Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
31 Mar, 2020 - 10:41

10 truques para beber mais água em casa

Nutricionista Rita Lima

Se a hidratação também é o seu ponto fraco, conheça 10 truques que o podem ajudar a beber mais água em casa.

beber mais água em casa: mulher a encher copo de água da torneira

A água é um bem-essencial à sobrevivência de qualquer ser humano, representando uma grande parcela no organismo (cerca de 70%) (1).

Com efeito, a água participa ativamente em quase todos os processos fisiológicos inerentes à sobrevivência, nomeadamente na digestão, na absorção, circulação e eliminação de muitas substâncias tóxicas do organismo (2).

Portanto, se bebe pouca água, tem que mudar este comportamento. E para isso, vamos partilhar alguns truques para beber mais água em casa, em particular durante este período de quarenta, uma janela de oportunidade para a criação de bons hábitos de hidratação.

DICAS PARA beber mais ÁGUA EM CASA

Beber mais água em casa: mulher a beber água enquanto teletrabalha

Para quem beber água é uma dificuldade no dia-a-dia, deixamos algumas dicas para aumentar a ingestão de água em casa:

  1. Beba um copo de água logo de manhã em jejum: ganhe este hábito, mesmo depois do período de quarentena.
  2. Coloque uma garrafa de 1,5l de água diariamente em locais estratégicos da casa ou em cima da sua secretária de teletrabalho. Assim, de cada vez que olhar para ela irá lembrar-se e ganhar mais vontade de beber.
  3. Nos dias mais frios opte por fazer chá sem açúcar, de modo a facilitar a ingestão de água através da temperatura mais confortável e um sabor diferente (escolha uma infusão que lhe agrade para facilitar esta tarefa).
  4. Pelo contrário, nos dias mais quentes, beba a água fresca ou com uma pedra de gelo. Neste contexto, pode ser mais agradável  e facilitar a ingestão.
  5. Se o seu problema é o sabor neutro da água, aromatize- a com limão, canela, fruta, hortelã, entre outros, de modo a acrescentar sabor à mesma.
  6. Evite a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois além de serem fontes de calorias ocas, provenientes do açúcar e do álcool, diminuem a necessidade de beber água e são utilizados como alternativas à mesma.
  7. Pratique mais exercício em casa ou ao ar livre, por curtos períodos de tempo, e beba água a acompanhar o seu treino.
  8. Estabeleça objetivos diários para a sua ingestão hídrica (ex. 1 copo de água por hora) – Desta forma terá um estímulo extra para beber. Pode inclusive desafiar os seus amigos e familiares para adotarem este hábito em grupo (6).
  9. Não espere pela sensação de sede para beber água, pois esta sensação já é um sinal de desidratação. Esforce-se por distribuir a ingestão hídrica ao longo do dia, mesmo quando não tem sede.
  10. Instale uma aplicação no telemóvel que o lembre de beber água e que monitorize a sua ingestão diária e o cumprimento dos objetivos. Isso irá motivá-lo a beber mais quantidade diariamente (7).
Água com limão e pepino
Veja também 5 sugestões de águas aromatizadas para beber ao longo do dia

Importância da água para a saúde

Beber mais água em casa: encher copo de água de uma caneca

A água presente no nosso organismo necessita de ser renovada de forma contínua, sendo, por isso, muito importante uma ingestão hídrica regular e em quantidades adequadas à saúde e particularidades do estilo de vida de cada um.

No entanto, e apesar da importância da água para a saúde, a desidratação é, ainda, um estado relativamente comum com as diversas consequências que isso acarreta: desconcentração, irritabilidade, maior vontade de comer, queda da tensão arterial, tonturas, entre outras (3).

Note-se que as perdas de líquidos ocorrem através de vários mecanismos, nomeadamente a urina, fezes, transpiração e respiração, e quando excedem o aporte hídrico ingerido a pressão osmótica aumenta e pode culminar em desidratação celular.

Assim, e de uma forma sucinta, a importância da água para a saúde reflete-se nos seguintes aspetos:

  • Ajuda na eliminação de toxinas do nosso organismo, contribuindo para o seu bom funcionamento e equilíbrio
  • Constitui um importante veículo de nutrientes, em particular minerais, a todas as células e tecidos
  • Ajuda a manter a temperatura corporal
  • Promove o bom funcionamento do trânsito intestinal e previne / combate a prisão de ventre
  • Hidrata e mantém saudáveis a pele e o cabelo, retardando o seu envelhecimento;
  • Ajuda a prevenir as infeções urinárias
  • Lubrifica as articulações
  • Ajuda a controlar o apetite (4)

Recomendações para a ingestão de água

Habitualmente, recomenda-se uma ingestão diária de 1,5L a 2L de água por dia. Porém, esta quantidade não é estanque, sendo variável de pessoa para pessoa.

Efetivamente, a quantidade de água que o organismo necessita deriva de fatores como a idade, metabolismo, gravidez e lactação, prática de atividade física, tipo de alimentação, o clima e as perdas aumentadas que podem ocorrer derivadas de vómitos, náuseas, entre outros.

O caso do exercício físico é dos mais relevantes, visto que durante a sua prática o organismo perde água, oligoelementos e sais minerais através do suor, aumentando a necessidade dos mesmos pela ingestão hídrica.

Um indicador bastante fiável para saber a quantidade de água que necessita de beber é a cor da sua urina.

De facto, se a urina se apresentar de cor escura e cheiro intenso, é um claro sinal de que o organismo está a acumular toxinas e de que precisa de beber mais água (5).

Fontes

  1. M.Yasui, 2014. “Water Biology in Human Body”. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780444536327010078
  2. Mayo Clinic, nd. “Functions of water in the body”. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/multimedia/functions-of-water-in-the-body/img-20005799
  3. Lawrence E. Armstrong et al, 2012. “Mild Dehydration Affects Mood in Healthy Young Women”. https://academic.oup.com/jn/article/142/2/382/4743487
  4. Natalie Butler, 2019. “Why Is Water Important? 16 Reasons to Drink Up”. https://www.healthline.com/health/food-nutrition/why-is-water-important
  5. Mayo Clinic, nd. “Water: How much should you drink every day?”. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/water/art-20044256?pg=1
  6. Epton T et al, 2017. “Unique effects of setting goals on behavior change: Systematic review and meta-analysis.” https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29189034
  7. SaVanna Shoemaker, 2019. “12 Simple Ways to Drink More Water”. https://www.healthline.com/nutrition/how-to-drink-more-water
Veja também