Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Abr, 2020 - 06:30

COVID-19: veja como desinfetar objetos em casa corretamente

Mónica Carvalho

Entre o muito que ainda há por saber sobre o novo coronavírus, muito se fala em como desinfetar objetos em casa para evitar a contaminação. Saiba mais sobre o tema.

Como desinfetar objetos: mulher a limpar torneiras da casa de banho

No atual contexto, saber como desinfetar objetos em casa é algo a que todos devem prestar a devida atenção.

Todavia, a contaminação desta doença através de superfícies onde o vírus se encontra presente é algo que carece de fundamentação científica.

Ainda assim, são várias as evidências atuais que sugerem que o coronavírus pode permanecer por várias horas a dias em superfícies de diferentes materiais, pelo que, nesse sentido, a limpeza e desinfeção das mesmas é algo recomendado não só pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mas também por outras entidades.

Como tal, o processo deve ser compreendido a dois níveis: limpeza e desinfeção de objetos. A primeira diz respeito “à remoção de germes, sujidade e impurezas das superfícies. Não mata os germes, mas, ao removê-los, diminui seu número e o risco de espalhar infeções.” Por sua vez, a desinfeção refere-se ao uso de produtos químicos para matar germes em superfícies, diminuindo, consequentemente, o risco de propagação de infeções.

Quanto tempo permanece o coronavírus em superfícies: mulher a limpar puxadores das portas
Veja também Quanto tempo permanece o coronavírus em superfícies?

Como desinfetar objetos em casa

Como desinfetar objetos: desinfetar cozinha

O primeiro passo deste processo tem a ver com os cuidados a ter quando chega a casa, onde deve ter, logo à entrada uma “zona vermelha”, isto é, o local de retirada de calçado e objetos que tiveram contacto com o exterior e possam estar contaminados.

Assim, recomenda-se:

  • Descalçar-se e guardar o calçado num local diferente dos chinelos que usa em casa
  • Despir-se e colocar a roupa a arejar no exterior, antes de guardar no roupeiro ou, então, colocá-la para lavar
  • Lavar bem as mãos com água e sabão
  • Desinfetar as chaves, telemóvel e tudo aquilo em que tocou quando saiu de casa.

Que detergentes usar e como?

De acordo com as recomendações da DGS, pode recorrer ao uso de detergentes comuns ou de uso doméstico, havendo ainda outras possibilidades:

  • Lixívia com pelo menos 5% de cloro livre na forma original
  • Álcool a 70%
  • Toalhetes desinfetantes individuais
  • Pastilhas de dicloroisocianurato de sódio, um produto semelhante à lixívia, mas de preparação mais rápida

O processo de lavagem e desinfeção deve ser feito primeiro com água e detergente e, depois, com “lixívia diluída em água na seguinte proporção: uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água”, deixando-a a atuar durante cerca de minutos. Para finalizar, passe um pano embebido em água quente e deixe secar ao ar.

Desinfetar roupa e atoalhados

como desinfetar objetos: mulher a regular temperatura da máquina de lavar roupa

Não sendo ainda totalmente claro durante quanto tempo o coronavírus permanece nas superfícies, na norma da DGS “Distanciamento Social e Isolamento” deixam-se algumas recomendações no que à lavagem de roupa e atoalhados diz respeito.

“A roupa, roupa de cama e toalhas devem ser lavadas à máquina, na maior temperatura possível (acima de 60º), utilizado detergente de máquina”, visto que a maioria dos vírus não sobrevive a temperaturas acima de 60°C, de as instruções do fabricante assim o permitirem.

O ideal seria ainda recorrer à máquina para secar a roupa e, em seguida, passar a ferro “na maior temperatura permitida pelas roupas em questão.”

como desinfetar superfícies: mulher a limpar puxador de porta
Veja também Em tempo de coronavírus, saiba como desinfetar superfícies

Desinfetar aparelhos eletrónicos

Quanto tempo permanece o coronavírus em superfícies: mulher a desinfetar telemovel

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) partilha os cuidados a ter com aparelhos eletrónicos, visto ser algo que usamos e pegamos inúmeras vezes ao dia.

Assim, pode usar toalhetes ou sprays à base de álcool com pelo menos 70% de álcool para desinfetar as telas sensíveis ao toque, sendo que, em seguida, deve secar bem as superfícies para evitar a acumulação de líquidos.

Mediante isto, e respeitando as instruções do fabricante para todos os produtos de limpeza e desinfeção, pode avançar com a limpeza de smartphones, tablets, aparelhos com touchscreen, controlos remotos, teclados, ratos de computador, portáteis, computadores, consolas de jogos, rádios, televisores, entre outros semelhantes.

Desinfetar superfícies macias ou porosas

Como desinfetar objetos: limpar carpetes

Para superfícies macias como carpetes, tapetes e cortinas, deve, em primeiro lugar, remover por completo todos os objetos que possam ser passíveis de contaminação. Depois, proceda com a limpeza indicada para cada tipo de material, sendo que a regra de usar a água o mais quente possível, tal como acontece com a roupa e atoalhados.

Áreas de passagem frequente

Como desinfetar objetos: áreas de passagem frequente

A DGS apela ainda à revisão dos processos de limpeza em casa e respetivas rotinas de higienização, que devem ser, em altura de pandemia por COVID-19 ainda mais exigentes e cuidadas.

Como tal, aconselha-se a desinfeção, pelo menos uma vez por dia, e com recurso a agentes adequados, todas as zonas de passagem e toque comum, como o chão, casa de banho, maçanetas de portas e corrimãos, por exemplo.

Fontes

  1. Norma DGS – Medidas de prevenção da transmissão em estabelecimentos de atendimento ao público, disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0112020-de-17032020-pdf.aspx
  2. Norma DGS – Distanciamento Social e Isolamento, disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0102020-de-16032020-pdf.aspx
  3. CDC – Centers for Disease Control and Prevention, disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/cleaning-disinfection.html
  4. DECO: Como limpar e desinfetar a casa em tempo de coronavírus, disponível em: https://www.deco.proteste.pt/saude/doencas/dicas/como-limpar-e-desinfetar-a-casa-em-tempo-de-coronavirus
Veja também