Os 12 melhores alimentos para não sentir fome pouco tempo depois de comer

Depois de comer, sente que fica saciado por pouco tempo? Não perca as 12 melhores sugestões de alimentos para não sentir fome. Experimente e comprove.

Os 12 melhores alimentos para não sentir fome pouco tempo depois de comer
Diga adeus à fome ao longo do dia.

Considerando as características nutricionais, existem várias hipóteses de alimentos para não sentir fome no tempo que se segue à sua ingestão, seja nas refeições principais, nos lanches ou na hora dos snacks.

De qualquer forma, é importante que não passe demasiadas horas sem comer. Por isso, procure não exceder as 3 horas de intervalo entre refeições, evitando assim comer demasiadas vezes, mas também sentir aquela fome desmedida.

12 melhores alimentos para não sentir fome


 1. Ananás

alimentos para nao sentir fome ananas

O ananás é um fruto muito interessante do ponto de vista nutricional, a vários níveis, por ser rico em vitaminas e minerais, mas também em água e em fibras. Por estes motivos, contribui para um saudável funcionamento do organismo, para a prevenção de várias complicações de saúde e para prolongar a sensação de saciedade por mais tempo, para além de ser um fruto pouco calórico.

Assim, esta é uma excelente opção para incluir em qualquer refeição, seja como sobremesa, como lanche ou como snack.

 2. Banana

alimentos para nao sentir fome bananas

A banana é um fruto a que a maioria das pessoas recorre diariamente, seja pela capacidade de adoçar receitas, seja por ser tão prático de transportar e comer em qualquer lado, seja pela sua composição nutricional.

Esta última característica atrai vários tipos de pessoas, uma vez que a banana é rica em minerais como o potássio e o ferro, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibras. Este teor de fibras irá contribuir para diminuir a sensação de fome durante o tempo em que é digerida, especialmente se conjugada com outros alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, como a aveia.

Para além disso, este fruto contém triptofano, um aminoácido percursor da serotonina, substância produzida pelo nosso organismo que contraria sensações como irritabilidade, ansiedade, mau humor e depressão. Assim, contribui para um bem-estar geral que diminui a probabilidade de momentos de compulsividade alimentar de compensação emocional.

 3. Citrinos

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Os citrinos, como a laranja e a tangerina, são também excelentes opções para incluir tanto às refeições como nos lanches ou pequeno-almoços, se procura alimentos para não sentir fome depois de comer.

Para além de todas as vantagens que estes frutos podem trazer para a saúde, o facto de prolongarem a saciedade é também um excelente benefício se pretende perder ou controlar melhor o seu peso, até porque uma laranja fornece em média apenas 45 kcal.

O seu teor de fibras irá contribuir para controlar a sensação de fome e para um saudável funcionamento do intestino.

 4. Maçã

alimentos para nao sentir fome macas diferentes

A maçã é mais um fruto que pode ser um excelente aliado para não sentir fome depois de comer. Este alimento é rico em fibras solúveis e tem um baixo valor energético, pelo que é indicado se está a trabalhar para perder peso ou mantê-lo, mantendo-o saciado por mais tempo.

Para além disso, a maçã é rica em várias vitaminas, como a C e a A, e em antioxidantes, pelo que os benefícios se estendem para a manutenção do saudável funcionamento do seu organismo. Assim, não hesite em incluir este alimento tão vantajoso e tão prático de comer em qualquer momento do dia, numa das suas refeições diárias.

 5. Aveia

alimentos para nao sentir fome aveia

A aveia é um alimento que, pelo seu interesse nutricional, é cada vez mais procurado por todo o tipo de pessoas.

Este cereal é uma excelente fonte de energia e é rica em proteína, gordura saturada e fibras. Apesar da aveia não ser um alimento de baixo valor calórico, apresenta um baixo índice glicémico, promovendo uma libertação de energia mais prolongada, mantendo os níveis de glicemia estáveis durante mais tempo, evitando a sensação de fome tão precoce.

Este alimento que tem inúmeros benefícios para a saúde e pode ser incluído na sua alimentação diária de várias formas, nomeadamente sobre a forma de farinha para pão, panquecas ou bolos, batidos ou flocos para papas, pelo que não deve ficar esquecido.

 6. Batata-doce

alimentos para nao sentir fome batata doce em rodelas

A batata-doce é mais um dos alimentos para não sentir fome que é procurado por este motivo, mas não só. Rica em vitaminas A, C, E e do complexo B, potássio e hidratos de carbono complexos, a batata-doce tem também um baixo índice glicémico, mais baixo do que a batata branca, contribuindo para manter estáveis os valores glicémicos e a diminuir a sensação de fome ao longo do dia.

Assim, não hesite em preferir a batata-doce e em incluí-la sempre que possível nas suas receitas diárias.

 7. Produtos integrais

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Os produtos integrais, nomeadamente o pão, a massa ou arroz integrais podem trazer mais benefícios para a sua saúde do que as suas versões refinadas.

No que respeita ao seu impacto na fome que sentimos, estes produtos têm um maior teor de fibra naturalmente presente nos grãos, que prolonga a sensação de saciedade, assim como hidratos de carbono complexos que menor índice glicémico, que também contribuem para que não sinta fome tão cedo.

 8. Linhaça

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A linhaça é uma semente muito interessante do ponto de vista nutricional, com vários benefícios para a saúde associados ao seu consumo, e mais um dos alimentos para não sentir fome que poderá incluir na sua alimentação do dia-a-dia.

Rica em ácidos gordos saturados e em fibras solúveis, esta semente resulta na perfeição associada a iogurtes, frutas, sumos, saladas ou sopas, sob a forma de semente ou farinha.

Estas características tornam-na assim um alimento muito interessante sobre o ponto de vista de fornecimento de energia, de manutenção da saúde intestinal e do prolongamento da saciedade por mais tempo.

 9. Frutos oleaginosos

alimentos para nao sentir fome noz aberta a meio

Neste grupo de alimentos que o podem ajudar a não sentir fome de forma tão imediata, podemos incluir as nozes e as amêndoas, por exemplo.

Apesar de não devermos exagerar na quantidade ingerida, um punhado de frutos oleaginosos pode fornecer uma interessante quantidade de nutrientes, como a ácidos gordos saturados, vitamina E, magnésio e antioxidantes.

Perante a sua composição nutricional, não restam dúvidas de que são alimentos que oferecem vários benefícios para a saúde, mas também não deve ficar esquecido que o seu consumo contribui para sentir uma sensação de saciadade por mais tempo, pelo que o ideal será incluí-los numa refeição diária, como o pequeno-almoço, o lanche ou uma refeição principal, por exemplo, em saladas.

 10. Ovo

alimentos para nao sentir fome ovo com casca

O ovo é mais uma alternativa que por inúmeros motivos habitualmente já faz parte de uma alimentação saudável, variada e equilibrada.

Rico em proteína de alto valor biológico, gordura saturada, vitamina A e fósforo, este alimento oferece vários benefícios para a saúde, tais como a manutenção da saúde ocular, dos ossos e dos dentes, assim como da massa muscular.

Para além disso, o ovo é mais um dos alimentos para não sentir fome que pode incluir. Considerando estas características nutricionais, o ovo também permite alcançar níveis consideráveis de saciedade. Ou seja, mesmo não sendo um alimento muito calórico, permite que após a sua ingestão se sinta com menos fome nas horas que se seguem, sendo mesmo uma excelente opção para incluir no pequeno-almoço ou lanche.

 11. Chocolate negro

alimentos para nao sentir fome chocolate negro em barra

Rico em flavonóides e antioxidantes, o chocolate negro, com pelo menos 70% de teor de cacau, tem inúmeras propriedades farmacológicas, nomeadamente ao nível da ansiedade, do sistema cardiovascular, da qualidade do sono e da saúde do sistema digestivo.

Para além disso, os estímulos que o cacau oferece ao nosso cérebro, permitem-lhe sentir-se satisfeito e saciado, reduzindo a vontade de comer, especialmente outros doces.

 12. Água

alimentos para nao sentir fome mulher a beber agua

A água é algo indispensável para um funcionamento saudável do organismo, pelo que o seu consumo é essencial. No entanto, o que muitos não sabem é que a água também pode funcionar como um trunfo para prolongar a saciedade em várias alturas do dia, sendo por isso uma excelente ferramenta em dietas de perda de peso.

Para além do consumo de água antes das refeições permitir que se ingira menos quantidade de comida, beber água ao longo do dia irá distender o estômago, diminuindo a sensação de fome.

Em suma…


Agora que conhece várias opções de alimentos para não sentir fome, procure ao longo do dia incluir alguns deles nas diferentes refeições.

Assim, será mais fácil para si prolongar a sensação de saciedade e evitar comer em maiores quantidades ou até mesmo alimentos com menos interesse nutricional e prejudiciais para a saúde, nomeadamente produtos ricos em gordura e açúcares adicionados.

No entanto, é importante referir que, se sente algum tipo de desconforto quando ingere alguma destas sugestões, é importante que a evite e se delicie com as restantes. Acima de tudo, o fundamental é que se sinta bem com as suas escolhas e com o seu corpo.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

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