Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
12 Nov, 2020 - 09:30

Como manter a produtividade em teletrabalho? 5 dicas que podem ajudar!

Psicóloga Ana Graça

A produtividade é uma das principais preocupações associadas ao trabalho remoto. Vamos tentar descobrir como manter a produtividade em teletrabalho.

Como manter a motivação em teletrabalho

Numa fase em que muitas pessoas já haviam regressado aos escritórios ou cumpriam um regime misto (metade do tempo presencial, outra metade remotamente), o teletrabalho volta a tornar-se regra.

Torna-se imperioso adaptar rotinas, trazer para casa equipamentos e materiais de trabalho e melhorar as competências de comunicação à distância. Os desafios são muitos, pelo que importa compreender como manter a produtividade em teletrabalho.

Como manter a produtividade em teletrabalho? 5 dicas

Para ser bem-sucedido e induzir bem-estar, o trabalho remoto pode exigir alguma criatividade. Como manter a produtividade em teletrabalho, sem diminuir a tranquilidade e a felicidade? Eis algumas sugestões:

1

Limitar o espaço de trabalho a uma área específica da casa

Mulher a trabalhar em casa

Para que o trabalho não interfira na rotina e afazeres dos restantes elementos da família e para que seja possível manter a concentração no trabalho, importa limitar o espaço de trabalho a uma área específica da casa.

Espalhar documentos de trabalho pela mesa da cozinha ou gerir o e-mail enquanto se assiste televisão com as crianças da família na sala podem ser soluções pontuais, mas não garantem a concentração que o trabalho produtivo requer. Encontrar ou criar uma área mais isolada em casa, livre de stress e da circulação de outros elementos da família, vai trazer o sossego e o silêncio que o trabalho requer (1).

2

Dedicar esse espaço unicamente ao trabalho

Se possível, esse espaço de trabalho deve ser usado unicamente para esse fim, dentro do horário que cumpria no local de trabalho habitual. As tarefas pessoais e familiares devem, sempre que possível, ser realizadas fora desse espaço e fora do horário de trabalho, como acontecia antes de iniciar o teletrabalho.

Também é importante evitar intrusões no espaço de trabalho. Embora o local de trabalho tenha mudado, continua a ser importante garantir a privacidade e a concentração (1).

3

Reforçar a comunicação com os colegas de trabalho

Mulher em casa a comunicar via Zoom com os colegas de trabalho

Pode ser útil comunicar através de vídeo, mais do que habitualmente faria, de forma a evitar sentimentos de isolamento e solidão.

Manter o contacto próximo com os colegas de trabalho é importante e podem até criar grupos online através dos quais se apoiam mutuamente e partilham ideias criativas para uma melhor adaptação à nova realidade laboral (1).

Como não perder a motivação em teletrabalho
Veja também Como não perder a motivação em teletrabalho? 5 dicas!
4

Sair de casa, sempre que possível

Sempre que seja seguro e conveniente é importante sair um pouco de casa, seja para uma pequena caminhada ou para um passeio maior. Com o teletrabalho, a quantidade de tempo passada no interior de casa aumenta consideravelmente, o que pode aumentar o stress sentido (1).

5

Saber dizer “não”

Homem a fazer planeamento de trabalho

É importante definir limites e aprender a dizer não. Quando se sente sobrecarregado, não deve aceitar comprometer-se com mais projetos/tarefas, de forma a não prejudicar a sua saúde física e mental.

O multitasking pode também não ser o ideal. Alguns estudos mostram que quando nos concentramos numa única tarefa conseguimos manter a calma, ser mais eficientes e mais produtivos (2).

O impacto da COVID-19 no trabalho

Alguns estudos já realizados mostram que o trabalho, como a grande maioria das pessoas o conhecia, mudou. Se algumas pessoas mantêm a vontade de trabalhar de modo presencial a tempo integral, outras mostram relutância em voltar ao lugar de trabalho e dão primazia ao teletrabalho.

Mais ainda, a maioria das pessoas inquiridas relataram ser tão produtivos ou até mais produtivos a trabalhar de casa, quando comparado com o desempenho que tinham no local de trabalho antes da pandemia.

Referem um grande ganho de tempo, ao evitar as deslocações, que puderam dedicar ao trabalho mas também a novas atividades, passatempos e maiores períodos de sono e descanso.

Os benefícios do trabalho remoto parecem ser maiores quando comparados aos seus inúmeros desafios e ao risco de contrair o novo coronavírus. Assim sendo, importa descobrir como prolongar no tempo este bem-estar e como manter a produtividade em teletrabalho (2).

Fontes

  1. Robinson, B. (2020). 9 Productivity Tips When Remote Working. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-right-mindset/202006/9-productivity-tips-when-remote-working
  2. Robinson, B. (2020). Mindful Productivity While Working From Home. Psychology Today.Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-right-mindset/202004/mindful-productivity-while-working-home
  3. Gagné, M. (2020). Struggling to Work at Home and in the Office? Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/getting-monday-morning/202007/struggling-work-home-and-in-the-office
Veja também