Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
14 Abr, 2016 - 01:28

Sementes de abóbora: 6 motivos para incluí-las na sua alimentação

Nutricionista Inês Sanches

As sementes de abóbora promovem o bom funcionamento do intestino pelo seu teor em fibra. Inseri-las em lanches ou saladas é uma ótima opção.

Sementes de abóbora: 6 motivos para incluí-las na sua alimentação
O artigo continua após o anúncio

As sementes de abóbora, também conhecidas como pevides, são pequenas sementes esverdeadas cobertas por uma casca amarela esbranquiçada.

São um alimento rico, pois possuem uma grande variedade de nutrientes benéficos à saúde.

Comer apenas uma pequena quantidade pode fornecer uma quantidade substancial de gorduras saudáveis, magnésio e zinco. Por isso, as sementes de abóbora estão associadas a vários benefícios para a saúde.

Além disso, estas sementes podem ser facilmente incorporadas na sua dieta. A forma mais conhecida é sob a forma de snack, mas existem outras maneiras igualmente saborosas e saudáveis.

Ao longo deste artigo vamos dar a conhecer  a sua composição nutricional e algumas razões para comer sementes de abóbora, referindo sempre os seus benefícios.

Benefícios das sementes de abóbora

Sementes de abóbora: 6 motivos para incluí-las na sua alimentação

De acordo com a USDA – United States Department of Agriculture, 2 colheres de sopa de sementes de abóbora assadas sem casca, cerca de 28 gramas, contêm:

  • 125 kcal
  • 15g de hidratos de carbono
  • 5g de fibras
  • 5g de proteína

As sementes de abóbora assadas com casca são mais densas do ponto de vista nutricional. A mesma porção de 28 gramas fornece:

  • 163 kcal
  • 4g de hidratos de carbono
  • 2g de fibra
  • 8 g de proteína

As sementes de abóbora também são uma fonte de magnésio, zinco, cobre fósforo e potássio.

O artigo continua após o anúncio

Por que motivos deve consumir sementes de abóbora?

1. São uma boa fonte de magnésio

As sementes de abóbora são excepcionalmente altas em magnésio. Duas colheres de sopa de sementes de abóbora contêm 74mg de magnésio, cerca de 25% da dose diária recomendada.

O magnésio desempenha um papel importante em mais de 300 reações enzimáticas dentro do corpo, incluindo o metabolismo dos alimentos e a síntese de ácidos gordos e proteínas.

Além disso, o magnésio é vital para o bom funcionamento dos músculos e para a formação óssea. A alta ingestão de magnésio está associada a uma maior densidade óssea e demonstrou diminuir o risco de desenvolvimento de osteoporose em mulheres pós-menopáusicas.

2. Promovem um sono saudável

Sementes de abóbora promovem sono saudável

As sementes de abóbora fornecem triptofano, um aminoácido usado para tratar a insónia crónica.

O nosso organismo transforma o triptofano em serotonina e melatonina, conhecidas hormonas relaxante que promove um descanso e sono de qualidade.

Este alimento é ainda uma excelente fonte de vitaminas B e contém glutamato, o composto utilizado para produzir GABA para o cérebro. GABA é o neurotransmissor anti-stress que ajuda a inibir a excitação.

3. Fonte de gorduras saudáveis

As sementes de abóbora são ricas em ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, componentes essenciais para a saúde do coração.

O ómega-3 pode diminuir o risco de trombose e arritmias, que levam a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

O artigo continua após o anúncio

Podem também diminuir os níveis de LDL (conhecido como “mau colesterol”), colesterol total e triglicerídeos, reduzir a aterosclerose (acumulação de gordura nas paredes das artérias), melhorar a função endotelial (uma medida da saúde circulatória) e manter a pressão arterial nos intervalos saudáveis.

4. Favorecem a saúde masculina

As sementes de abóbora têm sido valorizadas como um importante alimento natural para a saúde masculina, em parte por causa de seu alto teor de zinco, que é importante para a saúde da próstata. Tanto as sementes como o óleo das sementes aparentam ter benefícios.

5. Promove o funcionamento do intestino

Sementes de abóbora: 6 motivos para incluí-las na sua alimentação

Por serem ricas em fibras, as sementes de abóbora ajudam a flora intestinal a auto regular-se. Além disso, podem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada onde o objetivo é a perda de peso.

6. Possuem fitoestrogénios

Sementes de abóbora contêm ingredientes que são classificados como fitoestrógenios – compostos encontrados nas plantas e que possuem propriedades semelhantes aos estrogénios encontrados naturalmente no organismo.

Os fitoestrógenios das sementes de abóbora podem ajudar a regular alguns dos fatores que desempenham um papel no desenvolvimento do cancro da mama.

As sementes de abóbora no dia-a-dia…

A fim de preservar as gorduras saudáveis ​​presentes nas sementes, as sementes de abóbora devem ser comidas cruas. No entanto, para as tornar mais saborosas pode desidratá-las no forno.

Algumas das formas mais comuns de as inserir no seu dia alimentar são:

  • Como topping de saladas
  • Na granola caseira com uma mistura de nozes, sementes de abóbora e outros frutos secos
  • Assadas no forno (pode adicionar azeite, tomilho e olho em pó para um sabor diferente)
  • Em forma manteiga de semente de abóbora, misturando sementes de abóbora inteiras e cruas em um processador de alimentos até ficar uma mistura cremosa
  • Sob a forma de snacks saudáveis juntamente com uma peça de fruta
  • Biscoitos e sobremesas saudáveis
Veja também