Nutricionista Ângela Fiúza da Rocha
Nutricionista Ângela Fiúza da Rocha
24 Mar, 2017 - 18:13

Alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Nutricionista Ângela Fiúza da Rocha

A educação alimentar das crianças deve começar desde cedo. Conheça os alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida.

Alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida
O artigo continua após o anúncio

Chegada a fase da diversificação alimentar, geralmente aos 6 meses de vida, os pais devem estar cientes de que existem alguns alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida.

Alguns devem ser limitados e outros até mesmo eliminados, de forma a garantir uma vida saudável.

Alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

É importante que retenha que, o primeiro ano de vida, constitui uma importante janela de oportunidade para a criação de hábitos alimentares saudáveis.

Ao fim do primeiro ano de vida, as crianças começam a tornar-se ligeiramente mais autónomas pela curiosidade de experimentarem novos sabores.

Cabe a si, enquanto mãe ou pai, saber selecionar os alimentos que o seu bebé pode consumir e perceber os sinais que ele lhe dá quando introduz um novo alimento.

Existem alimentos que parecem inofensivos, óptimos para as crianças mas, na realidade, são um veneno e podem pôr em causa a saúde e o bem estar do seu filho.

Assim sendo, descubra agora quais os alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida do seu bebé, e os alimentos que não lhe de ve apresentar para ele comer.

1. Açúcar

açúca e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

O açúcar é um aditivo alimentar, associado ao aumento da prevalência de excesso de peso e diabetes, e ainda um efeito cariogénico, ou seja, favorece o aparecimento de cáries nos dentes

2. Alimentos com potencial alergénico

frutos vermelhos e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Devido ao seu potencial alergénico são alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida os amendoins, leite de vaca, mariscos, kiwi, frutos vermelhos e, em alguns casos a clara de ovo.

O artigo continua após o anúncio

Assim sendo, só é recomendada a introdução destes alimentos, após os 12 meses de vida.

3. Amendoim

amendoim alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

O amendoim pode conter aflatoxina, uma micotoxina produzida por um fungo que cresce nas condições em que as oleaginosas são cultivadas,  gerando um enorme risco de intoxicação.

4. Biscoitos/Bolachas

bolachas e biscoitos e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Industrializados, ricos em gorduras trans, glutamato, corantes, açúcares e ingredientes transgénicos, as bolachas são, não só, um alimento proibido antes do primeiro ano de vida, como também deveriam ser para todas as faixas etárias.

5. Cafeína

cha verde

A cafeína é estimulante, provoca dilatação dos vasos sanguíneos, aumenta a circulação, acelera os batimentos cardíacos e a atividade cerebral.

Nenhuma criança deverá consumir produtos alimentares com cafeína, tais como: chá verde, chá preto, chá mate, chocolates, café e refrigerantes.

6. Chocolate

chocolate e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Mais uma vez, devido à sua concentração de açúcar, o chocolate e as bebidas achocolatadas são totalmente desaconselhadas nesta idade.

Além deste componente, contém também cafeína e elevado teor de gordura, podendo causar alergias e problemas gastrointestinais.

7. Enchidos

enchidos e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Ricos em gordura, sódio, corantes e conservantes e nitratos, os emchidos são carentes a nível de valor nutricional, pelo que salsichas, salames, mortadelas, presuntos, devem ser eliminados da alimentação do bebé.

O artigo continua após o anúncio

8. Mel

mel e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Com elevado teor de açúcar, o mel é um alimento proibido antes do primeiro ano de vida, por questões de segurança microbiológica. Pode estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo.

Além disso, uma vez que a imunidade da criança não está totalmente formada, há maior risco de alergia.

9. Sal

sal e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

O sal é um aditivo alimentar, que não deve ser incluído na alimentação da criança no primeiro ano de vida.

Já se deve assumir que o sal presente nos alimentos é o suficiente para as necessidades da criança, sendo importante não sobrecarregar o sistema renal da criança, que ainda está em fase de maturação.

Uma vez que, no primeiro ano de vida, a criança está a tentar adquirir hábitos alimentares saudáveis, não é de todo uma estratégia, adicionar o sal aos legumes e outros alimentos, pois altera a sua palatabilidade.

10. Sumos naturais de fruta e Refrigerantes

sumo de laranja e alimentos proibidos antes do primeiro ano de vida

Os sumos naturais de fruta, como por exemplo o sumo de laranja natural não é uma boa forma de hidratação para o seu bebé, pois tem uma elevada osmolalidade, acidez, tem um efeito laxante, provoca a diminuição do apetite e provoca cáries dentárias.

Já os refrigerantes são desaconselhados em qualquer idade por serem uma fonte de açúcar, cafeína e aditivos químicos que, a longo prazo, podem causar lesão na mucosa estomacal e alguma irritabilidade intestinal. A curto prazo ainda reduzem a absorção do ferro após as refeições.

Veja também: