Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
18 Mar, 2020 - 07:00

Como proteger a saúde mental durante o período de quarentena?

Psicóloga Ana Graça

Proteger a saúde mental durante o período de quarentena é o desafio que todos enfrentamos no momento presente. Deixamos 10 dicas que vão certamente ajudar!

Como proteger a saúde mental estando em casa: mulher a ler

Para evitar a propagação global da Covid-19, muitas famílias encontram-se em quarentena, nas suas casas. Como não é uma situação habitual, importa saber como proteger a saúde mental durante o período de quarentena.

Porque é que a doença por novo coronavírus impõe o isolamento?

Como proteger a saúde mental em caso de isolamento: mulher em casa a ler um livro online

A doença por novo coronavírus foi considerada uma emergência de saúde pública de âmbito internacional devido à expectável propagação global do vírus (a transmissão pessoa-a-pessoa, através de gotículas está confirmada).

As diversas autoridades de saúde internacionais acreditam que o impacto desta epidemia/pandemia é elevado e exige uma resposta coordenada e efetiva, a colaboração de todos os níveis de áreas governamentais e parceiros das áreas da saúde.

Em situações como esta, de epidemia por doença infeciosa, as medidas de saúde pública adotadas têm como grandes objetivos reduzir o risco de transmissão individual, bem como reduzir o risco de propagação do agente na população, de forma a atrasar o pico da epidemia, reduzir o número total de casos, o número de casos graves e o número de óbitos, daí que o isolamento social seja uma das medidas adotadas.

Acredita-se que a quarentena/isolamento é uma medida que pode ter um impacto significativo na redução da transmissão, sobretudo durante o período em que ainda não há circulação generalizada do vírus na comunidade. Em resumo, o isolamento pretende ajudar a impedir o estabelecimento de cadeias de transmissão e atrasar o início da transmissão comunitária disseminada (1).

Todavia, uma situação de epidemia/pandemia pode gerar em cada um de nós respostas de ansiedade, confusão, preocupação e tristeza. Em caso de quarentena, podemos ver estes sintomas serem exacerbados, logo, importa proteger a saúde mental em caso de isolamento.

Como proteger a saúde mental durante o período de quarentena?

Proteger a saúde mental em caso de isolamento: mulher deitada na cama em período de quarentena

Se é verdade que a quarentena/isolamento pode ser a atitude mais responsável a adotar, também é certo que tem o potencial de acarretar riscos para a nossa saúde mental. Por isso mesmo, a Organização Mundial de Saúde e a Ordem dos Psicólogos Portugueses têm vindo a divulgar dicas preciosas que podem ajudar a proteger a saúde mental em caso de isolamento:

1. Aceitar que certos estados de humor são naturais em situação de crise

É normal que possa sentir-se triste, ansioso, confuso, aborrecido, angustiado, frustrado assustado ou zangado.

2. Quarentena/isolamento não é necessariamente sinónimo de solidão

Mantenha contacto com os seus amigos e familiares. Nestas circunstâncias as redes sociais podem ser uma ferramenta importante.

3. Mesmo em isolamento é importante cuidar de si

Mantenha uma dieta adequada, períodos de sono e descanso e a prática atividade física. Fumar, consumir álcool ou drogas é prejudiciais à saúde e não ajuda a lidar de forma positiva e eficaz com as emoções negativas provocadas pela situação de isolamento.

4. Deve manter-se atualizado mas filtrar as informações é crucial

Limite o tempo dedicado a ler ou ouvir notícias potencialmente perturbadoras. Mais ainda, dê relevo apenas às informações disponibilizadas por instituições oficiais e por fontes de informação fiável (nomeadamente, Organização Mundial de Saúde, Serviço Nacional de Saúde, Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Emergência Médica).

5. Ocupar-se vai ajudar a diminuir a ansiedade

Aproveite o período de quarentena/isolamento para fazer as atividades/tarefas que lhe dão prazer e para as quais nunca tem tempo.

6. Manter a rotina também ajuda a proteger a saúde mental durante o período de quarentena

Mantenha as suas horas habituais de refeição, deitar e levantar.

7. Manter a confiança e uma atitude positiva

Confie nas suas capacidades para lidar com situações de stress. Lembre-se de situações adversas passadas que tenha ultrapassado com sucesso e empregue as mesmas estratégias. Mantenha a confiança nos organismos oficiais e não ceda ao alarmismo.

8. Prestar especial atenção a crianças e idosos

Em situação de isolamento, idosos e crianças precisam de ajuda e cuidados especiais. Cuide dos idosos e crianças da sua família;

9. Pedir ajuda

Se os sentimentos de stress e tristeza são extremos e estão a prejudicar a sua qualidade de vida e bem-estar, incapacitando-o para a realização das mais básicas tarefas do dia-a-dia (higiene; alimentação; sono) fale com um profissional de saúde.

10. Estar atento aos sintomas da doença

Esteja atento a possíveis sintomas e, em caso de necessidade, ligue SNS24 ou procure estabelecer contacto com um profissional de saúde (2).

conclusão

Apesar de sabermos que o isolamento ajuda a que o vírus não se propague e que a quarentena não durará para sempre, pode tornar-se difícil manter a mente sã ao fim de alguns dias de maior solidão e ausência de ocupação. A adoção das medidas acima descritas pode ajudar a proteger a saúde mental durante o período de quarentena, bem como ajudar a manter uma atitude positiva.

Veja os exercícios para fazer em casa que selecionámos para si

Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde. Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19). 2020. Disponível em: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/plano-nacional-de-preparacao-e-resposta-para-a-doenca-por-novo-coronavirus-covid-19-pdf.aspx
  2. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Como lidar com o stresse durante o surto de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/como_lidar_com_o_stress_durante_o_surto_de_codvid19_3.pdf
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