Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
05 Jun, 2016 - 08:05

Será que a aveia engorda ou emagrece?

Nutricionista Rita Lima

Apesar de a aveia ser um alimento com elevado teor energético, nenhum alimento, por si só, é responsável pelo aumento ou perda de peso. Saiba porquê.

Taça com flocos de aveia

aveia é um cereal muito completo, composto por hidratos de carbono complexos, proteína, vitaminas, mineraisfibra, que, ajuda a regular o intestino. Fornece cerca de 360 Kcal por 100g, valor que levanta muitas vezes a questão se a aveia engorda ou emagrece.

No entanto, a resposta é simples: nenhum alimento, por si só, engorda. Sendo um alimento muito rico do ponto de vista nutricional, pode, sem dúvida, incluir a aveia na sua dieta, sem pensar se a aveia engorda ou emagrece.

No final, o que importa são as calorias totais que ingere e não o tipo de alimento.

Mas afinal, será que a aveia engorda ou emagrece?

Frasco com papas de aveia e frutos

Como já foi referido, esta é uma questão muitas vezes levantada por quem se preocupa com o peso. No entanto, importa salientar que nenhum alimento específico engorda ou emagrece. Tudo depende da quantidade em que o consome e do balanço energético no final do dia.

Ou seja, se consumiu mais calorias do que aquelas que gastou durante o dia, vai certamente engordar, mas isso não se deve a um alimento em específico.

Todavia, existem alimentos mais ou menos energéticos e que, consequentemente, contribuem mais ou menos para um balanço energético diário positivo. Neste sentido, importa referir que os temidos alimentos com hidratos de carbono são, até, relativamente pouco calóricos.

Efetivamente, 1 grama de hidratos de carbono fornece 4 kcal, tal como 1 grama de proteína e menos do que 1 grama de gordura (9kcal). Como tal, devem contribuir para cerca de 50% do total de energia diária.

E é precisamente neste grupo de alimentos que se inclui a aveia. Rica, essencialmente, em hidratos de carbono complexos e detentora de uma boa quantidade de proteína, deve ser incluída na sua dieta em moderadas quantidades e em substituição de alimentos mais refinados (como por exemplo o pão branco) e alimentos ricos em gordura e/ou açúcar (bolachas e outros cereais de pequeno almoço).

BENEFÍCIOS DA AVEIA

Taça com papas de aveia e maça
1

Promove a saciedade

A aveia é um cereal rico em hidratos de carbono, mas de absorção lenta, que o deixa satisfeito durante mais tempo, fornecendo energia ao organismo de forma gradual. Estes hidratos de carbono são utilizados apenas como fonte de energia imediata e não se acumulam sob a forma de gordura.

Pelo facto de serem libertados de forma lenta para o sangue faz com que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) se mantenham estáveis, ajudando a controlar impulsos alimentares indesejáveis. Pela mesma razão, é um alimento aconselhado para pessoas diabéticas.

Quando consumida logo pela manhã ao pequeno-almoço, a aveia fornece energia para o resto do dia e promove uma sensação de saciedade mais duradoura, evitando que ingira grandes quantidades de alimentos nas refeições seguintes ou que petisque entre refeições.

papas de aveia no forno com topping
Veja também Receita de papas de aveia no forno para um pequeno-almoço saboroso
2

É rica em proteína

O seu teor em proteína torna a aveia num ótimo aliado para quem faz exercício físico, pois ajuda a aumentar a massa muscular, o que por sua vez promove um aumento do metabolismo, favorecendo a perda de peso.

3

É rica em fibra

Pela sua riqueza em fibra, a aveia ajuda a regular o trânsito intestinal e a evitar a prisão de ventre, contribuindo para a perda de peso e para um ventre mais liso.

Por último, salienta-se que para usufruir de todos estes efeitos sem a preocupação de engordar, a quantidade recomendada de aveia são 3 colheres de sopa por dia.

Como manter o peso depois de fazer dieta: estratégias de sucesso
Veja também 4 receitas com aveia para lanches saudáveis (com vídeo)
4

É um alimento muito versátil

Atualmente, podemos encontrar a aveia sob três formas diferentes: em floco, em farelo e em farinha.

O floco é um cereal prensado integralmente, o que faz com que se conservem a maior parte dos nutrientes. O farelo corresponde à camada exterior desse cereal, sendo a parte que contém mais fibra (o betaglucano). 

A farinha vem da parte interna do cereal, é a forma que tem menos fibras e que é usada, sobretudo, em receitas de pão, sendo uma alternativa mais saudável do que a farinha de trigo.

Assim, é muito fácil incluir a aveia na sua rotina alimentar. Pode adicioná-la, por exemplo, a batidos, utilizar a sua farinha para fazer pão, panquecas, entre outros, colocá-la em iogurtes, ou fazer as famosas papas de aveia.

crepes de aveia: 5 receitas a nao perder
Veja também Crepes de aveia: 5 receitas a não perder
Veja também