Farmacêutica Ana Matos
Farmacêutica Ana Matos
19 Mar, 2020 - 06:15

COVID-19, gripe e constipação: quais as principais diferenças?

Farmacêutica Ana Matos

Saiba o que distingue a infeção pelo novo coronavírus de uma gripe e constipações e conheça os seus tratamentos e prevalência.

Mulher com gripe em casa

Com o aumento do número de casos infetados com a COVID-19 torna-se necessário saber as principais diferenças e/ou semelhanças com entre este vírus e os episódios gripais e de constipação. Reconheça de uma forma sucinta estas três patologias e como atuar em conformidade.  

O que é a COVID-19, uma gripe e uma constipação

Importa perceber que a COVID-19 é a designação da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Uma gripe é uma infeção respiratória causada por um único agente, o vírus influenza.

Uma constipação pode ser causada por um conjunto de microrganismos inespecíficos.

Covid-19, gripe e constipação: PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE SINTOMAS

tabela sintomas covid-19

Sintomas da COVID-19

A infeção pelo novo coronavírus pode provocar sintomas como febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória) e cansaço. Alguns casos também podem apresentar dores de cabeça, congestão nasal e dores de garganta.

Em adultos, sintomas de diarreia não são comuns, no entanto, estes sintomas têm-se verificado com alguma frequência em crianças.

Os sintomas desenvolvem-se de forma gradual havendo, inclusive, casos em que não se desenvolve qualquer sintoma. Este é um dos motivos pelos quais se torna fundamental adotar medidas preventivas para a propagação do vírus.

Em casos mais graves pode haver evolução para uma pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e pode mesmo levar à morte (2).

Sintomas da Gripe

Os sintomas da gripe incluem mal-estar, cansaço, febre, dores musculares e articulares, tosse seca e dores de cabeça.

A gripe em grupos de risco como doenças crónicas e em idosos pode levar a casos de pneumonia ou descompensar doenças base como asma, diabetes, doença pulmonar ou renal.

Sintomas da Constipação

Já os sintomas da constipação são limitados às vias respiratórias superiores o que podendo causar nariz entupido, espirros, dor de garganta e olhos húmidos e lacrimejantes. Na constipação na maioria das pessoas não ocorre febre nem dores no corpo.

Os sintomas da constipação surgem de forma gradual enquanto que, na gripe, o início é súbito (1). Além disso, o que distingue estas duas infeções é a intensidade e duração destes sintomas.

Os sintomas inicialmente poderão ser confusos. A tosse, o nariz entupido e a dor de garganta são comuns tanto na gripe como na constipação. No entanto, a febre alta, as dores musculares e articulares e a fadiga são características da gripe e não costumam estar associados às constipações.

período de incubação da COVID-19, gripe e constipação

tabela período de incubação covid-19

O período de incubação da gripe é vulgarmente de 2 dias (1) enquanto o período de incubação da COVID-19 é de 2 a 14 dias (2).

Como é feito o diagnóstico da COVID-19, gripe e constipação?

tabela diagnóstico covid-19

Diagnóstico da COVID-19

No caso da COVID-19, para além da verificação dos sintomas é necessário efetuar o diagnóstico laboratorial para a deteção do vírus SARS-CoV-2 para confirmar a presença do vírus no organismo.

Diagnóstico da Gripe

No caso da gripe, que também é provocada por um vírus, também pode ser diagnosticada através do teste laboratorial. No entanto, estes testes só são realizados em doentes internados por pneumonia grave ou quando se verificam determinadas comorbilidades que justifiquem, de acordo com as orientações da OMS, a realização de terapêutica.

Diagnóstico da Constipação

Uma constipação, por se tratar de um conjunto de sintomas leves, provocados por diferentes agentes, o diagnóstico é clínico.

TRATAMENTO: é semelhante ou há diferenças?

tabela tratamento covid-19

Atualmente o tratamento da COVID-19 é sintomático (2), à semelhança do que acontece na gripe e constipações. Assim, para alívio dos sintomas é necessário recorrer a analgésicos, descongestionantes nasais, anti-inflamatórios, antitússicos ou expectorantes (4).

Antibióticos não fazem efeito

Em nenhuma destas três patologias é preconizado o uso de antibióticos. Como são doenças virais os antibióticos não resultam contra vírus mas contra bactérias (1, 2, 5).

E a prevenção? É igual?

tabela prevenção covid-19

A constipação pode ser provocada por vários microorganismos , demasiado diferentes para ser desenvolvida uma vacina.

A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode sofrer alterações do seu material genético e, como tal, é necessário alterar a composição da vacina. Assim sendo, é importante que as pessoas se vacinem anualmente como medida de prevenção, pois o vírus pode ser diferente de ano para ano.

Até à data, ainda não existe vacina nem nenhum antivírico específico para prevenir a infeção pelo novo coronavírus. Esta encontra-se sob investigação estando ainda a ser testada em ensaios clínicos (5).

Assim, torna-se fundamental adotar as seguintes medidas de prevenção (1, 3):

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
  • Praticar etiqueta respiratória onde deve:
    • Tapar o nariz ou boca quando espirrar ou tossir
    • Usar um lenço de papel ou o antebraço. Nunca usar as mãos
    • O lenço de papel deve ser apenas utilizado uma vez sendo descartado para o lixo.
  • Manter distância social de pessoas a tossir ou a espirrar. Essa distância tem que ser pelo menos de 1 metro
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos (6)

COVID-19, GRIPE e CONSTIPAÇÃO: QUAL A MAIS GRAVE?

A mortalidade da gripe no ano de 2019 foi de cerca de 3 mil casos em Portugal (7).

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) referem que até à data existem mais de mil casos com COVID-19 em Portugal e mais 15 de óbitos (8, 9).

A constipação geralmente não evolui para problemas de saúde graves. Por sua vez, a gripe e a COVID-19 são graves. No entanto, só quando houver uma vacina e/ou tratamento específico para a COVID-19 é que vai ser possível compara a gravidade entre ambas as doenças (10).

Fontes

  1. Serviço Nacional de Saúde. (2019). Gripe. Acedido em 14 de março de 2020. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/gripe
  2. Serviço Nacional de Saúde. (2019). COVID-19. Acedido em 14 de março de 2020. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/coronavirus/covid-19/
  3. Direção Geral de Saúde. (2020). Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19). Acedido em 15 de março de 2020. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Plano-de-Conting%C3%AAncia-Novo-Coronavirus_Covid-19.pdf
  4. Medicamentos não sujeitos a receita médica – Para uma saúde responsável. Gripe e constipação. Acedido em 15 de março de 2020. Disponível em: https://www.apifarma.pt/tratardemim/matinf/Documents/Folheto_GRIPE_v09032016.pdf
  5. WHO. (2020). Q&A on coronaviruses (COVID-19). Acedido em: 15 de março de 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses
  6. WHO. (2020). Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Acedido em: 15 de março de 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
  7. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. (2020). Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe. Acedido em: 15 de março de 2020. Disponível em: http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/S10_2020.pdf
  8. WHO. Novel Coronavirus (COVID-19) Situation. Acedido em: 15 de março de 2020. Disponível em: https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd
  9. Direção Geral de Saúde. (2020). Ponto de Situação Atual em Portugal. Acedido em: 15 de março de 2020. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/
  10. Diário de Notícias. (2020). Covid-19, gripe e constipação. Quais as diferenças entre os sintomas? Acedido em: 15 de março de 2020. Disponível em: https://www.dn.pt/vida-e-futuro/covid-19-gripe-e-constipacao-quais-as-diferencas-entre-os-sintomas-11909316.html?utm_medium=recomendadas&utm_campaign=engageya
Veja também