Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
22 Mar, 2017 - 12:36

Quando introduzir fruta na alimentação do bebé?

Nutricionista Inês Sanches

A fruta é dos primeiros alimentos a ser introduzido na alimentação da criança. Mas sabe quando introduzir fruta na alimentação do bebé? Descubra neste artigo.

Quando introduzir fruta na alimentação do bebé?

A alimentação nos primeiros anos de vida tem uma importância fundamental no crescimento e desenvolvimento do bebé.

Todo este novo processo deve ser realizado de uma forma harmoniosa e toda a família deve ter uma alimentação saudável para ajudar a criança a crescer num ambiente de boas escolhas alimentares.

Começando pelos primeiros alimentos, sabe quando introduzir fruta na alimentação do bebé? Se não sabe, leia este artigo. Vamos explicar-lhe tudo e responder a esta pergunta.

Diversificação alimentar na criança

O leite materno exclusivo satisfaz as necessidades da criança apenas nos primeiros meses de vida, normalmente entre os 4 e 6 meses. Após este período, é necessário dar a conhecer outros alimentos que vão ajudar a fornecer nutrientes importantes ao desenvolvimento da criança.

Os primeiros alimentos a introduzir na alimentação do bebé, normalmente, são a sopa de legumes ou a farinha láctea/ não láctea. Mas a fruta também pode ser das primeiras opções, ficando isso ao critério da equipa de pediatra.

Outra das funções da introdução de fruta na alimentação do bebé relaciona-se com a sua capacidade de regular o sistema digestivo do bebé.

No início da diversificação alimentar pode acontecer que o intestino fique mais preso, e a fruta vai ajudar a melhorar esta situação por ser rica em fibras.

> Veja mais sobre a alimentação do bebé por idade.

Quando introduzir fruta na alimentação do bebé?

banana e quando introduzir fruta na alimentação do bebé

A fruta pode ser inserida na alimentação do bebé no período compreendido entre as 4 a os 6 meses, e sempre dependendo das necessidades nutricionais do bebé em questão.

As primeiras frutas a considerar são as que as famílias consomem com mais frequência, normalmente a maçã, pêra e a banana. Além disso são também menos alergénicos.

A introdução de uma nova fruta deve ser a cada 3 dias para se ver a reação da criança à mesma. Além disso é importante que se acostume aos novos paladares e às novas consistências dos alimentos que não está habituado a comer.

Apenas por volta dos 6 meses de idade é que a criança deve contactar com os frutos ricos em vitamina C, como por exemplo a laranja, a tangerina, a clementina.

Quanto aos frutos tropicais, nomeadamente a manga, pêra abacate ou papaia, a sua introdução será a partir do 7º mês.

Que frutos evitar durante o primeiro ano de vida?

morangos e quando introduzir fruta na alimentação do bebé

Existem certos frutos que devem ser evitados durante o primeiro ano de vida, como é o caso dos morangos, das amoras, do kiwi e do maracujá.

Todos estes alimentos são considerados potencialmente alergénicos e por isso mesmo devem ser introduzidos com mais cautela para evitar reações adversas nas crianças.

Recomendações na hora da refeição

puré de fruta e quando introduzir fruta na alimentação do bebé

A fruta nunca deve ser dada em substituição de uma refeição, apenas como sobremesa no final da sopa de legumes, da papa ou do leite materno.

A fruta pode ser crua esmagada, ralada ou cozida e não deve ser adicionado qualquer açúcar. Devem-se escolher as versões mais maduras da fruta e antes de servir o ideal é retirar a casca.

Quando introduzidas devem ser ao natural, ou seja, preparadas na hora e sem recorrer a embalagens e alimentos industrializados em boiões. Os produtos comerciais funcionam apenas como recurso em caso de necessidade e a alternativa mais adequada é a que não tem adição de açúcar.

À medida que o bebé se habitua à fruta que lhe foi introduzida, a consistências das papas de fruta devem começar a ganhar consistência, até para a criança aprender a mastigar e conhecer diferentes texturas.

Qual o puré de fruta ideal para a primeira experiência do bebé?

pêra e quando introduzir fruta na alimentação do bebé

A pêra é um excelente primeiro alimento para o bebé, assim como é um dos mais seguros e mais adequado para o organismo da criança. Por isso, o puré de pêra tem tudo para ser o mais indicado para a primeira experiência.

Veja também: