Nutricionista Margarida Beja
Nutricionista Margarida Beja
16 Fev, 2018 - 16:13

Alimentação e tiroide: a importância de comer bem na regulação desta glândula

Nutricionista Margarida Beja

O bom funcionamento da tiróide depende de uma alimentação saudável e equilibrada. Nutrientes como o iodo, o selénio e o zinco devem estar assegurados.

mulher a comer frutos secos após o treino

No que toca a alimentação e tiroide, mais do que manter o esquema de medicação prevista, caso exista, uma alimentação cuidada e adaptada às necessidades individuais deve ser tida em conta sempre, de forma a promover um bom estado nutricional, evitar carências e sintomas e melhorar a sua saúde.

Alimentação e tiroide: nutrientes importantes

Alimentos ricos em cálcio: leite, queijo, peixe

Todos os nutrientes são cruciais para o bom funcionamento do organismo, no entanto, neste caso específico, alguns nutrientes são particularmente importantes, nomeadamente:

  • Iodo: o iodo é um micronutriente essencial no funcionamento da tiroide – estudos feitos indicam que deficiência de iodo pode estar, inclusive, na origem do aparecimento desta doença. Sal iodado, peixes, ovos e lacticínios são fontes importantes deste nutriente.
  • Selénio: com uma ação antioxidante no organismo, o selénio protege a sua tiroide da ação dos radicais livres. Pode encontrá-lo em frutos secos, leguminosas, peixes gordos como o atum e a sardinha, e nos ovos.
  • Zinco: é um importante micronutriente no funcionamento da tiroide, conhecido por ativar as hormonas que esta glândula produz.
  • Vitamina Dde extrema importância ao nível do sistema imunitário, é muito difícil obter a quantidade necessária através da alimentação. Alie uma boa alimentação à exposição solar frequente (com a devida proteção) e considere com o seu médico ou nutricionista a toma de suplementação.

Alimentação e tiroide: o que evitar

brocolos beneficios

Goitrogénios são compostos existentes em alguns alimentos que interferem negativamente com o funcionamento da tiroide. Alimentos com estes compostos devem ser evitados, especialmente quando existe deficiência de iodo:

Consumo de alimentos com glúten

Alguns estudos falam da restrição de glúten nestes casos, no entanto, esta recomendação deve ser avaliada de caso para caso. Isto prende-se com o facto do hipotiroidismo ter uma origem auto-imune em alguns casos e pessoas com doenças com esta etiologia têm maior probabilidade de desenvolver outras doenças auto-imunes.

Assim sendo, a abolição do glúten é recomendada em algumas situações, nomeadamente quando já está diagnosticada doença celíaca (que é comum em pessoas com hipotiroidismo). Deverá ainda evitar alimentos processados, álcool e cafeína.

Alimentação vegetariana

Ainda com necessidade de maior investigação neste campo, alguns estudos indicam que uma alimentação vegetariana ou um padrão alimentar com menos consumo de carne pode revelar-se benéfico na evolução de algumas doenças da tiroide nomeadamente no hipotiroidismo. Se consome carne regularmente, diminua as quantidades e frequência com que o faz e opte por carnes brancas e confeções com pouca adição de gordura.

Alimentação e tiroide: gestão de Peso

dia mundial da obesidade em cima da balanca

A tiroide é responsável por regular o metabolismo corporal, crescimento, temperatura e os nossos níveis de energia. Uma alteração na mesma pode implicar uma dificuldade na gestão dos mecanismos mencionados, nomeadamente ao nível do peso.

1.

Hipertiroidismo

hipertiroidismo, que pode estar associado a várias condições na tiroide, caracteriza-se por uma maior dificuldade em ganhar peso.

Nestes casos, o ajuste de medicação e uma nutrição adequada são fundamentais para evitar perder peso de forma drástica. O consumo de alimentos protetores, referidos anteriormente, evita e atrasa a destruição da tiroide já que o hipertiroidismo é muitas vezes resultado do aparecimento de algumas doenças autoimunes.

2.

Hipotiroidismo

No caso do hipotiroidismo, a tiroide não produz hormonas suficientes, originando diversos sintomas como cansaço, perda de cabelo, sensação de frio, ganho de peso fácil, depressão entre muitos outros.

No hipotiroidismo, existe uma diminuição significativa do metabolismo pelo que existe uma grande possibilidade de ganhar peso e dificuldade em perdê-lo. Principalmente neste caso, o controlo alimentar, assim como a prática regular de atividade física tornam-se fundamentais, sempre com monitorização profissional e acompanhamento médico.

No que diz respeito às dificuldades na gestão de peso, deve consultar um nutricionista já que as recomendações devem ser personalizadas e adaptadas a cada caso. Pela complexidade da doença e dos sintomas presentes, várias pessoas podem reagir de formas diferentes a padrões alimentares semelhantes e não existe nenhuma dieta fixa para nenhuma condição específica ao nível da tiroide.

consultar um nutricionista para ser mais saudável
Veja também 6 motivos para consultar um nutricionista quando tem dúvidas sobre alimentação

Nota final

Como foi referido, cada caso é um caso e um acompanhamento personalizado torna-se essencial, nomeadamente quando se fala em alimentação e tiroide.

Consulte um nutricionista de forma a obter o apoio que necessita, adaptado às suas necessidades, condição clínica e objetivos.

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