7 dos alimentos que mais saciam: evite estar sempre com fome

Se fica com fome pouco depois de comer e apetece-lhe devorar qualquer coisa, é porque não está a ingerir os alimentos que mais saciam. Alimentos ricos em fibra e proteína são a base para se sentir mais saciado ao longo do dia, evitando assim comprometer a sua dieta com alimentos pobres do ponto de vista nutricional.

7 dos alimentos que mais saciam: evite estar sempre com fome
Para evitar a ingestão desmedida de alimentos.

Está a tentar perder peso, mas está sempre com vontade de comer? Então tem que conhecer os alimentos que mais saciam para evitar estar sempre com fome.

Os alimentos ricos em fibras e alimentos ricos em proteínas fazem parte desta lista e a sua ingestão é meio caminho andado para conseguir perder peso, pois vão deixá-lo saciado durante mais tempo.

As proteínas, por si, só saciam mais que os hidratos de carbono, por exemplo. As fibras formam uma espécie de gel no intestino que retarda a digestão.

7 Dos Alimentos que mais saciam


1. Ovo

alimentos que saciam e ovo cozido descascado

É versátil, delicioso, nutritivo e um dos alimentos mais saciantes que temos disponíveis na nossa alimentação.

Fazem parte da constituição do ovo as proteínas de alto valor biológico, gorduras saudáveis, especialmente concentradas na gema e um alto teor de minerais (ferro, fósforo, sódio ou zinco) e vitaminas (A, D, E e do complexo B).

O consumo de ovo pode ser logo pela manhã, ao pequeno-almoço. Se não estiver habituado, inclua-o nas refeições principais ou intermédias. Lembre-se que o seu consumo deve ser até um por dia.

2. Aveia

tigela com aveia

A aveia é amiga das dietas para perda peso por diversos motivos: não engorda, dá energia, fornece nutrientes importantes e sacia durante muito tempo.

A aveia é um cereal rico em hidratos de carbono de absorção lenta que nos deixam satisfeitos durante mais tempo e nos dão muita energia.

A aveia deve ser parte integrante do pequeno-almoço para começar logo a manhã com energia para o resto do dia e para que não tenha vontade de andar sempre a petiscar entre as refeições.

3. Maçã

maca vermelha

A maçã possui uma substância chamada pectina, uma fibra que aumenta a sensação de saciedade, retardando o processo de digestão. A pectina encontra-se na casca e, por isso, deve ser ingerida bem lavada juntamente com o resto da maçã. Se sentir fome, coma uma maçã verde.

4. Abacaxi

abacaxi em rodelas

O abacaxi é rico em vitaminas E, principalmente, em bromelina, uma enzima com ação anti-inflamatória que ajuda a depurar o corpo e combate a retenção de líquidos.

O abacaxi é o alimento perfeito para incluir nas suas refeições, pois por ser rico em água e fibras, vai aumentar a saciedade. Consuma o abacaxi sob a forma de sumo, em saladas ou com iogurtes e sinta-se saciado por mais tempo.

5. Leguminosas

leguminosas variadas

Feijão, grão-de-bico, lentilhas são alguns exemplos de alimentos que mais saciam. Fornecem vitaminas e minerais e são ricos em fibras, tornando-se, assim, numa ótima opção para acompanhar a sua refeição.

As leguminosas são alimentos ideais para combinar com legumes e cereais integrais, de forma a evitar que sinta vontade de comer mais cedo que a próxima refeição.

6. Salmão

postas em salmao cru

O salmão é um peixe rico em ácidos gordos ómega-3 e proteínas, que promovem a saciedade e favorecem a perda de peso.

Mesmo tendo um preço mais elevado que as restantes opções, vale a pena inclui-lo na dieta. Dispõe de muitas vitaminas e minerais como, por exemplo, ferro e iodo, e vitaminas A e D.

7. Gelatina

gelatina de morango

A gelatina é uma opção que ocupa algum espaço no estômago e ainda tem a vantagem de ter poucas calorias, principalmente quando se escolhe as versões light e sem açúcar adicionado.

Prefira gelatina a alimentos processados e cheios de açúcar, gordura e sal. Pode adicionar ainda iogurte e frutas para um sabor mais rico e uma refeição mais completa.

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