Pipocas: um snack saudável que o açúcar pode estragar

As pipocas suscitam algumas dúvidas, principalmente no que diz respeito à sua qualidade nutricional. Mas de facto, as pipocas são um excelente alimento.

Pipocas: um snack saudável que o açúcar pode estragar
Não se deixe enganar pela quantidade de açúcar presente.

Pipocas não têm que ser apenas sinónimo de “cinema”, podem ser sinónimo de “snack saudável“ também. Ou será que não?

É um facto que as pipocas possuem muitos nutrientes importantes e oferecem uma variedade de benefícios para a saúde. No entanto, às vezes não são preparadas da melhor forma, seja devido às grandes quantidades de gordura, açúcar ou sal.

A “arte” de fazer pipocas


pipocas e milho

A pipoca é um tipo especial de milho que “salta” quando exposto ao calor.

No centro de cada núcleo há uma pequena quantidade de água, que se expande quando aquecida e, eventualmente, faz com que o núcleo exploda.

Ao longo dos anos, a pipoca tornou-se cada vez mais popular e já é um snack indispensável principalmente para os amantes de cinema e que não dispensam um bocadinho de ação.

Conhecendo o perfil nutricional das pipocas…


tigela de pipocas

Provavelmente nunca pensou nisso, mas a pipoca é um cereal integral, naturalmente rico em vários nutrientes importantes.

Muitos estudos associam o consumo de grãos integrais a benefícios para a saúde, como a redução da inflamação e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Este é o conteúdo nutricional de uma porção de 100 gramas de pipocas:

  • Vitamina B1 (tiamina): 7% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Vitamina B3 (niacina): 12% da IDR
  • Vitamina B6 (piridoxina): 8% da IDR
  • Ferro: 18% da IDR
  • Magnésio: 36% da IDR
  • Fósforo: 36% da IDR
  • Potássio: 9% da IDR
  • Zinco: 21% da IDR
  • Cobre: ​​13% da IDR
  • Manganês: 56% da IDR

Todas estas vitaminas e minerais vêm juntamente com:

  • Energia: 387 kcal
  • Proteína: 13 gramas
  • Hidratos de carbono: 78 gramas de hidratos de carbono (0,9 gramas de açúcar)
  • Lípidos: 5 gramas
  • Fibra: 15 gramas

 

O que pode abalar este perfil nutricional?


acucar em colher de madeira

Este excelente snack para se comer a meio da manhã ou tarde pode não ser sempre assim tão excelente, e já vai perceber porquê.

Se leu com atenção o perfil nutricional das pipocas, reparou que praticamente não existe açúcar em 100g de alimento. Mas a verdade é que a forma como as pipocas são preparadas leva a que esse valor sofra um aumento considerável.

Uma porção de pipocas, 50 gramas, pode conter cerca de 4 gramas de gordura e 25,4 gramas de açúcar, se forem preparadas com óleo e açúcar. De facto, quando vai ao cinema as pipocas que ingere não são assim tão saudáveis e estão normalmente carregadas de açúcar e a probabilidade de comer mais do que 50 gramas de pipocas é grande.

Para ser mais fácil de perceber as quantidades, estamos a falar de mais de 4 pacotes de açúcar em apenas 50 gramas.

Como evitar a elevada ingestão de açúcar nas pipocas?


Preparando-as em casa e evitando comê-las fora de casa. Para que não corra o risco de ingerir quantidades enormes de açúcar e outros compostos que podem ser prejudiciais à saúde, presentes nas pipocas comercializadas, vamos dizer-lhe como deve preparar as suas pipocas caseiras. 

Pipocas caseiras saudáveis

pipocas caseiras

– Ingredientes –

  • 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
  • ½ chávena de grãos de milho
  • ½ colher de chá de sal (ou menos, conforme o seu gosto)

– Modo de preparação –

  1. Coloque o azeite ou o óleo de coco e o milho numa panela grande e tape-a.
  2. Cozinhe em lume médio-alto por cerca de 3 minutos ou até que o barulho das pipocas a abrirem esteja a parar.
  3. Retire do lume e despeje numa tigela.
  4. Tempere com sal.

Dicas: Pode adicionar um sabor extra através de ervas frescas ou especiarias. Se preferir algo doce, coloque um fio de manteiga de amendoim caseira, polvilhe com canela ou insira lascas finas de chocolate negro.

Em conclusão…


As pipocas são um excelente alimento, rico em nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e antioxidantes. É um snack incrivelmente saboroso e uma das melhores fontes de fibra do mundo, ideal para se comer a meio da manhã ou meio da tarde.

Porém, a forma como as pipocas são preparadas pode estar a influenciar negativamente a sua qualidade nutricional ao fornecer calorias extra, principalmente proveniente do açúcar, e por essa razão é muito importante prepará-las da maneira adequada.

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