Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
31 Mar, 2020 - 09:00

Sobreviver ao isolamento: 10 atividades para fazer em casa em família

Psicóloga Ana Graça

Quais as melhores atividades para fazer em casa em família? São aquelas que nos divertem, ao mesmo tempo que nos ensinam algo novo e reforçam laços.

Atividades para fazer em casa em família durante a quarentena

Com o encerramento dos estabelecimentos de ensino e a declaração do Estado de Emergência, grande parte das famílias encontra-se na desafiante situação de isolamento social. Para que este período de quarentena seja o mais proveitoso e saudável possível sugerimos 10 atividades para fazer em casa em família.

Sobreviver ao isolamento: 10 atividades para fazer em casa em família

A situação de isolamento pode ser particularmente difícil para as crianças. É natural que as deixe mais aborrecidas, ansiosas, tristes e confusas, bem como é previsível que as birras e os comportamentos irritáveis e conflituosos aumentem neste período (2).

Importa encarar este difícil momento da forma mais positiva possível, aproveitando o isolamento em família como uma oportunidade de desfrutar de mais tempo em conjunto e realizar atividades divertidas. Como sugestão, deixamos estas 10 atividades para fazer em casa em família:

1. Atividade física

Atividades para fazer em casa em família: mãe e filha a fazer exercício

Manter a prática de atividade física em situação de isolamento social, com atividades adequadas a cada faixa etária:

Até 1 ano de idade

  • Estimular o bebé realizando jogos e brincadeiras que impliquem movimento
  • Incentivar o bebé a alcançar, agarrar, empurrar e puxar diversos brinquedos

Até aos 2 anos de idade

  • Estimular a brincadeira livre
  • Dinamizar jogos e atividades com recurso à música

Até aos 5 anos de idade

  • Criar percursos de obstáculos, desafios ou estafetas a realiza em família, recorrendo a simples objetos que todos temos em casa (almofadas; mantas; caixas; cadeiras)
  • Estimular a brincadeira livre

A partir dos 6 anos de idade

  • Estimular a brincadeira livre
  • Ouvir música e dançar ao seu ritmo
  • Saltar à corda
  • Dar preferências a videojogos que impliquem movimento (3);
  • Jogos tradicionais como a macaca, o jogo do elástico ou mini circuitos criativos ativos (4)

2. Leitura e expressão plástica

Para além da brincadeira livre, também é importante estimular a leitura, a expressão plástica e as aptidões musicais em família.

Existem alguns websites onde é possível descarregar de forma gratuita ebooks em português.

A expressão plástica e o desenvolvimento da criança
Veja também A importância da expressão plástica no desenvolvimento da criança

3. Conteúdos educativos

Atividades para fazer em casa e família: mãe e filha a ver conteúdos educativos

Manter os conteúdos educativos em dia! Algumas das atividades para fazer em casa em família podem facilitar a aprendizagem recorrendo a plataformas digitais e interativas. De uma forma lúdica é possível aprender, respeitando o ritmo de cada criança.

4. Atividades lúdicas

Ajudar, de forma lúdica e divertida, as crianças a manter-se informadas acerca do novo coronavírus e acerca dos comportamentos a adotar. É possível aprender a brincar.

Crianças a brincar em casa
Veja também Distanciamento social: como lidar e entreter as crianças em casa?

5. Técnicas de relaxamento e meditação

Atividades para fazer em casa em família: técnicas de meditação

Contribuir para a diminuição da ansiedade e preocupação das crianças, de forma lúdica e divertida. Existem já plataformas que permitem que as crianças, auxiliadas pelos adultos de referência, experimentem técnicas e exercícios de relaxamento e meditação

6. Manter contacto com família e amigos por videochamada

Manter o contacto com família e amigos. As saudades da escola, dos amigos e familiares vão chegar. As videochamadas com aqueles de quem mais gostamos são imprescindíveis para manter o bem-estar de toda a família.

7. Transformar tarefas rotineiras em diversão

Receitas de bolos saudáveis para fazer com as crianças: meninas a fazer bolo com a mãe

Transformar as tarefas rotineiras em momentos de diversão e reforço dos laços familiares. Na hora das refeições podem ser as crianças a escolher o menu e a colaborar na sua confeção. E porque não uma luta de almofadas no momento de fazer as camas?

Receitas de bolos saudáveis para fazer com as crianças: menina a fazer bolo com a mãe
Veja também 8 receitas de bolos saudáveis para fazer com as crianças

8. Jogos de tabuleiro

Tirar do armário os jogos de tabuleiro. Há lá melhor forma de passar a tarde do que a jogar em família? Todos os jogos são válidos, desde o jogo do galo, à batalha naval e a tantos outros.

9. Visitas virtuais a museus

Atividades para fazer em casa em familia: visitas virtuais a museus

Visitar, ainda que virtualmente, alguns museus. A cultura é uma excelente forma de conhecer aquilo que nos rodeia e de despertar em nós diferentes sensações.

Porque não visitar fantásticos museus em família, ainda que virtualmente?

10. Reutilizar desperdício

Reutilizar, reutilizar e reutilizar. Agora que passamos o dia em casa damos conta que o desperdício pode ser imenso, mas não precisa ser assim. Podemos utilizar o desperdício para brincar e dar asas à criatividade. Em família tentem criar brinquedos ou instrumentos musicais através de artigos que provavelmente iriam parar ao lixo.

COVID-19 E A SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS

É importante que pais, professores e a comunidade em geral se empenhem na promoção de ambientes seguros e saudáveis para todas as crianças.

Se os adultos estiverem devidamente informados e conscientes dos factos sobre o novo coronavírus (COVID-19) certamente a sua capacidade para ajudar a diminuir os medos e ansiedade das crianças será maior.

Nesta fase é fundamental promover a saúde mental de todas as crianças, nomeadamente através da implementação das seguintes medidas:

  1. Incentivar a que as crianças se tornem agentes de prevenção em casa. A educação e o acesso a informação fidedigna podem ajudar a que tal aconteça. É importante que pais e professores conversem com as crianças sobre como evitar a propagação do vírus.
  2. Incentivar a que as crianças coloquem perguntas e partilhem as suas preocupações.
  3. Permitir o acesso a informações básicas e apropriadas à idade das crianças acerca do novo COVID-19, incluindo sintomas, complicações, como é transmitido e como impedir a transmissão.
  4. Clarificar que muitas das informações que circulam nas redes sociais podem não conter a informação correta e devem ser privilegiadas as informações difundidas pelas entidades oficiais e credíveis.
  5. Responder às perguntas e preocupações das crianças, inclusive através do desenvolvimento de materiais adequados para crianças, como pósteres ou folhetos (1).
  6. Dinamizar atividades para fazer em casa em família.

Em suma

Em tempo de isolamento social os dias sucedem-se todos iguais e a imaginação e criatividade pode faltar aos pais. Estas 10 atividades para fazer em casa em família pretendem ser uma ajuda para estes difíceis momentos de distanciamento social. É importante manter as crianças e as famílias ativas, saudáveis e felizes.

Fontes

  1. UNICEF Portugal (2020). Prevenção e contenção do COVID-19. Como proteger as crianças na escola, em casa e na comunidade. Disponível em: https://www.unicef.pt/media/2847/unicef_covid-19_criancas.pdf
  2. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020). COVID-19 como lidar com uma situação de isolamento. Disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/doc_covid_19_opp.pdf
  3. Instituto Português do Desporto e da Juventude (2020). Recomendações para a Prática de Atividade Física em Situação de Isolamento. Disponível em: https://ipdj.gov.pt/recomendacoes
  4. Direção Geral de Saúde (2020). COVID-19  ATIVIDADE FÍSICA ISOLAMENTO SOCIAL. Disponível em: https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica/ficheiros-externos-pnpaf/news_afisolamentosocial-pdf.aspx
Veja também