Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Jul, 2020 - 08:56

Conheça as regras a cumprir assim que recebe take away

Mónica Carvalho

O que sabemos sobre a relação do novo coronavírus com os alimentos e as embalagens de take away? Podemos ficar descansado ou há cuidados a ter?

Regras a cumprir assim que recebe take away

O take away é uma forma rápida e simples de consumirmos determinadas refeições que não temos em casa ou que não nos apeteça confecionar. Todavia, durante este tempo de pandemia, quais são as regras a cumprir assim que recebe take away?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a entrega de alimentos é segura, se o fornecedor seguir boas práticas de higiene pessoal e alimentar.

Ainda assim, há regras que deve seguir. Tome nota!

Receber take away: cuidados a ter

Homem a entregar pizzas

Em primeiro lugar deve ser respeitado o distanciamento físico no momento da receção das embalagens de take away – uma medida de segurança tanto para clientes, como para os colaboradores dos restaurantes ou das apps de distribuição de comida.

Como tal, o que tem vindo a ser feito é entregas sem contacto, bastando colocar a embalagem no chão, para o cliente pegar em seguida. Assim, não há passagem imediata “mão na mão” das embalagens de comida.

De igual modo, os pagamentos devem ser privilegiados via app ou por qualquer outro meio contactless – de salientar que o Governo aumentou o valor dos pagamentos contactless sem obrigação de PIN para 50€, precisamente para facilitar e incentivar esta forma de pagamento.

A Food and Drug Administration (FDA) refere que “atualmente, não há evidências de que alimentos, recipientes ou embalagens de alimentos estejam associados à transmissão do COVID-19.” Ainda assim, a associação indica que caso esteja preocupado com a contaminação de alimentos ou embalagens de alimentos, deve lavar as mãos depois de manusear as embalagens de alimentos, após remover os alimentos da embalagem, antes de preparar os alimentos para comer e antes de comer.

Cuidados a ter pelos estafetas que entregam comida

De igual modo, para segurança de todos, os estafetas deverão sempre que possível lavar as mãos com água e sabão quando entrar num estabelecimento para recolha de encomendas e após o contacto com cada cliente. Não sendo possível o uso de água e sabão, então, devem desinfetar as mãos com um produto adequado. De igual modo, deve ser desinfetado, com frequência, o volante do transporte de entrega, bem como a mochila.

Veja também