Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
26 Mai, 2020 - 15:28

7 coisas que não deve fazer na caixa do supermercado

Mónica Carvalho

A pandemia exige cuidados adicionais para evitar a contaminação por COVID-19. Confira, então, quais as coisas que não deve fazer na caixa do supermercado.

coisas que não deve fazer na caixa do supermercado: homem a pagar compras

O novo coronavírus trouxe muitas incertezas e, com isso, a necessidade de se tomarem cuidados extra, em qualquer coisa que façamos fora de casa, mas especialmente quando vamos às compras. Para sua segurança, estas são as 7 coisas que não deve fazer na caixa do supermercado.

Apesar de nos encontrarmos na segunda fase do período de desconfinamento, continua a ser importante a manutenção do distanciamento social, pelo que deve continuar a, por exemplo, ir ao supermercado uma vez por semana ou quinzenalmente, de acordo com as suas necessidades e as da sua família.

Cuidados a ter na caixa do supermercado

Mulher a pagar compras de supermercado

Quando vai ao supermercado, há medidas que deve adotar para reduzir o risco de ser infetado pelo novo coronavírus ou até de contagiar outras pessoas, caso esteja infetado e assintomático.

Por isso, principalmente quando se encontra na caixa do supermercado, estas são as regras e sugestões que vieram mesmo para ficar:

  1. Usar máscara.
  2. Manter, no mínimo, dois metros de distância dos outros clientes. Em vários supermercados, por exemplo, apenas pode colocar as compras no tapete rolante após a desinfeção e limpeza feita pelo funcionário.
  3. Evitar a todo o custo levar as mãos aos olhos, nariz ou boca – pense bem na quantidade de superfícies diferentes terá tocado durante a permanência no supermercado.
  4. Respeitar as medidas de etiqueta no que à higiene respiratória diz respeito: quando espirrar ou tossir, tapar a boca e nariz com um lenço ou com a dobra do cotovelo – no caso de uso de lenço, colocá-lo imediatamente no lixo.
  5. Na impossibilidade lavar as mãos com água e sabão, desinfete com frequência.
  6. Colocar as compras nos seus próprios sacos de transporte, evitando ter de comprar na loja.
  7. Na hora do pagamento, opte por pagar com cartão, idealmente contactless, ou através da aplicação do supermercado, se for possível, em vez de numerário.
Veja também