Teresa Santos
Teresa Santos
29 Jul, 2020 - 10:30

Como desinfetar as compras de supermercado e take away em tempos de pandemia?

Teresa Santos

Saiba como desinfetar as compras de supermercado e take away devido à pandemia de COVID-19.

Como desinfetar compras de supermercado e take away

Embora entidades oficiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), não tenham encontrado razões para acreditar numa transmissão do novo coronavírus através de alimentos quer cozinhados, quer crus, saber como desinfetar as compras de supermercado e takeaway é aconselhável, por uma questão de cautela.

Assim, desde o momento em que acondiciona os alimentos até à altura em que os confeciona, há medidas de higiene e segurança alimentar que deve pôr em prática. Lavar as mãos regularmente e desinfetar bem as bancadas, mesas e tábuas são algumas dessas boas práticas que convém adotar. (1)

Desinfetar frescos e embalagens: mulher a lavar legumes
Veja também Desinfetar frescos e embalagens: que cuidados deve ter?

Como desinfetar as compras de supermercado e takeaway de forma simples e descomplicada?

1.

Antes de ir ao supermercado

Luvas, álcool-gel e máscaras

Fazer as compras online continua a saber uma boa opção e, obviamente, mais segura no que respeita à exposição ao novo coronavírus, principalmente se escolher como pagamento MBWay, PayPal ou outra tecnologia contactless. Porém, isso não significa que não possa fazer as suas compras da maneira mais convencional, se tal for mais confortável para si.

Nesse caso, é mais do que nunca importante fazer uma lista de compras que, por um lado, vá ao encontro das necessidades do seu agregado familiar sem, por outro lado, redundar em exageros ou açambarcamentos desnecessários. Além disso, com uma lista de compras, vai ser mais eficaz e perder menos tempo nos corredores do supermercado, o que também é aconselhável nesta fase (2).

2.

No supermercado

Homem com luvas e máscara no supermercado

Antes de sair de casa, não se esqueça de levar consigo a lista de compras, mas também a máscara, já que ela é obrigatória em espaços fechados. Deve também procurar ir ao supermercado sozinho ou, pelo menos, evitar fazer-se acompanhar por pessoas que pertençam aos grupos de risco.

Se a lotação máxima do supermercado já tiver sido alcançada, terá de esperar no exterior, devendo nesse caso respeitar o distanciamento mínimo de segurança de, pelo menos, 1,5 metros. O mesmo deve acontecer dentro do próprio supermercado, evitando os corredores com mais pessoas. Além disso, é fundamental cumprir as medidas de etiqueta respiratória e evitar tocar na máscara ou nos olhos.

No momento do pagamento, deve privilegiar métodos alternativos ao dinheiro. Assim, prefira pagar com cartão, nomeadamente por contactless, ou por MBWay, opções em que a partilha do cartão com terceiros é desnecessária.

coisas que não deve fazer na caixa do supermercado: homem a pagar compras
Veja também 7 coisas que não deve fazer na caixa do supermercado
3.

Ao chegar a casa

Mulher a desinfetar compras de supermercado

Após chegar a casa, vindo do supermercado, há alguns cuidados e precauções que deve ter. Antes de mais, deve lavar bem as mãos durante, pelo menos, 20 segundos. Ainda antes de falar em desinfeção propriamente dita, é importante descartar todas as embalagens exteriores que sejam dispensáveis. Quanto às restantes, pode passar por elas um pano com uma solução desinfetante.

É ainda fundamental que todo este processo decorra sobre uma superfície devidamente limpa e desinfetada. Outros alimentos, como a fruta e os legumes, devem ser lavados como habitualmente.

Há ainda cuidados a ter com os sacos de compras. Se forem de pano, eles podem e devem ser lavados, à mão ou à maquina. No caso dos sacos de plásticos, pode também passar por eles um pano com álcool ou com outra solução desinfetante. Depois, é só guardá-los em sítio próprio.

Essencial é higienizar bem as mãos, depois de ter todas as compras arrumadas e tudo o resto no devido lugar.

E quanto à desinfeção das superfícies?

Mulher a desinfetar bancada de cozinha

Independentemente de ter ido ou não às compras, é recomendada uma desinfeção frequente das superfícies. Por exemplo, na cozinha, a bancada onde prepara os alimentos deve ser alvo de uma higienização profunda e regular.

Para isso, pode usar primeiramente um detergente comum de uso doméstico e, depois, aplicar uma solução de lixívia diluída em água, deixando atuar por aproximadamente 10 minutos. O arejamento diário da casa também é recomendado, pelo que manter as janelas abertas o máximo de tempo possível é mesmo aconselhável.

E como devo fazer quando vou buscar comida de take away?

Neste caso, deve evitar levar à mesa as embalagens de take away e descartá-las, transferindo a comida para pratos ou travessas suas. Deve sempre lavar as mãos, antes e depois deste processo.

Regras a cumprir assim que recebe take away
Veja também Conheça as regras a cumprir assim que recebe take away

Conclusão

Como dissemos no princípio deste artigo, até ao momento, não há evidência científica que comprove a transmissão do novo coronavírus através de alimentos quer cozinhados, quer crus.

O contágio por meio de superfícies contaminadas também se tem apresentado como pouco relevante, mas isso não significa que não devamos adotar medidas de limpeza e desinfeção mais profundas e regulares do que aquelas que era habitual assumirmos.

Além das recomendações de lavagem dos produtos/alimentos e superfícies que deixámos, é importante recordar que o vírus não é capaz de sobreviver semanas a fio numa superfície. Portanto, se estiver com mais pressa e não precisar com urgência das compras de mercearia, por exemplo, pode sempre deixá-las ficar nos sacos das compras, desde que os coloque num local fresco, escuro e seco.

Ao fim de alguns dias, pode guardar essas embalagens tranquilamente pois, mesmo que estivessem contaminadas, o novo coronavírus não sobrevive mais de 72 horas em superfícies de plástico ou metal.

Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde. Manual Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19. Saúde e Atividades Diárias. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/05/ManualVOLUME1-1.pdf
  2. Direção-Geral da Saúde. Novo coronavírus. COVID-19. Alimentação. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/05-PNPAS_V5.pdf
Veja também