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Batata-doce: 14 benefícios do consumo deste alimento

A batata-doce é um tubérculo com algumas variedades do seu tipo, sendo a cor da pele e da polpa variáveis, apresentando vários benefícios para a saúde.

Batata-doce: 14 benefícios do consumo deste alimento
Descubra todos os segredos da batata-doce

Se para alguns, a batata-doce ainda não faz parte da lista de compras, para outros, já dispensa apresentação e já nem existe espaço na dieta para outro tipo de batata.
 
Com efeito, nos últimos anos, multiplicaram-se o número receitas que usam este alimento como ingrediente, assim como o número de profissionais de saúde que recomenda a sua inclusão na rotina alimentar.
 
batata-doce é, botanicamente, um tubérculo proveniente de uma planta rasteira, cultivada pelos povos indígenas da América do Sul e Central. Existem diversas variedades de batata-doce (aproximadamente 400), sendo que a cor tanto da pele como da polpa pode variar entre o branco, o amarelo, o laranja, o rosa e o roxo.

Apesar da grande maioria destas variedades se apresentarem sob a forma clássica da batata, curta e arredondada, é também comum encontrar variedades com uma forma mais alongada e cónica.

As suas principais características diferenciadoras são o seu sabor adocicado e as suas cores vivas. 

14 Benefícios da batata-doce


1. Proteção antioxidante

batata doce protetor antioxidante

Pela sua riqueza em vitamina C e E, betacaroteno e antocianinas, a batata-doce é um poderoso antioxidante, sendo essencial no combate aos radicais livres e ao stress oxidativo, provocado pelo stress do dia-a-dia, poluição, tabaco, exposição solar e radiação UV.

A intensidade da cor batata-doce é diretamente proporcional ao nível de betacaroteno que esta possui. O maior conteúdo de antioxidantes encontra-se na casca da batata-doce. Todavia, uma vez que a casca é também rica em glicoalcalóides, compostos que afetam o sistema nervoso central e podem provocar danos hemorrágicos, modere o seu consumo.

2. Fortalecimento do sistema imunológico

Por ser rica em vitaminas A e C, eleva as nossas defesas, garantindo um sistema imunológico forte.

3. Regulação da glicemia

batata doce medicao da glicemia

Devido ao seu menor índice glicémico quando comparado com a batata branca, é uma excelente opção para diabéticos.

No entanto, importa salientar que o método de confeção também influência o índice glicémico. Como tal, prefira métodos culinários como a cozer, preferencialmente, a vapor, ou assar com pouca gordura, recorrendo sempre que possível ao azeite extra virgem, uma gordura saudável que ajudará a aumentar a absorção das vitaminas lipossolúveis pelo organismo.

Saiba mais aqui acerca da relação entre a batata-doce e diabetes >>

4. Anti-inflamatório natural

Por ser rica em beta-criptoxantina, é um alimento altamente anti-inflamatório. Este tipo de alimentos é fundamental na alimentação de doentes com artrite reumatóide, por exemplo.

5. Perda de peso

batata doce perda de peso

Devido ao seu elevado teor de fibra e em hidratos de carbono complexos, a batata-doce é um aliado para quem deseja emagrecer, visto que diminui o apetite, promove uma saciedade mais duradoura (diminuindo a ingestão alimentar) e estimula o funcionamento do trânsito intestinal.

6. Desintoxicação do organismo

A batata-doce ajuda a desintoxicar o organismo dos perigos de metais pesados como cádmio, arsénico e mercúrio.

7. Ganho de massa muscular

batata doce aumento da massa muscular

Ao fornecer energia de forma lenta para o treino, potencia a queima de gordura e promove o aumento de massa muscular.

Para além disso, promove energia do início ao final do treino. Deve ser sempre acompanhada de proteínas magras.

8. Protecção do estômago

batata doce mulher com dor no estomago

Pela riqueza das vitaminas A e B, potássio e betacaroteno, a batata-doce funciona como um calmante, prevenindo e atuando sobre úlceras gástricas.

9. Riqueza em betacaroteno

Ricas em betacaroteno, são as melhores amigas de uma pele bonita. Mesmo no que diz respeito a processos de cicatrização. Mantenha-as por perto.

10. Saúde oftalmológica

batata doce sauda oftalmologica

São também uma excelente fonte de vitamina A, responsável pela proteção córnea e bom funcionamento da retina e, por isso, fundamental para a boa saúde dos olhos.

11. Regularização da tensão arterial

É um excelente aliado para a regularização da tensão arterial, especialmente se cozida.

12. Proteção anti-envelhecimento

batata doce mulher com rugas na testa

Devido ao elevado teor em vitamina A, promove a manutenção de uma pele jovem e saudável, prevenindo o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.

13. Propriedades calmantes

É um ótimo calmante natural, visto que é fonte de magnésio, um mineral anti-stress. Promove o relaxamento e a melhoria do humor, essenciais para o bem-estar total do organismo.

14. Propriedades energéticas

batata doce mulher no ginasio

Para atletas, profissionais ou recreativos, é um ótimo alimento para incluir na refeição pré-treino, pois é um excelente fornecedor de energia e liberta a glicose de forma lenta e faseada, mantendo o organismo alimentado durante todo o treino.

Além disso, é também um excelente aliado na prevenção de cãibras.

8 tipos de receitas com batata-doce


muffins de batata doce

São várias as receitas que podem ajudar a introduzir este tubérculo na sua alimentação. Com ervas aromáticas, em puré ou até em doces, o consumo moderado de batata-doce pode trazer todos estes benefícios. Veja agora algumas das nossas receitas com batata-doce. 

 

Informação nutricional da batata-doce


batata-doce

Cada 100g de batata-doce fornece, em média:
  • Valor energético: 118 Kcal
  • Proteína: 1 g
  • Hidratos de carbono: 28 g
  • Lípidos: quantidades vestigiais
  • Fibra: 2,7g

Relativamente a micronutrientes, é uma fonte abundante vitamina A, E, C e do complexo B, além de minerais como o magnésiocálcioferropotássio e fósforo.

Além das propriedades já referidas, é ainda rica em betacarotenos, que se refletem na coloração amarelada da mesma.

O betacaroteno, uma forma de pró-vitamina A, juntamente com as antocianinas, conferem à batata-doce um poder antioxidante fundamental no combate aos radicais livres e ao stress oxidativo, provocado pelo stress do dia-a-dia, poluição, tabaco, exposição solar e raios UV.

Assim, e apesar de parecer um pouco contraditório que a batata-doce seja rica em vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A e a vitamina E, quando, simultaneamente, apresenta quantidades vestigiais de gordura, a verdade é que este paradigma existe mesmo e já foi demonstrado cientificamente.

No entanto, importa desmistificar a ideia errada de que a batata-doce é menos calórica do que a comum, pois caloricamente falando, as duas são muito semelhantes.

Portanto, não há margem para dúvidas: quando comparamos entre batata-doce e batata branca, verificamos que a batata doce é de uma riqueza nutricional muito superior.

Saiba mais aqui sobre batata-doce: valor nutricional e benefícios >>

Batata-doce vs Batata branca


batata doce e batata branca

De facto, apesar de ser chamada batata-doce, não se deixe enganar pelo nome, porque a verdade é que este tipo de batata é realmente mais interessante do ponto de vista nutricional do que a batata branca.

Ao contrário da batata tradicional, a batata-doce possui na sua composição hidratos de carbono complexos, ou seja, de absorção lenta.

Este tipo de hidratos de carbono promove uma libertação gradual de insulina para o sangue, evitando a criação de um pico insulínico.

Desta forma, os hidratos de carbono complexos permitem um fornecimento contínuo de energia ao organismo, o qual é importante para regular os níveis de saciedade e impedir picos de fome, promovendo uma melhor gestão energética.

Além disso, como a batata-doce não tem um impacto tão abrupto na libertação de insulina, os hidratos de carbono não se vão transformar em gordura tão facilmente.

Consequentemente, a batata-doce possui um índice glicémico muito inferior à batata branca. O índice glicémico reflete o impacto provocado por determinado alimento na glicemia (açúcar no sangue) e, por isso, quanto menor for, melhor (embora algumas ocasiões específicas como o período pós treino sejam uma exceção).

Saiba mais aqui sobre batata-doce vs batata branca >>

Alguns cuidados a ter com a batata-doce


Se não for praticante de atividade física e ultrapassar as doses diárias recomendadas, a batata-doce pode levar a um aumento de peso.

Evite consumi-la frita, evitando assim o aumento do teor de gordura na sua confecção.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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