas alterações fundamentais e consiga, não só seguir uma alimentação saudável, mas também controlar o peso e ganhar saúde!

 
7 Alterações fundamentais para uma alimentação mais saudável
Dicas que vão fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.

Uma alimentação correta deve fazer parte do nosso dia-a-dia e, por vezes, há pequenas alterações que podemos fazer que fazem toda a diferença. O mais importante é não querermos fazer essas alterações todas de uma vez, mas sim passo-a-passo, de forma a que sejam alterações sustentáveis a longo prazo e não apenas passageiras.

7 Alterações fundamentais para uma alimentação saudável


1. Opte por iogurtes naturais ou magros de aroma

alteracoes fundamentais para uma alimentacao saudavel e iogurte natural

 

Um iogurte grego natural tem cerca de 154Kcal/100g, os iogurtes de aroma possuem cerca de 80Kcal/100g e os iogurtes magros de aroma sólidos possuem cerca de 38Kcal/100g de produto. Já reparou que 1 iogurte grego corresponde a 4 iogurtes magros de aromas?

2. Prefira queijo fresco

queijo fresco numa tabua de madeira

Se gosta de queijo fresco, aproveite para o consumir em vez dos restantes tipos de queijo. O queijo fatiado light, apesar de ter uma composição nutricional melhor que o queijo fatiado normal, ainda apresenta uma maior quantidade de calorias quando comparado ao queijo fresco.

O queijo fatiado normal tem cerca de 338kcal/100g, enquanto o queijo fatiado light tem 250kcal/100g e o queijo fresco 175kcal/100g e 101kcal/100g, se meio gordo e magro, respetivamente.

3. Opte por compotas light

compotas light ou caseiras

Aprecia compotas e doces? Opte sempre pelo doce light, pois este apresenta cerca de 175kcal/100g quando comparado ao doce normal, que apresenta 251Kcal/100g.

Já reparou que a diferença ainda é elevada? 76Kcal/100g. No entanto, opte sempre por fazê-los em casa, sem qualquer adição de açúcar. Estando na época dos marmelos, poderá cozê-los e triturar com a varinha magica.

4. Bebe água regularmente

beber agua regularmente

Beba água! É fundamental estarmos hidratados e devemos consumi-la todos os dias numa quantidade de cerca de 1,5 a 2 L/dia. Os refrigerantes podem variar entre os ditos “normais” e os light ou zero no entanto, nenhum deles é aconselhado numa alimentação equilibrada e saudável.

Uma coca-cola normal tem 42kcal/100ml. Já pensou que se consumir uma lata (330ml), consome em média 130Kcal? Já para não falar do açúcar presente neste tipo de alimento.

5. Evite o açúcar no café

adocante e stevia

Açúcar no café? Açúcar no chá? Não! O melhor é mesmo consumi-lo sem qualquer tipo de substância. No entanto, prefira stevia em vez do açúcar. Pode também experimentar colocar canela em pó no café, o qual lhe dá um ótimo sabor e aroma.

6. Opte por bolachas de arroz, milho ou marinheiras

bolachas de milho

Se adora bolachas, saiba que é importante não abusar deste tipo de alimentos, uma vez que são produtos industrializados e que não devem fazer parte do nosso dia alimentar. No entanto, se gosta de comer este tipo de alimentos de vez em quando, opte por bolachas de arroz, milho ou marinheiras.

7. Escolha o tipo de confecção de batata mais saudável

batata cozida

Os diferentes tipos de confecção alteram bastante o valor calórico de uma refeição e, neste caso, do próprio alimento. Não lhe apetece batata cozida, nem assada, e prefere optar por batata frita. Mas que diferenças existe entre elas? A batata cozida tem cerca de 85Kcal/100g, a batata assada 152Kcal/100g… e a batata frita? 225Kcal/100g a batata frita caseira, e 526Kcal/100g a batata frita de pacote.

Já parou para pensar como é que a sua refeição fica alterada apenas com o tipo de confecção da batata? Uma dica que pode aplicar é laminar as batatas, colocar num pirex e levar ao forno com um fio de azeite e ervas aromáticas, como por exemplo o tomilho.

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Nutricionista Maria Gama Nutricionista Maria Gama

Licenciada em Ciências da Nutrição, é responsável pelo projeto "Põe-te na linha" que tem como objetivo promover a adoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Aqui partilha diversos conteúdos relacionados com o seu estilo de vida, nomeadamente receitas e dicas. Além de consultas de nutrição, desenvolve workshops e palestras para diversos público-alvo, como por exemplo na comunidade ou em local de trabalho.

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