Camila Farinhas
Camila Farinhas
28 Jul, 2020 - 09:30

Como proteger os olhos da COVID-19?

Camila Farinhas

Sabia que a COVID-19 pode ser transmitida por via ocular, e a conjuntivite um sintoma desta doença? Saiba como proteger os olhos da COVID-19.

Proteger os olhos da COVID-19

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (WHO), a conjuntivite é um sintoma presente em 0,8% das pessoas infetadas (1). Sendo que a via ocular é uma porta de entrada para o novo coronavírus, dizemos-lhe como proteger os olhos da COVID-19.

proteger os olhos da COVID-19: Como é transmitida por via ocular?

Mulher a esfregar os olhos

De acordo com a Academia Ameriana de Ofltalmologia (2), o novo coronavírus pode ser transmitido por via ocular de duas formas:

  1. A pessoa infetada tosse ou espirra próximo de outra pessoa, e as gotículas contaminadas que ficam suspensas no ar entram em contato com os olhos da pessoa saudável (mais comum quando a distância entre duas pessoas é inferior a 1 metro).
  2. Através do contato das mãos com superfícies contaminadas, e posteriormente tocar na face ou nos olhos.

Quais os sintomas oculares da COVID-19?

A conjuntivite é um dos sintomas de infeção pelo novo coronavírus, embora seja pouco frequente (2, 3). A conjuntivite surge quando a conjuntiva (membrana fina e transparente que reveste a superfície externa do olho, a córnea e a parte interior das pálpebras), inflama devido ao contato com agentes externos. Os sintomas mais comuns de conjuntivite são:

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes
  • Pálpebras inchadas
  • Comichão ou ardência
  • Intolerância à luz
  • Sensação de areia nos olhos
  • Secreções

É importante salientar que a conjuntivite pode ocorrer por condições mais comuns, como uma constipação, gripe ou alergias. Caso os sintomas se agravem, deve consultar o seu oftalmologista.

Mulher com gripe em casa
Veja também COVID-19, gripe e constipação: quais as principais diferenças?

Uso lentes de contato. Que cuidados devo ter na sua colocação?

Mulher a colocar lentes de contacto

Pessoas que utilizam lentes de contato, têm maior probabilidade de contágio, pois mexem com mais frequência nos olhos. Assim, durante a pandemia recomenda-se a substituição das lentes de contato por óculos (2).

Caso queira continuar a usar lentes de contato, alguns cuidados devem ser tomados na colocação, limpeza e armazenamento das mesmas (4):

  1. Higienizar as mãos com água e sabão e seca-las bem antes de manusear as lentes de contato.
  2. Não utilizar as lentes de contato para tomar banho, na praia ou piscina.
  3. Não lavar as lentes de contato em água corrente (não esterilizada).
  4. Higienize o estojo das lentes com uma solução de limpeza adequada (não use água).
  5. Mantenha a caixa de armazenamento das lentes limpa e troque-a a cada 3 meses.
  6. Não coloque a solução de limpeza das lentes em outros recipientes pequenos (como os utilizados em viagem).
  7. O frasco da solução de limpeza deve estar sempre fechado, para diminuir a probabilidade de contágio.
  8. Nunca utilize as lentes de contato armazenadas por mais de 30 dias sem as desinfetar novamente.

Como higienizar os meus óculos durante a pandemia?

Mulher a desinfetar óculos

Óculos com lentes corretivas ou de sol, podem proteger os olhos do contato com gotículas respiratórias infetadas (2). No entanto, esta proteção não é eficaz na totalidade. O novo coronavírus pode, ainda, entrar em contato com os olhos através das laterais da armação, por cima ou por baixo dos óculos.

A limpeza dos óculos é recomendada no mínimo duas vezes por dia: de manhã e à tarde, ou após o contato com as mãos, caso estas não se encontrem desinfetadas. Deve-se lavar os óculos com sabão neutro e água corrente, secando-os em seguida com um pano limpo.

É recomendado ainda, para quem está em contato com pessoas infetadas de COVID-19, a utilização de óculos de segurança (2).

Como proteger os olhos da COVID-19?

Para proteger os olhos da COVID-19, deve seguir estas recomendações:

  1. Manter o distanciamento social minimo de 2 metros (reduz a probabilidade de contato ocular com gotículas respiratórias infetadas).
  2. Não esfregar os olhos. Sendo um hábito natural, pode ser difícil contrariá-lo. Se sentir vontade de esfregar ou mexer nos olhos, utilize um lenço de papel em vez dos dedos. Em seguida, descarte-o no lixo.
  3. Se é utilizador de colírios, ou aplica-os com frequência em alguém, não se esqueça de higienizar as mãos antes e após a sua colocação.

Fontes

  1. World Health Organization (2020). Q&A on coronaviruses (COVID-19). Acedido a 27 de Julho de 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses
  2. American Academy of Ophthalmology (2020). Eye Care During the Coronavirus Pandemic (COVID-19). Acedido a 27 de Julho de 2020. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/coronavirus-covid19-eye-infection-pinkeye
  3. Wu, P., et al. (2020) Characteristics of Ocular Findings of Patients With Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in Hubei Province, China. JAMA Ophthalmol, 138(5):575-78. Disponível em: doi:10.1001/jamaophthalmol.2020.1291
  4. American Academy of Ophthalmology (2020). Prevent Infection With Proper Contact Lens Care. Acedido a 27 de Julho de 2020. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/prevent-infection-with-proper-contact-lens-care
Veja também