Levedura de cerveja: o que é, benefícios, precauções e usos

A levedura de cerveja é utilizada para fazer pão e cerveja, mas também para fazer batidos, iogurtes e sopas por exemplo. Conheça melhor este ingrediente.

Levedura de cerveja: o que é, benefícios, precauções e usos
Saiba tudo sobre esta levedura.

A levedura de cerveja é um alimento, rico em nutrientes, utilizado na produção de cerveja e pão.

Com um sabor amargo, a levedura de cerveja é um ingrediente usado na produção de cerveja e pão. É feito de Saccharomyces cerevisiae, um fungo unicelular.

Os seus usos vão além da panificação ou produção de cerveja, também sendo utilizada como suplemento nutricional por ser uma fonte muito rica em diversos nutrientes, como vamos mostrar num tópico mais à frente.

A levedura de cerveja é considerada um probiótico e é usada para ajudar no processo de digestão além de ajudar no bom funcionamento do trato digestivo, devido á presença de pequenos organismos (microflora).

Composição nutricional da levedura de cerveja


levedura de cerveja

Informação nutricional dos flocos de levedura de cerveja por cada 100g:

  • Valor energético: 432 calorias
  • Proteínas: 51,1 g
  • Lípidos: 4,0 g
  • Fibra: 22,0 g
  • Ácido fólico: 4400 ug
  • Vitamina B12: 44 ug
  • Ferro: 5,0 mg
  • Sódio: 0,07 g

 

Quais são os benefícios da levedura de cerveja?


sindrome do intestino irritavel

As características probióticas da levedura de cerveja podem torná-la um meio eficaz de prevenir a diarreia, por exemplo. Mas também tem sido usada para tratar outros problemas relacionados com o trato digestivo, incluindo:

A levedura de cerveja pode fornecer energia e pode ajudar a manter a pele, o cabelo, os olhos e a boca saudáveis. Pode ser eficaz a apoiar o sistema nervoso e a melhorar o sistema imunológico.

O crómio presente na levedura de cerveja pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2, melhorando a tolerância à glicose.

Quais são os efeitos colaterais do consumo?


dor de cabeca forte

Antes de incluir levedura de cerveja na sua alimentação, deve falar com o seu médico. Os suplementos podem interagir com outros medicamentos e por isso deve haver precaução.

Os efeitos colaterais da levedura de cerveja são geralmente leves. Os efeitos colaterais mais comuns são o excesso de gases, inchaço e prisão de ventre e ainda enxaquecas.

É possível desenvolver uma reação alérgica a este alimento. Os principais sintomas da alergia são: dor no peito, aperto na garganta ou no peito e dificuldade em respirar. Caso se sinta qualquer um deles, deve-se entrar em contacto com um médico o mais rápido possível.

Precauções e advertências do consumo da levedura de cerveja


gravidez avancada

1. Gravidez e amamentação

Não existe informação suficiente e fiável sobre a segurança de tomar esta levedura por via oral se estiver grávida ou a amamentar.

2. Alergia a levedura

As pessoas que são alérgicas ou sensíveis a levedura podem sentir comichão e inchaço.

3. Doença de Crohn

A levedura de cerveja pode piorar a doença de Crohn. Não a use caso tenha esta doença.

4. Diabetes

Tomar levedura de cerveja que contém crómio, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Se tem diabetes e toma medicamentos para baixar o açúcar no sangue, adicionar levedura de cerveja pode fazer com que o açúcar no sangue diminua demasiado.

5. Sistema imunológico enfraquecido

Há uma certa preocupação de que a levedura de cerveja a partir de suplementos, possa aumentar o risco de infecções sanguíneas em pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido. Isso inclui pessoas com HIV, cancro ou pessoas que tomaram medicamentos para evitar a rejeição de um órgão transplantado.

Como incluir levedura de cerveja na alimentação?


smoothies com levedura de cerveja

Este alimento existe sob diversas formas: pó, flocos, líquido ou comprimidos.

Na culinária, pode ser adicionada a iogurtes, batidos, sumos de fruta, molhos e sopas, todavia não deve ser submetida a altas temperaturas, para não alterar as propriedades nutricionais.

A dose média em adultos é de uma a duas colheres diárias. Pode ser adicionado à comida ou misturado com água, sumos ou batidos.

Não se esqueça que a levadura de cerveja deve ser conservada em local fresco, seco e ao abrigo da luz.

Veja também: