8 Estratégias para controlar a ingestão de doces

Controlar a ingestão de doces não é tarefa fácil, mas o mais importante é que é possível. São pequenas mudanças de hábitos, alimentares ou não, que podem fazer a diferença ao evitar a ingestão de doces nas alturas em que o seu organismo lhe está a pedir açúcar. Cair na tentação é uma forma de alimentar o vicio, acabe com isso!

8 Estratégias para controlar a ingestão de doces
Conheças as estratégias que evitam cair na tentação de comer um doce.

Nem sempre é fácil controlar a ingestão de doces, mas a boa notícia é que é possível.

Apesar destes desejos serem mais intensos que a simples vontade de comer “qualquer coisa”, a vontade comer doces ou alimentos específicos, é mais forte que a fome normal.

Esses alimentos específicos são geralmente processados, e carregados se gorduras e açúcares, algo que os torna bastante atrativos em termos de sabor.

As melhores estratégias para controlar a ingestão de doces


Neste ponto damos a conhecer algumas estratégias que o vão ajudar a controlar essa grande vontade de comer doces e que parece ser mais forte do que qualquer outra coisa. Tome nota:

1. Beba água

controlar a ingestao de doces e beber copo de agua

A sede é muitas vezes confundida com fome ou desejos de comida.

Se sentir uma necessidade repentina de um alimento específico, experimente beber um copo de água e espere alguns minutos. Se achar que a vontade desaparece, é porque o seu corpo estava realmente com sede.

A ingestão de água traz benefícios para a saúde, um deles é ajudar a reduzir o apetite e ajudar na perda de peso quando as pessoas bebem antes das refeições.

2. Coma mais proteína

alimentos ricos em proteina

Comer mais proteína pode reduzir o apetite e evitar que se coma em excesso. Também reduz os desejos de comer doces e deixa a pessoa satisfeita por mais tempo depois das refeições.

Estudos mostram que a ingestão de proteína ao longo do dia diminui significativamente a vontade de comer doces, tanto em adolescentes como em adultos.

3. Ocupe-se a fazer alguma atividade

ler um livro

Controlar a ingestão de doces é mais fácil quando nos distanciamos do “perigo”. Dar um passeio rápido, arrumar a casa, ler um livro ou tomar banho, pode fazer com que a sua mente se foque no que está a fazer, evitando assim o pensamento daquele doce que tanto quer comer. Mastigar uma pastilha elástica pode ser também uma boa alternativa.

4. Planeie as refeições

planear refeicoes semanais

Fazer o planeamento prévio daquilo que se vai comer no dia seguinte ou até na semana seguinte é uma forma de controlar a ingestão de doces, uma vez que o fator incerteza ou espontaneidade deixam de existir.

Ao planear refeições equilibradas, estará menos tentado a sentir desejos.

5. Evite ficar com fome

snacks saudaveis

A fome é uma das maiores razões pelas quais sentimos desejo de comer doces, por isso, é fundamental que não se deixe chegar a este estado de necessidade de energia.

Faça-se acompanhar de lanches e snacks para o local de trabalho e alimenta-se regularmente. Evite ficar longos períodos de tempo sem comer, pois quando a fome chegar, certamente será sob a forma de vontade de doces.

6. Evite estados de stress

mulher relaxada

O stress pode induzir desejos de comida e influenciar os comportamentos alimentares, especialmente nas mulheres. Mulheres sob stress demonstram consumir mais calorias sob a forma de doces do que as mulheres não stressadas.

Além disso, o stress aumenta os níveis sanguíneos de cortisol, uma hormona que pode levar ao ganho de peso, especialmente na região da barriga.

7. Descanse o suficiente

dormir bem

O apetite é amplamente afetado por hormonas que variam ao longo do dia.

A privação do sono interrompe as flutuações e pode levar a uma regulação deficiente do apetite e fortes desejos por doces.

Pessoas que descansam mal ou dormem pouco, estão mais suscetíveis de não controlar a ingestão de doces, e por isso tornam-se mais facilmente obesas ou pessoas com excesso de peso.

Por esta razão, dormir bem pode ser uma das formas mais poderosas de evitar que os desejos apareçam e também uma forma de os controlar.

8. Não vá ao supermercado com fome

ida ao supermercado

Os supermercados são provavelmente os piores sítios para se estar quando se está com fome ou com desejos de comer doces.

Além de serem um acesso fácil a alimentos processados ricos em açúcar, os supermercados geralmente colocam os alimentos menos saudáveis ​​no nível dos olhos dos consumidores.

Por isso, ir ao supermercado com fome não é uma boa alternativa. Uma boa estratégia é ir de barriga cheia e assim vai evitar, de certeza, que compre aquele doce que está bem à sua frente.

Em suma…


A vontade de comer doces é muito comum e está muitas vezes relacionada com o aparecimento de excesso de peso e obesidade.

Se tiver em atenção as estratégias acima enumeradas, será meio caminho andado para não ceder à chantagem que o seu cérebro está a exercer sobre si ao pedir que ingira alimentos doces.

Ceder a um desejo apenas vai alimentar o vício, portanto, previna-se com estas estratégias.

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