Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Mar, 2020 - 15:32

COVID-19: PNPAS da DGS dá orientações na área da alimentação

Mónica Carvalho

Alimentação, estado nutricional dos idosos, aleitamento materno, sistema imunitário e transmissão da COVID-19 através da comida: assuntos que o PNPAS pretende desmistificar.

orientações na área da alimentação: mulher a lavar alimentos

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação (PNPAS), disponibilizou orientações na área da alimentação, que em muito poderão ajudar a esclarecer dúvidas sobre alimentação, sistema imunitário, estado nutricional dos idosos e aleitamento materno, numa altura de medos e incertezas.

Informações úteis para todos

orientações na área da alimentação: mulher a lavar legumes

Para tal, há cinco temas em destaque. Conheça melhor cada um deles.

Orientações para Alimentação em situações de isolamento

Seja por questões de isolamento preventivo ou quarentena obrigatória, poderá ter dificuldade em saber o que consumir e de que forma, bem como o que comprar e que alimentos privilegiar numa ida ao supermercado. Nesse sentido, o PNPAS da DGS criou orientações para uma alimentação adequada em situações de isolamento, no que ao planeamento e à compra de alimentos diz respeito.

Estado nutricional dos idosos

Todos sabemos que os idosos são o maior grupo de risco de contrair doença grave por coronavírus. Como tal, a declaração de estado de emergência não ignorou este fator, recomendando medidas de isolamento e distanciamento social para minimizar a transmissão da COVID-19.

O conselho do PNPAS vai mais além, reforçando ser “fundamental promover uma alimentação adequada na população idosa, de forma a promover um adequado estado nutricional.” Nesse sentido, foram fornecidas várias orientações, que não são diferentes das recomendações que já deviam ser genericamente seguidas pela população idosa, mas que ganham especial importância nesta altura.

Aleitamento materno

É uma dúvida legítima e que, aos poucos, começa a ser desmistificada, ainda que não haja grande evidência suficiente e inequívoca de que o novo coronavírus possa ser transmitido pelas mães com COVID-19 através do leito materno.

Existe um único estudo clínico disponível, ainda que com uma amostra bastante reduzida, que sugere a inexistência de transmissão vertical no período neonatal através da amamentação. Em consequência, a UNICEF, o Centro de Controlo e Prevenção da Doença (CDC) dos Estados Unidos e o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG) do Reino Unido referem que as mães infetadas ou sob investigação podem manter a amamentação desde que a situação clínica o permita.

Reforçar o sistema imunitário através da alimentação

O PNPAS refere que não existe informação científica suficiente sobre o assunto, pelo que não se conhece nenhum alimento específico ou suplemento alimentar que possa prevenir ou ajudar no tratamento da COVID-19.

Transmissão do novo coronavírus através dos alimentos

Neste tema, o PNPAS da DGS traz boas notícias ao mostrar que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não referem a existência, até ao momento, de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus.

Temas que ajudam a esclarecer dúvidas e a manter a serenidade em tempos mais conturbados.

Veja aqui o manual completo

Fontes

  1. DGS. “COVID-19. Alimentação”. Disponível em: https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19-Alimentac%CC%A7a%CC%83o-.pdf
  2. Nutrimento. “COVID-19 Orientações na área da Alimentação”. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/covid-19-orientacoes-na-area-da-alimentacao/
Veja também