Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
13 Abr, 2020 - 10:45

8 estratégias para controlar a ingestão de doces

Nutricionista Inês Sanches

Controlar a ingestão de doces não é tarefa fácil, mas são as pequenas mudanças de hábitos que podem fazer a diferença.

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Apesar de não ser fácil controlar a ingestão de doces, há estratégias que o podem ajudar a evitar o consumo destes alimentos carregados de gorduras e açúcares.

estratégias para controlar a ingestão de doces

Neste ponto damos a conhecer algumas estratégias que o vão ajudar a controlar essa vontade de comer doces. Tome nota:

1.

Beba água

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A sede é muitas vezes confundida com fome. Se sentir uma necessidade repentina de um alimento específico, experimente beber um copo de água e espere alguns minutos. Se achar que a vontade desaparece, é porque o seu corpo estava realmente com sede.

A ingestão de água traz benefícios para a saúde, um deles é ajudar a reduzir o apetite e ajudar na perda de peso.

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2.

Coma mais alimentos ricos em proteína

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Comer mais proteína pode reduzir o apetite e evitar que se coma em excesso. Também reduz os desejos de comer doces e deixa a pessoa satisfeita por mais tempo depois das refeições.

Estudos mostram que a ingestão de proteína ao longo do dia diminui significativamente a vontade de comer doces, tanto em adolescentes como em adultos.

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3.

Ocupe-se a fazer alguma atividade

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Controlar a ingestão de doces é mais fácil quando nos distanciamos do “perigo”. Dar um passeio rápido, arrumar a casa, ler um livro, fazer exercício físico, pode fazer com que a sua mente se foque no que está a fazer, evitando assim o pensamento daquele doce que tanto quer comer.

4.

Planeie as refeições

Controlar a ingestão de doces: planear refeições

Fazer o planeamento prévio daquilo que se vai comer no dia seguinte ou até na semana seguinte é uma forma de controlar a ingestão de doces, uma vez que o fator incerteza ou espontaneidade deixam de existir.

Ao planear refeições equilibradas, estará menos tentado a sentir desejos.

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5. Evite ficar com fome

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A fome é uma das maiores razões pelas quais sentimos desejo de comer doces, por isso, é fundamental que não se deixe chegar a este estado de necessidade de energia.

Evite ficar longos períodos de tempo sem comer, pois quando a fome chegar, certamente será sob a forma de vontade de doces.

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6. Evite estados de stress

O stress pode induzir desejos de comida e influenciar os comportamentos alimentares, especialmente nas mulheres. Mulheres sob stress demonstram consumir mais calorias sob a forma de doces do que as mulheres não stressadas.

Além disso, o stress aumenta os níveis sanguíneos de cortisol, uma hormona que pode levar ao ganho de peso, especialmente na região da barriga.

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7. Descanse o suficiente

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O apetite é amplamente afetado por hormonas que variam ao longo do dia.

A privação do sono interrompe as flutuações e pode levar a uma regulação deficiente do apetite e fortes desejos por doces.

Pessoas que descansam mal ou dormem pouco, estão mais suscetíveis de não controlar a ingestão de doces, e por isso tornam-se mais facilmente obesas ou pessoas com excesso de peso.

Por esta razão, dormir bem pode ser uma das formas mais poderosas de evitar que os desejos apareçam e também uma forma de os controlar.

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8. Não vá ao supermercado com fome

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Os supermercados são provavelmente os piores sítios para se estar quando se está com fome ou com desejos de comer doces.

Além de serem um acesso fácil a alimentos processados ricos em açúcar, os supermercados geralmente colocam os alimentos menos saudáveis ​​no nível dos olhos dos consumidores.

Por isso, ir ao supermercado com fome não é uma boa alternativa. Uma boa estratégia é ir de barriga cheia e, assim, vai evitar, de certeza, que compre aquele doce que está bem à sua frente.

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Em sumA

A vontade de comer doces é muito comum e está muitas vezes relacionada com o aparecimento de excesso de peso e obesidade.

Se tiver em atenção as estratégias acima enumeradas, será meio caminho andado para não ceder à chantagem que o seu cérebro está a exercer sobre si, ao pedir que ingira alimentos doces.

Ceder a um desejo apenas vai alimentar o vício, portanto, previna-se com estas estratégias.

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