Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
12 Jul, 2017 - 17:01

8 benefícios das sementes de chia para a sua saúde

Nutricionista Inês Sanches

Consideradas um superalimento, estas sementes são ricas em fibras, em antioxidantes, em vitaminas e minerais. Conheça todos os benefícios das sementes de chia .

dieta para secar: hábitos diários

Os benefícios das sementes de chia são vários, não fossem elas consideradas um superalimento.

Nos últimos anos estas sementes ganharam popularidade entre consumidores e profissionais de saúde e por isso o seu estudo tem sido cada vez maior.

8 Benefícios das sementes de chia para a saúde

 1. Apresentam uma boa quantidade de fibras

8 Benefícios das sementes de chia para a sua saúde

Homens com menos de 50 anos devem consumir 38 gramas de fibra por dia e as mulheres com menos de 50 anos devem consumir 25 gramas por dia.

Para adultos com mais de 50 anos de idade, a recomendação para homens é de 30 gramas por dia, e para as mulheres, é de 21 gramas por dia.

Atualmente, a maioria das pessoas consome menos da metade dessa recomendação, por isso, ingerir alimentos ricos em fibras (frutas, hortícolas, nozes, sementes e grãos não processados) pode ser uma forma de contrariar este baixo consumo.

2. Ajudam no tratamento da diverticulose

As dietas com elevado teor em fibras parecem diminuir a prevalência em crises de diverticulite ao absorver a água no cólon e facilitar a passagem dos movimentos intestinais.

Além disso, adotar uma dieta saudável rica em fibras com fruta e vegetais pode reduzir a pressão e a inflamação no cólon.

3. Promovem a saúde cardiovascular e ajudam a baixar o colesterol

8 Benefícios das sementes de chia para a sua saúde

O aumento da ingestão de fibras mostrou diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Estudos recentes mostraram que a fibra proveniente da dieta pode desempenhar um papel na regulação do sistema imunológico e da inflamação. Desta forma, pode diminuir o risco de doenças relacionadas à inflamação, como doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade.

4. Ajudam na saúde dos ossos

As sementes de chia são ricas em muitos minerais importantes para a saúde dos ossos, incluindo o cálcio, fósforo e magnésio.

O mais impressionante seja talvez o cálcio, que em apenas 25 gramas conseguem fornecer mais quantidade de cálcio do que os laticínios. Dessa forma, as sementes de chia podem ser uma excelente forma de obter este mineral, principalmente para as pessoas que não consomem este grupo de alimentos.

5. Fornecem antioxidantes

8 Benefícios das sementes de chia para a sua saúde

Outro dos benefícios das sementes de chia relaciona-se com a sua elevada quantidade de antioxidantes.

Os antioxidantes combatem a produção de radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento e causar doenças como o cancro.

6. Controlo da diabetes

Dietas com elevado teor de fibras estão associadas a um menor risco de desenvolver diabetes e ainda ajudam a manter a glicemia estável.

Os pacientes com diabetes tipo 2, podem ainda beneficiar do consumo destas sementes. Um estudo demonstrou que os pacientes com esta doença que ingeriram as sementes de chia apresentavam melhorias em vários marcadores de saúde importantes, e não apenas nos níveis de açúcar no sangue.

7. Digestão e desintoxicação

8 Benefícios das sementes de chia para a sua saúde

Uma dieta com fibras adequadas evita a obstipação e promove a regularidade do trato gastrointestinal. Os movimentos intestinais regulares são cruciais para a excreção diária de toxinas através da bile e fezes.

8. Ajuda na saúde do coração

Os ómega-3 podem diminuir o risco de trombose e arritmias, distúrbios que podem levar ao aparecimento de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Além disso, estes ácidos gordos essenciais também podem diminuir os níveis de LDL (conhecido como “mau colesterol”), colesterol total e triglicerídeos, reduzir a placa aterosclerótica, melhorar a função endotelial e baixar ligeiramente a pressão arterial.

As fontes vegetais mais ricas em ómega-3 são as sementes de chia, as sementes de linhaça, o óleo de linhaça, as sementes de cânhamo, óleo de cânhamo e nozes.

Como consumir sementes de chia

Para tirar partido dos benefícios das sementes de chia, pode consumir por dia, duas colheres de sopa de semente de chia, que equivale a cerca de 20 gramas.

A chia pode ser ingerida crua, em farinha, gel ou óleo e, seja qual for a forma, mantém todas as suas propriedades. Pode colocar no iogurte, nos sumos, em pães e bolos, em sopas e saladas.

Para obter o gel, basta juntar a quantidade de uma colher de sopa em 60ml de água, aguardar meia hora e consumir de imediato, tal como está ou junte a sumos, sopas ou molhos.

Informação Nutricional da chia

Semente de Chia | Porção 25g
Calorias122kcal
Hidratos de carbono10,53g
Proteínas4,14g
Gorduras7,69g
Gorduras saturadas0,833g
Gorduras monoinsaturadas0,577g
Gorduras polinsaturadas5,917g
Fibras8,6g
Cálcio158mg
Fósforo215mg
Magnésio84mg
Potássio112mg
Ferro1,93mg
Zinco1,15mg
Vitamina A14UI
Vitamina B1 (Tiamina)0,155mg
Vitamina B2 (Riboflavina)0,043mg
Vitamina B3 (Niacina)2,208mg
Veja também

Artigos Relacionados