Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Jul, 2020 - 14:19

5 coisas que não deve levar para o supermercado durante a pandemia

Mónica Carvalho

A pandemia trouxe-nos novas rotinas e hábitos, tudo em prol da segurança. Por isso, saiba quais as 5 coisas que não deve levar para o supermercado.

Coisas que não deve levar para o supermercado

Coisas tão simples como ir ao supermercado são agora ações mais complexas, que obrigam ao cumprimento de determinadas regras, como o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social. Nesse sentido, existem coisas que não deve levar para o supermercado, para evitar um potencial contágio e para simplificar ao máximo a aquisição das compras que precisa.

Isto é o que deve evitar levar quando vai às compras

1.

Smartphone

Este equipamento faz parte da nossa vida e sem ele é como se nos sentíssemos, muitas vezes, incompletos. Porém, o número de vezes em que pegamos no telemóvel, para atender uma chamada, para ver uma mensagem, para navegar pelas redes sociais enquanto esperamos na fila é realmente elevado, e esses hábitos podem levar a potencialmente espalhar bactérias.

De igual modo, mexer no telemóvel pode fazer com que facilite noutras medidas importantes, como desrespeitar a distância de segurança ou até a demorar mais tempo do que precisa a fazer as compras.

2.

Sacos reutilizáveis

Ainda que seja a medida mais ambientalmente sustentável, em tempos de pandemia, o recurso a sacos reutilizáveis é de evitar. De acordo com um estudo de 2018 que analisou a presença de determinados vírus nestes materiais, e que foi publicado no Journal of Environmental Health, foi possível confirmar vestígios de vírus nos sacos reutilizáveis após serem usados .

3.

Luvas

Muitas pessoas usam luvas quando vão às compras, por uma questão de segurança adicional. Mas este comportamento pode levar a um excesso de confiança e, nesse sentido, poderá fazer com que toquemos mais vezes no rosto, por exemplo e, assim, estar a ter um comportamento de risco.

4.

Crianças

Compreensivelmente, as crianças com a sua curiosidade natural, poderão ter mais dificuldade em manter-se quietas durante as compras e não tocar nos objetos. De igual modo, pode ser mais difícil manterem a máscara da forma correta e até cumprirem com o distanciamento recomendado em relação a outras pessoas.

5.

Dinheiro

As moedas e as notas circulam constantemente de mão em mão e, nesse sentido, os cartões de débito, de crédito ou até apps são as mais práticas, rápidas e seguras em tempos de pandemia.

Fontes

  1. Artigo “5 Things You Should Never Bring into a Grocery Store”, disponível em: https://www.eatthis.com/things-never-bring-into-grocery-store/?nab=1&fbclid=IwAR1oTmLyUfzssYE8DbrUsb_XJyTM13dBEBmnqplS3mfSrP497r0Eqa0hDaU&utm_referrer=https%3A%2F%2Fl.facebook.com%2F
  2. Estudo “The Spread of a Norovirus Surrogate via Reusable Grocery Bags in a Grocery Supermarket”, disponível em: https://www.neha.org/node/60021
Veja também