Apesar de não ser fácil controlar a ingestão de doces, há estratégias que o podem ajudar a evitar o consumo destes alimentos carregados de gorduras e açúcares.
estratégias para controlar a ingestão de doces
Neste ponto damos a conhecer algumas estratégias que o vão ajudar a controlar essa vontade de comer doces. Tome nota:
Beba água

A sede é muitas vezes confundida com fome. Se sentir uma necessidade repentina de um alimento específico, experimente beber um copo de água e espere alguns minutos. Se achar que a vontade desaparece, é porque o seu corpo estava realmente com sede.
A ingestão de água traz benefícios para a saúde, um deles é ajudar a reduzir o apetite e ajudar na perda de peso.
Coma mais alimentos ricos em proteína

Comer mais proteína pode reduzir o apetite e evitar que se coma em excesso. Também reduz os desejos de comer doces e deixa a pessoa satisfeita por mais tempo depois das refeições.
Estudos mostram que a ingestão de proteína ao longo do dia diminui significativamente a vontade de comer doces, tanto em adolescentes como em adultos.
Ocupe-se a fazer alguma atividade

Controlar a ingestão de doces é mais fácil quando nos distanciamos do “perigo”. Dar um passeio rápido, arrumar a casa, ler um livro, fazer exercício físico, pode fazer com que a sua mente se foque no que está a fazer, evitando assim o pensamento daquele doce que tanto quer comer.
Planeie as refeições

Fazer o planeamento prévio daquilo que se vai comer no dia seguinte ou até na semana seguinte é uma forma de controlar a ingestão de doces, uma vez que o fator incerteza ou espontaneidade deixam de existir.
Ao planear refeições equilibradas, estará menos tentado a sentir desejos.
5. Evite ficar com fome

A fome é uma das maiores razões pelas quais sentimos desejo de comer doces, por isso, é fundamental que não se deixe chegar a este estado de necessidade de energia.
Evite ficar longos períodos de tempo sem comer, pois quando a fome chegar, certamente será sob a forma de vontade de doces.
6. Evite estados de stress
O stress pode induzir desejos de comida e influenciar os comportamentos alimentares, especialmente nas mulheres. Mulheres sob stress demonstram consumir mais calorias sob a forma de doces do que as mulheres não stressadas.
Além disso, o stress aumenta os níveis sanguíneos de cortisol, uma hormona que pode levar ao ganho de peso, especialmente na região da barriga.
7. Descanse o suficiente

O apetite é amplamente afetado por hormonas que variam ao longo do dia.
A privação do sono interrompe as flutuações e pode levar a uma regulação deficiente do apetite e fortes desejos por doces.
Pessoas que descansam mal ou dormem pouco, estão mais suscetíveis de não controlar a ingestão de doces, e por isso tornam-se mais facilmente obesas ou pessoas com excesso de peso.
Por esta razão, dormir bem pode ser uma das formas mais poderosas de evitar que os desejos apareçam e também uma forma de os controlar.
8. Não vá ao supermercado com fome

Os supermercados são provavelmente os piores sítios para se estar quando se está com fome ou com desejos de comer doces.
Além de serem um acesso fácil a alimentos processados ricos em açúcar, os supermercados geralmente colocam os alimentos menos saudáveis no nível dos olhos dos consumidores.
Por isso, ir ao supermercado com fome não é uma boa alternativa. Uma boa estratégia é ir de barriga cheia e, assim, vai evitar, de certeza, que compre aquele doce que está bem à sua frente.
Em sumA
A vontade de comer doces é muito comum e está muitas vezes relacionada com o aparecimento de excesso de peso e obesidade.
Se tiver em atenção as estratégias acima enumeradas, será meio caminho andado para não ceder à chantagem que o seu cérebro está a exercer sobre si, ao pedir que ingira alimentos doces.
Ceder a um desejo apenas vai alimentar o vício, portanto, previna-se com estas estratégias.