Frutas e legumes: deve consumi-los crus ou cozinhados?

Devemos consumir a fruta e legumes cozinhados ou é preferível ingerir os alimentos ao natural? Fique a conhecer como tirar partido do melhor destes alimentos.

Frutas e legumes: deve consumi-los crus ou cozinhados?
Saiba se deve ou não confecionar estes alimentos.

Como já é sabido, as frutas e legumes devem ser consumidos diariamente por serem alimentos ricos em fibra vitaminas, minerais. Conforme se pode observar na Roda dos Alimentos, devem ser consumidas duas a três porções de cada um destes dois grupos de alimentos, o que pode acarretar várias vantagens para o organismo, tais como:

Geralmente existe a percepção de que o ideal é consumir estes alimentos em cru. Será verdade? Frutas e legumes, crus ou cozinhados, o importante é saber escolher.

Frutas e legumes para comer em cru


frutas e legumes e morangos

A verdade é que a maior parte das frutas e legumes devem ser consumidos crus. Existem alguns nutrientes que, quando cozinhados, acabam por ser degradados. Desse modo, esses alimentos terão os seus benefícios nutricionais comprometidos, pelo que o ideal é consumi-los ao natural. Neste grupo de alimentos consideramos grande parte das frutas e dos legumes, podendo considerar os seguintes exemplos:

No caso de alguns destes legumes não serem agradáveis para si de comer crus, ao invés de os cozer completamente, procure cozinhar levemente a vapor ou salteados com um fio de azeite.

Perante o consumo destes alimentos em cru, aconselha-se especial cuidado com o nível da higiene e segurança alimentar. Neste sentido, procure lavar sempre os alimentos antes de os ingerir, mesmo que os vá descascar.

Frutas e legumes para comer cozinhados


frutas e legumes em caixas

Contrariamente ao que acontece nos alimentos já referidos, existem alguns cujos benefícios para a nossa saúde são potenciados se forem cozinhados. Neste caso, as versões cozidas destas frutas e legumes são digeridas mais facilmente e tornam alguns nutrientes, como certos antioxidantes, mais biodisponíveis, isto é, são melhor absorvidos pelo organismo. Tenha em conta os seguintes alimentos, que devem ser consumidos cozidos:

Apesar das vantagens que estes alimentos apresentam ao serem consumidos cozidos, é importante ter em conta o modo de preparação. Cozer os alimentos em água abundante retira grande parte dos nutrientes dos mesmos, pelo que se aconselha que opte por cozê-los a vapor.

Alguns nutrientes, como o licopeno (presente no tomate, por exemplo) e o betacaroteno (presente na cenoura, por exemplo) são melhor absorvidos pelo nosso organismo quando associados a algum tipo de gordura. Temperar estes alimentos com azeite extra-virgem (em cru) é uma boa opção.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.