Psicóloga Ana Graça
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13 Nov, 2020 - 15:55

Não sabe como manter a rotina em teletrabalho? Eis 4 sugestões!

Psicóloga Ana Graça

Iniciou o trabalho à distância e não sabe como manter a rotina em teletrabalho? Nós ajudamos! Atente nestas sugestões e adapte-as à sua realidade.

Como manter a rotina em teletrabalho

Uma boa rotina laboral inspira um trabalho mais focado e previne a procrastinação e a frustração, mas como criar e manter a rotina em teletrabalho? Seguindo estas 4 sugestões!

O impacto das rotinas na saúde mental

Fazer almoço em casa

A ligação entre as rotinas e a saúde mental tem sido sobejamente estudada. Os estudos mostram que as pessoas que se envolvem numa rotina diurna bem definida e bastante ativa apresentam ciclos de sono mais saudáveis, melhores índices de saúde mental e menor risco de apresentar stress e dificuldades emocionais.

Mostram também que a existência de rotinas familiares ajuda a moderar nas crianças a impulsividade e os comportamentos de oposição. Estes dados não são surpreendentes, na medida em que as rotinas protegem as crianças, ajudam-nas a sentirem-se mais seguras e a saber sempre o que esperar.

As rotinas podem e devem ser incorporadas no dia a dia, em diferentes contextos: rotinas pessoais, rotinas inerentes aos relacionamentos e rotinas do foro profissional.

As rotinas relacionadas com carreira/trabalho podem ter consequências muito positivas, tais como aprofundar sonhos e objetivos profissionais e criar oportunidade de discussão de desafios e oportunidades com os colegas (1). Assim sendo, agora que o trabalho remoto parece ter-se tornado regra, importa descobrir como manter a rotina em teletrabalho.

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A importância das rotinas em situação de crise

Como não perder a motivação em teletrabalho

A pandemia por COVID-19 veio alterar por completo a rotina que tínhamos até então. Distanciamento social, etiqueta respiratória e contágio passaram a fazer parte da conversa do dia a dia e as pessoas passaram a resguardar-se mais em casa, muitas delas inclusive a trabalhar a partir de casa.

A rotina diária, seja familiar ou profissional, alterou drasticamente. O modo como aprendemos, convivemos e trabalhamos já não é o mesmo e, no meio de tanta incerteza, é especialmente importante encontrar um fio condutor que sirva de guia, e esse fio condutor é a rotina.

Em situações de crise, a rotina permite que não nos sintamos desenraizados, sem propósito, excessivamente ansiosos. Permite que, em vez de nos preocuparmos excessivamente com o futuro, sejamos capazes de nos focar nas atividades e afazeres do presente, controlando de forma mais eficaz os nossos receios e humores (2).

Como manter a rotina em teletrabalho?

Como manter a rotina em teletrabalho, numa situação tão peculiar como a que vivemos? Com criatividade e flexibilidade! Eis algumas sugestões:

1

Deitar e levantar sempre à mesma hora

Mulher a acordar de manhã cedo

Deitar e levantar sempre no mesmo horário vai ajudar a criar uma rotina consistente.

Levantar à mesma hora que se levantava quando realizava trabalho presencial pode até permitir começar a manhã de forma menos agitada, mais calma, dedicando tempo a uma nova atividade. Ou pode permitir iniciar o trabalho mais cedo e terminá-lo igualmente mais cedo (2).

2

Definir objetivos realistas

Defina os objetivos a cumprir ao longo do dia (por exemplo, um documento que precisa terminar e um telefonema para um colega de trabalho que tem que ser feito).

Objetivos bem ajustados diminuem a sensação de sobrecarga, garantem um sentimento de utilidade e propósito e ajudam a estruturar os dias de trabalho (2).

3

Não usar o tempo extra para trabalhar

Treino sem equipamento: mulher a treinar triceps em casa

Não importa apenas manter a rotina em teletrabalho. Importa que essa rotina seja ajustada a cada pessoa e contribua para o seu bem-estar geral.

Um dos principais erros que as pessoas cometem quando iniciam trabalho remoto é trabalhar em excesso, seja porque receiam que chefes e colegas julguem que estão a trabalhar pouco, seja porque não sabem o que fazer com o tempo extra.

Na definição da rotina há que criar limites e dedicar o tempo extra a outras atividades. O tempo poupado nas deslocações pode, por exemplo, ser alocado a atividades agradáveis que predisponham para um dia de trabalho produtivo (3).

4

Criar uma rotina personalizada

O teletrabalho é, para muitas pessoas, uma nova e desconhecida realidade. Para retirar o máximo partido dele, há que criar uma rotina adaptada e personalizada, já que o que funciona bem com uma pessoa pode não se adequar a outra.

As especificidades e preferências de cada pessoa devem ser tidas em conta na definição da rotina de teletrabalho, de forma a garantir maior produtividade e qualidade de trabalho.

Por exemplo, alguém que aprecia a variedade e não aprecia a monotonia, pode procurar trabalhar num projeto diferente todos os dias, alternando entre projetos a cada dia que passa.

Se por outro lado, for alguém que precisa levar todas as tarefas até ao fim sem interrupções, deve organizar a agenda para que assim aconteça.

Pessoas que respondem bem a prazos podem gerir a rotina e a agenda tendo por base o tempo e o relógio, designando certos blocos de tempo para certas tarefas. Já para queles que preferem uma agenda mais relaxada e menos precisa, devem deixar a pressão do tempo de lado e trabalhar com base na definição de outros tipos de limites e diretrizes (4).

Fontes

  1. Plata, M. (2018). The Power of Routines in Your Mental Health. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-gen-y-psy/201810/the-power-routines-in-your-mental-health
  2. Campbell, P. (2020). A Daily Routine Helps Us Feel Better During Difficult Times. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/imperfect-spirituality/202003/daily-routine-helps-us-feel-better-during-difficult-times
  3. Tirado, B. (2020). 5 Tips for Working from Home Amid COVID-19. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/digital-leaders/202003/5-tips-working-home-amid-covid-19
  4. White, M. (2018). How Do You Develop a Work Routine That’s Not Routine? Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/maybe-its-just-me/201809/how-do-you-develop-work-routine-thats-not-routine
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