Os 10 melhores alimentos anti-inflamatórios: reforce o seu sistema imunitário

Da lista de alimentos anti-inflamatórios fazem parte alimentos de vários grupos. O chocolate negro, os frutos vermelhos e os cogumelos são alguns deles.

Os 10 melhores alimentos anti-inflamatórios: reforce o seu sistema imunitário
Conheça o nosso top 10 dos alimentos certos para reforçar o seu sistema imunitário.

Existem alimentos que podem ajudar o organismo a combater a inflamação, são os chamados alimentos anti-inflamatórios.

A inflamação é resposta natural do sistema imunitário contra as agressões. É um mecanismo que tanto ser bom como mau, isto é: por um lado, ajuda o organismo a defender-se de infeções e lesões; mas por outro, a inflamação crónica pode levar ao ganho de peso e à doença.

Acumular um estilo de vida sedentário, alimentos não saudáveis e stress podem tornar esse risco ainda pior. Neste artigo, damos a conhecer uma lista de alimentos com propriedades anti-inflamatórias. Fique connosco e descubra-os a todos.

Top 10 alimentos anti-inflamatórios


1. Frutos vermelhos

alimentos anti inflamatorios e frutos vermelhos

Os frutos vermelhos (morangos, amoras, framboesas, mirtilos, etc) são frutos pequenos mas cheios de fibras, vitaminas e minerais.

Possuem uma grande quantidade de antioxidantes, conhecidos como antocianinas. Estes compostos têm efeitos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e ainda melhoram o sistema imunitário.

2. Peixes gordos

salmao cru e alface

Atum, salmão, sardinha, arenque são algumas dos melhores peixes fornecedores de ácidos gordos ómega-3, além de serem fonte de proteína.

Os ácidos gordos essenciais, especialmente os ómega-3, fazem parte do grupo de melhores anti-inflamatórios. Vários estudos mostraram que o ómega-3 reduz a inflamação e pode ajudar a reduzir o risco de doenças crónicas, tais como doenças cardíacas, doenças renais, diabetes, cancro e artrite.

3. Brócolos

brocolos e mesa de madeira

Além de extremamente nutritivo, o brócolo faz parte da lista de melhores alimentos anti-inflamatórios. Possui antioxidantes, vitaminas, flavonóides e carotenóides, substancias que trabalham juntas para diminuir o stress oxidativo e ajudam a combater a inflamação crónica e o risco de desenvolver cancro.

4. Abacate

abacate dividido em dois

O abacate possui um alto teor de gorduras monoinsaturadas, de potássio, magnésio e fibra, mas não só. No seu interior podemos encontrar carotenóides e tocoferóis, substâncias relacionadas com a redução do risco de desenvolver cancro.

Adicionar uma fatia de abacate em comidas combinadas, como hambúrgueres, pode ser benéfico, pois os níveis de marcadores inflamatórios podem aparecer em menores quantidades do que quando a comida combinada não possui esta fruta.

5. Chá verde

cha verde

Que o chá verde é uma das melhores bebidas que mais benefícios nos traz, já todos sabíamos. Mas parece que esta bebida também tem um efeito anti-inflamatório, ajudando a diminuir doenças cardíacas, cancro, doença de Alzheimer e obesidade. Estas propriedades devem-se à presença de catequinas, substâncias com um poder antioxidante muito forte.

6. Pimentos

pimentos de tres qualidades

Os pimentos são dos alimentos que mais vitamina C apresentam na sua constituição, a par de antioxidante, ambos com efeitos anti-inflamatórios. Estes alimentos são também fornecedores de quercetina, uma substancia com propriedades farmacológicas tais como anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-histamínicas e anti carcinogénicas.

7. Cogumelos

cogumelos frescos

Existem milhares de variedades de cogumelos em todo o mundo, mas apenas algumas delas são comestíveis e comercializadas. São um alimento interessante do ponto de vista nutricional, uma vez que possuem poucas calorias mas são fonte de vitaminas, principalmente do complexo B, e minerais, como o selénio e o cobre. Também contêm lectinas, fenóis e outras substâncias anti-inflamatórias.

Os cogumelos, no entanto, não devem ser muito cozinhados, uma vez que os compostos anti-inflamatórios sofrem uma ligeira redução com o tempo de cozedura.

8. Curcuma

curcuma

A curcuma é uma especiaria com um sabor forte e terroso que é frequentemente usado em pratos com caril e outros tipos de pratos indianos.

Encontra-se entre os principais alimentos anti-inflamatórios por ser uma fonte de curcumina, um poderoso nutriente anti-inflamatório. Comer pimenta preta com açafrão pode melhorar significativamente a absorção de curcumina.

9. Chocolate negro

chocolate preto

O chocolate negro além de delicioso também traz algumas vantagens. Na sua composição existem antioxidantes que reduzem a inflamação, reduzem o risco de doença e levam a um envelhecimento mais saudável.

São os flavonóides os responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios do chocolate e por manter as células endoteliais das artérias saudáveis. Mas é importante referir que o chocolate negro deve ter, no mínimo, 70% de cacau para que os benefícios sejam mais evidentes.

10. Tomate

tomate

O tomate é dos melhores alimentos que podemos comer. É fonte de vitamina C, potássio e licopeno, um antioxidante com propriedades inflamatórias impressionantes. O licopeno pode ser particularmente importante na redução de compostos pró-inflamatórios relacionados a vários tipos de cancro.

As fontes naturais de licopeno reduzem em maior quantidade a inflamação do que os suplementos que possuem esta substância. Desta forma, o ideal é consumir tomate e os produtos do tomate.

Cozinhar os tomates em azeite pode maximizar a quantidade de licopeno que é absorvida, isto porque o licopeno é um carotenóide melhor absorvido quando há um pouco de gordura na refeição.

Nota final…


Mesmo níveis baixos de inflamação crónica podem levar à doença. Faça o seu melhor para manter a inflamação controlada, e agora que já conhece os melhores alimentos anti-inflamatórios, insira-os na sua alimentação.

Veja também:

Cofidis