Sementes de linhaça: fonte de fibra, ómega-3 e muito mais

As sementes de linhaça são uma fonte de micronutrientes, fibras e ácidos gordos essenciais, que apresentam vários benefícios para a saúde.

Sementes de linhaça: fonte de fibra, ómega-3 e muito mais
Conheça os principais componentes das sementes de linhaça.

As sementes de linhaça, também conhecidas apenas como linhaça, são as sementes do linho muito apreciadas pelas suas propriedades protetoras.

Apesar de terem sido descobertas pelo mundo moderno há relativamente pouco tempo, estas pequenas sementes oleaginosas tiveram origem no Médio Oriente há milhares de anos.

São consideradas um superalimento por todas as propriedades que possuem e benefícios que oferecem e a sua popularidade tem vindo a aumentar ao longo dos anos.

Além disso, são muito fáceis de incorporar na dieta uma vez que são muito versáteis, podendo ser consumidas em sopas, saladas e até mesmo sobremesas.

Fique connosco e descubra os principais motivos pelos quais deve consumir este super alimento. 

Composição nutricional das Sementes de Linhaça


composicao sementes de linhaca

Existem dois tipos principais de linhaça: a linhaça dourada e a linhaça castanha. No entanto, os seus perfis nutricionais são muito semelhantes.

A American Nutrition Association destacou a importância deste alimento “negligenciado”, afirmando que a linhaça não é apenas uma excelente fonte de dois ácidos gordos essenciais para a saúde humana, mas também um excelente fonte de fibra e boa fonte de minerais e vitaminas.

Por cada 20g de sementes de linhaça (cerca de duas colheres de sopa) obtém-se:

  • 110 kcal
  • 3,8g de proteína
  • 8,7g de ácidos gordos, dos quais 6g são polinsaturados
  • 5,6g de fibras
  • 6g de hidratos de carbono

Em termos de micronutrientes, este alimento é rico em magnésio, cálcio, fósforo e manganésio. Tem ainda uma boa percentagem de zinco, vitamina B3, B2 e B1, e ainda potássio.

Ainda assim, os benefícios para a saúde das sementes de linhaça são atribuídos principalmente aos ácidos gordos ómega-3, lignanos e fibras que as compõem.

Benefícios das Sementes de Linhaça


 Lignanos

sementes de linhaca e lignanos

Os lignanos são uma das principais classes de fitoestrógenios. São compostos químicos semelhantes ao estrogénio com qualidades antioxidantes, capazes de eliminar os radicais livres no corpo. A linhaça é considerada uma das melhores fontes de lignanos que existem.

Estes compostos podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver cancro e melhorar a saúde no geral.

No caso do cancro da mama, existem estudos que mostram que quem consome linhaça apresenta um risco menor de o desenvolver, particularmente se forem mulheres na fase pós-menopausa.

Mas não só as mulheres que beneficiam do consumo deste alimento. Os homens podem ver o risco de desenvolvimento de cancro na próstata reduzido caso ingiram linhaça na sua dieta habitual.

No entanto, as evidências existentes até agora indicam que as sementes de linhaça são um alimento potencialmente valioso na luta contra vários tipos de cancro, e não só nos aqui enunciados.

Fibra

sementes de linhaca e beneficios da fibra

A linhaça é rica em fibras solúveis (20-40%) e fibra insolúvel (60-80%). A fibra solúvel dissolve-se em água e cria uma substância semelhante a um gel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicemia. Já a fibra insolúvel absorve a água, que confere volume ao trato digestivo e ajuda nos movimentos regulares do intestino.

A fibra solúvel aumenta a consistência do conteúdo do intestino, o que ajuda a regular o açúcar no sangue e reduzir o colesterol.

Por outro lado, fibra insolúvel permite que mais água se ligue às fezes, aumenta a massa e torna as fezes mais macias. O consumo destas fibras torna-se bastante útil para prevenir a obstipação.

Ácidos gordos de ómega-3

sementes de linhaca e beneficios dos acidos gordos omega 3

Os ácidos gordos ómega-3 são as chamadas “gorduras boas” e só podem ser obtidos através da alimentação, pois o corpo humano não é capaz de produzi-los.

 As sementes de linhaça possuem uma grande quantidade de gorduras ómega-3. Se for vegetariano, esta pode ser uma das melhores fontes destes ácidos gordos.

Os ácidos gordos essenciais têm ações benéfica no organismo. Uma das principais é impedir que o colesterol seja depositado nos vasos sanguíneos do coração, reduzindo a inflamação nas artérias e reduzindo o crescimento tumoral. Além disso, existem estudos que mostraram que quem consome estas sementes apresenta um menor risco de sofrer um ataque cardíaco.

Outros benefícios do consumo de sementes de linhaça:

sementes de linhaca e diminuicao da pressao arterial

  • Diminui a pressão arterial, em caso de hipertensão;
  • Reduz os níveis de colesterol no sangue
  • Ajuda a controlar a glicemia;
  • Ajuda na perda ou manutenção do peso.

 

As sementes de linhaça no dia-a-dia…


sementes de linhaca receitas

As sementes de linhaça são muito versáteis e podem ser adicionados a muitos alimentos e preparações:

  • Adicione as sementes à água e beba como parte de sua ingestão diária de líquidos;
  • Utilize como topping de saladas;
  • Misture no seu iogurte favorito;
  • Adicione em biscoitos, muffins, pães ou outras massas feitas em casa;
  • Insira-as nos seus smoothies para engrossar a consistência.

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