Alimentos ricos em colagénio que deve consumir diariamente

Sabia que existem alimentos ricos em colagénio e que os devia incluir diariamente na sua alimentação? Saiba porquê!

Alimentos ricos em colagénio que deve consumir diariamente
O colagénio é uma proteína essencial para o organismo, nomeadamente para a saúde da pele.

O colagénio é a proteína mais abundante no corpo humano, estando responsável por uma grande parte das propriedades físicas. Encontra-se nos ossos, músculos, pele e tendões, assumindo-se como um dos elementos-chave da saúde humana.

O colagénio diminui com a idade, sendo o sinal mais evidente as características rugas e a falta de elasticidade da pele que começa a aparecer com a idade. Para minimizar estes efeitos, ingerir alimentos ricos em colagénio pode ser uma solução.

Importância do colagénio para a saúde


alimentos ricos em colagenio e saude

O colagénio é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e funciona como uma ‘cola’ que une as diferentes células e tecidos, conferindo-lhes firmeza e elasticidade.

No entanto, a partir dos 30 anos de idade, a produção de colagénio começa a diminuir e iniciam-se os primeiros sinais de flacidez.

Benefícios do colagénio:

  • Melhora a sustentação e firmeza da pele;
  • Fortalece ossos, articulações, unhas e cabelos;
  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Previne o aparecimento de celulite e estrias;
  • Promove a saciedade, ajudando a emagrecer;

No caso específico da pele, das diversas causas que provocam o seu envelhecimento (externas ou internas), o sol, a poluição, o ser fumador(a), o estilo de vida, os hábitos alimentares (nutrição) são das mais importantes.

E é precisamente aqui que entram os alimentos ricos em colagénio, bons alimentos para a pele e aliados para retardar o envelhecimento dos tecidos do organismo em geral.

Alimentos ricos em colagénio


gelatina de morango

Os alimentos mais ricos em colagénio são as fontes de proteína de origem animal, nomeadamente a carne, tanto vermelha como a branca, o peixe e a gelatina, devendo ser consumidos diariamente.

No entanto, mesmo consumindo regularmente estes alimentos, apenas cerca de 1% do colagénio será absorvido pelo organismo. Todo o resto do colagénio presente no corpo é resultado da produção interna.

Para melhorar a absorção do colagénio presente nos alimentos, é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina C (como laranja, kiwi e abacaxi) na mesma refeição, pois eles potenciam a absorção desta proteína em cerca de 8 vezes, conferindo assim resultados melhores na redução da flacidez.

No entanto, importa referir que além dos alimentos ricos em colagénio existem outros alimentos, que por contribuírem para a produção desta proteína ou por minimizarem a sua degradação, estão também associados à saúde da pele.

Entre eles destacam-se:

1. Tomate, frutos vermelhos e beterraba

tomates

Pela sua riqueza em licopeno, um composto que diminui a degradação do colagénio.

2. Alho, salsa, cebola

dentes de alho

Estes alimentos têm em comum a riqueza em enxofre, que contribui para uma maior produção de colagénio.

3. Frutos secos, sementes e peixe gordo

frutos secos variados

Os frutos secos, sementes e o peixe gordo, pelo seu teor em ómega 3, também contribuem para aumentar a produção de colagénio.

Além disso, pelas suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a travar as perdas de colagénio.

4. Lacticínios e claras de ovo

lacticinios variados

Devido ao seu teor em lisina e prolina, constituintes fundamentais do colagénio, os lacticínios e as claras de ovo são também muito importantes para a saúde dos tecidos.

5. Romãs

roma aberta

Pela presença de ácido elágico, a romã contribui para os ciclos de renovação do colagénio.

6. Batata-doce, cenoura, meloa

batata doce em rodelas

Pelo seu teor em vitamina A, estes alimentos ajudam também a estimular a produção de colagénio.

7. Aveia

aveia e mirtilos

A aveia é rica em silício, um sal mineral que atua nas vias de formação de colagénio, e o seu efeito antioxidante neutraliza radicais livres, previne o envelhecimento e otimiza a hidratação da pele.

Suplementação com colagénio hidrolisado


suplementacao com colagenio

Além dos alimentos ricos em colagénio já mencionados, existe também a possibilidade de suplementação nesta proteína.

O colagénio hidrolisado é a forma mais comum de suplementação, sendo totalmente absorvido pelo organismo. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 9g de colagénio por dia para indivíduos adultos, principalmente a partir dos 50 anos.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.

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