Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
21 Ago, 2020 - 19:05

Calendário das frutas: entenda a sazonalidade dos alimentos

Nutricionista Inês Sanches

O calendário das frutas pretende dar a conhecer em que alturas do ano se deve dar preferência a determinadas frutas, em detrimento de outras.

calendário das frutas

É necessário entender o calendário das frutas para se poder fazer escolhas nos momentos acertados.

Comer alimentos dentro da época permite não só beneficiar de alimentos mais frescos e nutritivos, como promover também a produção local e proteger o ambiente, já que estes produtos não têm de viajar grandes distâncias até chegar ao destino final: o prato.

O que também beneficia com a escolha de alimentos nas épocas corretas é a sua carteira, pois os alimentos tendem a ter uma melhor relação qualidade-preço.

Conheça o calendário das frutas e descubra os melhores frutos que cada mês lhe pode oferecer.

Calendário das frutas: mês a mês

Cada estação e cada mês do ano tem as suas próprias características, o mesmo acontece com os alimentos que se desenvolvem em períodos específicos.

Faça esta viagem connosco e tire todas as suas dúvidas relativamente às frutas típicas de cada época.

1.

Janeira, Fevereiro e Março

vários tipos de citrinos

Estes são meses frios (principalmente janeiro e fevereiro) pelo que é essencial aumentar o consumo de vitamina C, já que esta vitamina tem um papel essencial na função imunitária. Os citrinos são bons alimentos para este reforço sazonal.

  • As frutas desta época são: amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, kiwi, laranja, limão, maçã, pera e tangerina
2.

Abril

taça com amoras

Abril é um mês de muita chuva mas o frio já se vai afastando. Apesar das condições climáticas serem diferentes, no calendário das frutas são poucas as alterações.

  • As frutas deste mês são: amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, laranja, limão, maçã, morango, nêspera e tangerina
3.

Maio

ananás descascado

É neste mês que surge a cereja, tão apreciada em Portugal.

  • As frutas deste mês são: alperce (2ª quinzena), amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, cereja (2ª quinzena), laranja, limão, morango e nêspera
4.

Junho

fatias de melão maduro

Em junho chega o verão e também muitas frutas no nosso calendário de produção nacional.

  • As frutas do mês de junho são: alperce, ameixa, amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, cereja, figo, framboesa, limão, melão, meloa, morango. Na 2ª quinzena do mês chega o mirtilo, pêra, pêssego e uva
5.

Julho

Coisas que não deve guardar no seu frigorífico: melancia

Julho é idêntico a junho, mas surge uma grande novidade: a melancia.

  • As restantes frutas do mês de julho são: alperce (1ª quinzena), ameixa, amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, cereja, figo, framboesa, limão, maçã (2ª quinzena), melancia, melão, meloa, mirtilo, morango, pêra, pêssego e uva
6.

Agosto

Cesto com morangos

Este é dos meses mais quentes do ano, onde o organismo necessita de mais água devido às perdas pelo calor. Optar por frutas com elevado teor de água é uma excelente opção.

  • As frutas da época do mês de agosto são: ameixa, amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, figo, framboesa, limão, maçã, melancia, melão, meloa, mirtilo, morango, pêra, pêssego e uva
7.

Setembro

panela com ameixas

É em setembro que chega a tão apreciada romã e diz-se adeus aos frutos vermelhos (exceto a amora).

  • As frutas da época em setembro são: ameixa, amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, figo, framboesa (1ª quinzena), limão, maçã, melancia, melão, meloa, pêra, pêssego, romã (2ª quinzena) e uva
8.

Outubro

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias: uvas

Para não ficar atrás dos anteriores meses, outubro também é significado de chegadas muito aguardadas: os dióspiros e a laranja.

  • As restantes frutas do mês são: ameixa (1ª quinzena), amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, dióspiros, laranja (2ª quinzena), limão, maçã, pêra, pêssego (1ª quinzena), romã, tangerina (2ª quinzena) e uva (1ª quinzena)
9.

Novembro e Dezembro

molho de kiwis

Em novembro o kiwi entra em cena e em dezembro vai embora o dióspiros e a romã. De resto, as frutas destes meses são quase as mesmas.

  • Consideram-se frutas da época: amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, dióspiros (apenas na 1ª quinzena de novembro), kiwi (a partir da 2ª quinzena de novembro), laranja, limão, maçã, pera, romã (até à 1ª quinzena de dezembro), e tangerina

Fontes

O calendário das frutas aqui apresentado teve por base o Calendário de Produção Nacional do livro “Alimentação Inteligente – Coma melhor, poupe mais”, produzido no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Veja também