Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
08 Abr, 2020 - 08:15

Como trabalhar com filhos em casa? 6 ideias que podem ajudar

Psicóloga Ana Graça

Como trabalhar com filhos em casa? É difícil, mas não é missão impossível. Há que fazer pausas para aliviar o stress e implementar estas 6 dicas.

Como trabalhar com filhos em casa: mãe no computador

Estar isolado, em família, com crianças ou adolescentes, é um desafio exigente, ainda mais quando os pais estão a trabalhar a partir de casa. Como trabalhar com filhos em casa? Com muita flexibilidade, paciência e reorganização do dia-a-dia.

Como trabalhar com filhos em casa? 6 ideias que podem ajudar

Atividades para fazer em casa em família durante a quarentena

A situação de isolamento social é exigente para todos, pais e crianças. Desfrutar da totalidade dos dias junto dos filhos é uma felicidade, mas requer uma dose extra de paciência e compreensão, bem como muita criatividade para que pais e filhos não se sintam aborrecidos, desanimados e irritados.

As famílias vêm-se forçadas a reorganizar toda a sua rotina diária, para que todos, quer adultos, quer crianças, se sintam felizes e equilibrados. Os pais enfrentam o desafio de tentar conciliar momentos de trabalho e de lazer, momentos de interação social e tempo a sós.

Para os pais que estão em teletrabalho este desafio é ainda maior e bem mais exigente. Possivelmente têm que aceitar que não serão capazes de trabalhar o número de horas que trabalhariam numa situação normal e que o rendimento/produtividade será bastante inferior, sobretudo se os seus filhos forem ainda muito pequeninos (1).

Cada família saberá como trabalhar com filhos em casa recorrendo às suas estratégias e ideias próprias, no entanto, nunca é de mais recordar este conjunto de 6 ideias que podem ajudar a tornar este equilíbrio entre o teletrabalho e a gestão da vida familiar mais fácil e feliz:

1.

Identificar prioridades e focar-se nelas

A forma como os diferentes momentos no dia são organizados é fundamental para conseguir gerir a vida familiar e trabalhar em simultâneo. É importante criar uma lista de tarefas prioritárias e cumpri-las.

É igualmente importante criar um adequado espaço de trabalho onde, mantendo a vigilância às crianças, seja possível concentrar-se as tarefas profissionais. É importante que seja um espaço que ajude a minimizar possíveis distrações ou interrupções (1).

Como ajudar crianças a estudar em casa: mãe a orientar filha nos trabalhos de casa
2.

Manter expectativas realistas

É importante que os pais aceitem que, o ambiente de escritório e o ambiente doméstico são totalmente diferentes e que o trabalho será muito provavelmente afetado. É importante manter as expectativas realistas quanto ao trabalho que será possível desempenhar, planeando-o de forma adequada (1).

3.

Promover a saúde mental de toda a família

O equilíbrio entre a gestão da casa, o teletrabalho e o cuidado aos mais novos, associada à situação de stress e preocupação que enfrentamos pode afetar a saúde mental. É importante que toda a família se mantenha mentalmente saudável.

Esta pode ser uma oportunidade para desfrutar de tempo de qualidade em família. É importante que se criem momentos de brincadeira com as crianças. Esta interação positiva irá, certamente, contribuir para a redução da ansiedade, aborrecimento e birras infantis e permitirá que, posteriormente, os pais consigam trabalhar de forma mais produtiva (1).

Como proteger a saúde mental estando em casa: mulher a ler
Veja também Como proteger a saúde mental durante o período de quarentena?
4.

Construir um plano de atividades familiar diário ou semanal

Em conjunto, pais e crianças podem negociar de que forma será organizado o tempo da família. Definam quais serão os momentos de estudo, de trabalho, de lazer, de atividades conjuntas.

Desta forma, será mais fácil conseguir manter a normalidade e as rotinas possíveis, garantindo que os pais conseguem trabalhar e as crianças estudar, brincar e ter as suas rotinas de sono e refeição asseguradas (1).

Como trabalhar em casa com filhos: filha no colo da mãe
Como ajudar as crianças a estudar em casa: menina a estudar
Veja também Como ajudar as crianças a estudar em casa? Dicas e recursos úteis
5.

Limitar o número de horas de trabalho noturno

Com crianças mais pequeninas será certamente difícil trabalhar durante o dia, o que pode aumentar a probabilidade dos pais trabalharem durante a noite. É importante que os pais rentabilizem ao máximo os períodos de sesta das crianças, mas que limitem o número de horas de trabalho noturno, a bem do bem-estar e da saúde mental (1).

6.

Cuidar da saúde mental e do bem-estar

Como trabalhar com filhos em casa sem entrar num verdadeiro estado de exaustão? Não é fácil. É importante lembrar que os pais que estão em teletrabalho também têm direito a uma pausa e a afastar-se, ainda que por apenas cinco minutos, das crianças e dos afazeres laborais. É fundamental que os pais encontrem tempo para cuidar de si mesmos, relaxar e descansar (1).

TELETRABALHO: NOVA FORMA DE TRABALHAR EM TEMPO DE QUARENTENA

Dar continuidade a um processo de perda de peso durante a quarentena: mulher a trabalhar em casa

O teletrabalho, que utiliza como suporte ferramentas de telecomunicações, consiste na prestação de trabalho fora do ambiente tradicional da atividade laboral. Ao teletrabalho são, em circunstâncias normais, apontadas diversas vantagens, nomeadamente:

  • Maior disponibilidade de tempo, pela eliminação/diminuição das deslocações de e para o local de trabalho
  • Maior satisfação no trabalho, dando lugar a maior autonomia, responsabilidade, menores situações de conflito e melhor ambiente de trabalho
  • Flexibilidade de horários, na medida em que permite ao teletrabalhador definir o seu horário de trabalho conjugando-o com a sua vida familiar
  • Maior qualidade de vida, pelo conforto de trabalhar em casa num meio mais agradável e relaxado, exercendo maior controlo na gestão da sua disponibilidade para a família, relacionamento social e outras atividades (2)

Todavia, neste momento, as famílias não enfrentam apenas os naturais desafios que o trabalho remoto pode acarretar. Com os estabelecimentos de ensino encerrados devido à pandemia, as crianças e os adolescentes estão em casa e as famílias vêm-se assoberbadas entre prestar cuidados aos mais novos, trabalhar e cuidar da casa, tudo em simultâneo.

Desta forma, é natural a existência de maior conflito na família, pela falta de fronteiras entre vida familiar e profissional, pelo aumento de stress provocado pela situação de pandemia e pelo sentimento de incapacidade de conciliar, em casa, o trabalho doméstico, o desempenho da profissão e o cuidado dos filhos.

Coisas a fazer em casa para se manter ativo: família a dançar
Veja também 9 coisas a fazer em casa para se manter ativo

Fontes

  1. Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2020). COVID-19 famílias em isolamento durante a pandemia. Kit de sobrevivência para pais. Disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_familias_isolamento.pdf
  2. Veloso, A. (1998). TELETRABALHO – Aspetos facilitadores de implementação. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/63120/1/ANA_VELOSO.pdf
Veja também