Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
06 Jul, 2020 - 11:09

4 truques para amadurecer a fruta verde mais rapidamente

Nutricionista Rita Lima

Se comprar e consumir a fruta verde também o incomoda, descubra alguns truques para amadurecer a fruta verde mais rapidamente.

Amadurecer a fruta verde mais rapidamente: prato com variedade de frutas em cima de mesa da cozinha

Com certeza já foi ao super / hipermercado e deparou-se com fruta verde à venda.

Na verdade, e apesar de, muitas vezes, não ser do agrado do consumidor, esta é uma das medidas que as grandes superfícies e cadeias comerciais utilizam para reduzir o desperdício alimentar associado ao transporte da fruta e ao tempo que esta irá passar na superfície comercial até ser comprada.

Isto porque, se a fruta já estiver madura no momento da colheita, torna-se mais sensível à temperatura, exposição solar, humidade e “agressões” físicas que pode sofrer durante o transporte, resultando em fruta apodrecida que já não pode ser vendida ao consumidor.

Assim sendo, conhecer alguns truques para amadurecer a fruta verde mais rapidamente é algo bastante útil, não só por questões organoléticas, mas também nutricionais, em particular no que diz respeito aos compostos com atividade antioxidante que são proporcionais ao estado de maturação do fruto (1).

Não obstante, importa relembrar a importância de escolher os alimentos frescos e em boas condições no momento da compra, de forma a evitar o seu apodrecimento precoce e consequente desperdício. 

4 truques para amadurecer a fruta verde mais rapidamente

1.

Juntar a fruta verde com frutas libertadoras de etileno

Cesto com peras em cima de mesa de madeira

Ora, um dos truques mais comuns para acelerar o amadurecimento da fruta verde é colocá-la junto a outras frutas que libertam mais etileno, uma hormona vegetal que promove / acelera a maturação dos frutos.

Com efeito, existem frutas que libertam mais etileno gasoso e outras que, por sua vez, são mais sensíveis à ação desta hormona. Assim sendo, se juntar frutas que libertam mais etileno com frutas mais sensíveis à sua ação, irá potenciar o amadurecimento destas últimas.

Dentro das frutas que libertam mais etileno destacam-se a banana, a maçã, a pera, o kiwi, a manga e a nectarina.

A nível das frutas mais sensíveis ao etileno, e que por isso irão amadurecer mais facilmente, estão o abacate, as uvas, a melancia e o limão. Além destes, também a banana e a maçã, apesar de serem dos maiores produtores, são frutos sensíveis à ação deste composto.

Importa ainda referir que este fator é válido para o armazenamento da fruta à temperatura ambiente ou no frigorífico, visto que o etileno é libertado mesmo a temperaturas mais baixas.

Já frutos como o ananás, as laranjas e os frutos vermelhos, não são muito sensíveis à ação do etileno, e, por isso, o facto de estarem junto com outras frutas não potencia o seu amadurecimento.

Além do etileno, parecem existir outras hormonas produzidas pelos frutos intervêm também no processo de amadurecimento, como o ácido abscísico e a auxina.

Por esse motivo, apesar de ser útil para acelerar o amadurecimento da fruta verde, deve vigiar regularmente a evolução das restantes frutas, de modo a não provocar o apodrecimento e o consequente desperdício das mesmas (2).

Fruta junta amadurece mais rápido: variedade de frutas e legumes em cima de mesa
Veja também Fact-check: fruta junta amadurece mais rápido?
2.

Manter a fruta verde dentro de um saco fechado

Fruta e legumes em sacos plásticos

Outro truque para acelerar o amadurecimento da fruta verde é manter a fruta fechada dentro de um saco de pano ou plástico (idealmente com furos) ou num recipiente tapado.

Isto porque, a ausência de uma circulação ativa de oxigénio permite concentrar o etileno libertado num pequeno espaço, potenciando a sua ação sob a fruta verde.

Isto é particularmente relevante para bananas e maçãs, visto que além de serem grandes produtoras de etileno são também sensíveis à sua ação (3).

3.

Armazenas a fruta verde à temperatura ambiente, fora do frigorífico

Prato com frutas e legumes em cima de mesa

É sabido que temperaturas mais baixas aumentam o tempo de vida dos alimentos, não só devido à menor contaminação por microrganismos causadores de deterioração e sua multiplicação, mas, no caso da fruta, também devido à diminuição da produção de etileno e à inativação de enzimas a baixas temperaturas.

Assim, se colocar a fruta verde no frigorífico, esta vai permanecer verde durante mais tempo, enquanto à temperatura ambiente irá amadurecer de forma mais rápida.

No entanto, importa salientar que quando armazena a fruta a baixas temperaturas (em particular no congelador), se voltar depois a colocar à temperatura ambiente, a produção de etileno fica potenciada, alterando também a textura original e organolética da fruta (2, 3).

4.

Cortar a fruta a meio ou em fatias

Mulher a cortar maçã em tábua de madeira

A produção de etileno pela fruta é influenciada por vários fatores, incluindo stress ou “agressão” física, como um corte.

Por esse motivo, frutas cortadas (ex. banana, maçã, melão ou melancia abertos ao meio) irão produzir mais etileno e amadurecer mais facilmente, sendo válido para a própria fruta como para outras que estejam em contacto.

Claro que é importante relembrar que em algumas frutas vai começar a notar sinais de oxidação que se traduzem pelo escurecimento da fruta na zona exposta, devendo retirar essa parte no momento do consumo (4).

Fontes

  1. S Y Wang et al, 2010. “Antioxidant Activity in Fruits and Leaves of Blackberry, Raspberry, and Strawberry Varies With Cultivar and Developmental Stage”. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10691606/
  2. UCSD. (n.d.). “Ethylene in Fruits and Vegetables”. https://ucsdcommunityhealth.org/wp-content/uploads/2017/09/ethylene.pdf
  3. Kamaljit Moirangthem et al, 2018. “How Do Fruits Ripen?”. https://kids.frontiersin.org/article/10.3389/frym.2018.00016
  4. H. Hyodo et al, 1984. “Wound-Induced Ethylene Production and its Control in the Mesocarp Tissue of Winter Squash Fruit”. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-009-6178-4_12

Veja também