Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
27 Fev, 2020 - 12:22

Os diferentes tipos de pelos dos cães e cuidados a ter

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Conhece os diferentes tipos de pelos dos cães? A pelagem do seu melhor amigo requer vários cuidados que variam conforme o seu tipo de pelo.

Tipos de pelos dos cães: o que saber

Quem é tutor de um cão sabe que, muitas vezes, o pelo pode ser um grande problema. Todos os cães perdem pelo e isso faz parte de um processo natural. No entanto, quando a sua casa está cheia de pelo, isto pode tornar-se uma grande dor de cabeça. Conhecer os diferentes tipos de pelos dos cães pode ajudá-lo a controlar essa situação.

Porque é que os cães perdem pelo?

A perda de pelo faz parte de um processo natural de envelhecimento, sendo que enquanto uns pelos envelhecem, morrem e caem, outros novos nascem para os substituir. Por isso é que, mesmo havendo uma grande perda de pelo, muitas vezes não é percetível no animal.

Também é normal que em certas alturas do ano haja maior queda de pelo nos cães, como é o caso da altura de primavera e outono, em que ocorre uma substituição de pelagem, preparando o animal para as temperaturas mais frias ou quentes.

No entanto, as falhas de pelo no cão podem ocorrer, por várias razões, normalmente patológicas e que necessitam de avaliação e tratamento. O que acontece nessas situações é que a queda de pelo, independentemente da causa, é maior do que o seu nascimento.

A queda de pelo, apesar de ser natural, pode ser mais acentuada em alguns cães do que em outros. À parte de problemas patológicos, a queda de pelo pode ser influenciada por vários fatores como a sua alimentação, stress, e os diferentes tipos de pelos dos cães.

Diferentes tipos de pelos dos cães e cuidados a ter

Existem vários tipos de pelos dos cães e cada um merece cuidados diferentes e especiais. Alguns cães apresentam pelo curto, outros pelo comprido, enquanto outros ainda podem ter pelo duplo. Dentro destas variedades ainda existem também alguns subtipos.

Pelos longos

Cão está mais parado do que o habitual: sintomas a estar atento

De entre os tipos de pelos dos cães, os pelos longos são os que mais trabalho dão aos tutores, pois o tempo que deve ser dedicado a cuidar desta pelagem é maior.

Cães com pelo longo são fáceis de identificar, pois o seu pelo é visualmente comprido, e os seus pelos vão caindo ao longo de todo ano. Os pelos compridos podem ser lisos ou encaracolados.

Pelos lisos

Uma das raças mais conhecidas que apresentam este tipo de pelo são os Yorkshire terrier. Estes cães têm um pelo muito fino e liso que embaraça facilmente e, portanto, acaba por ser dos tipos de pelos que necessitam de maior manutenção.

Em casa, é necessário uma escovagem preferencialmente diária, no limite três vezes por semana. Pode utilizar produtos próprios para cães que ajudam a desembaraçar os nós, muito frequentes neste tipo de pelo.

À parte da escovagem constante, é importante que o seu pelo seja aparado ou tosquiado para se manter saudável, brilhante e pouco embaraçado, levando a que o cão esteja também mais higiénico.

Um grande problema deste tipo de pelo é que embaraça facilmente e como é comprido acaba por “agarrar” com maior facilidade a sujidade, portanto pelo menos uma tosquia higiénica ou aparar à tesoura é aconselhável.

Os produtos como o champô e outros produtos que coloque no pelo do animal devem ser de boa qualidade e adequados para o seu tipo de pelo.

Outras raças que apresentam este tipo de pelo são os Galgo Afegão, Lhasa Apso, Bichon Maltês e o Shih Tzu.

Encaracolados ou frisados

Tipos de pelos de cães

Este é um dos tipos de pelos dos cães mais bonito e caraterístico, que é possível observar por exemplo na raça caniche e cães de água.

Este tipo de pelo cresce continuamente durante todo o ano, levando a que a tosquia seja essencial e frequente para manter o cão limpo e higiénico. Os banhos podem ser necessários com maior frequência pois este pelo tem tendência para sujar-se e ressecar com maior facilidade, sendo mais difícil retirar a sujidade sem banho.

A escovagem é também essencial para que o pelo não embarace, no entanto, a tosquia é sempre necessária. No banho utilize produtos próprios para hidratar o pelo do cão.

Pelo curto

saber como identificar que o cao esta com dor

O pelo curto liso é um dos tipos de pelos dos cães que menos preocupação dá aos tutores, portanto, cães com este tipo de pelo são preferidos por pessoas que têm pouco tempo disponível para cuidar do pelo do seu cão.

Estes cães não necessitam de escovagens muito frequentes, no entanto, tal como todos os outros cães perdem pelo, e uma boa escovagem de vez em quando é boa para retirar todo o pelo morto, especialmente em alturas de mudança de estação, pois são pelos que se agarram facilmente aos tecidos.

As escovas mais indicadas para este tipo de pelo são as de borracha ou pentes para evitar magoar o cão. As cardadeiras não são de todo aconselhadas para este tipo de pelo.

Os banhos também não são tão necessários como em raças de pelos mais longos. Exemplares desta raça são os galgos, beagle, Pug e Rotweiller.

Pelo duro

Tipos de pelos dos caes: Schanauzer

O pelo duro ou “pelo de arame” é assim denominado devido à sua textura alta e áspera, que faz lembrar um arame. Um exemplar com este tipo de pelo é o Schanauzer.

Pelo duplo

epilepsia em caes em que consiste

Os cães com pelo duplo têm duas camadas de pelo: uma visível e outra por debaixo dessa ( o sub-pelo). Por norma a pelagem superior é mais áspera e o sub-pelo é mais suave e tem como função proteger o cão das temperaturas extremas.

Estes cães, por apresentarem uma pelagem densa devem ser escovados várias vezes com escovas tipo cardadeiras para remover o pelo morto. A necessidade de tosquia é variável, sendo que a maioria do pelo morto consegue ser removido apenas com uma boa escovagem.

Exemplos desta raça são os Pastores Alemães e os Husky Siberianos.

Fontes

Alopecia in Animals (Hair loss) – MSD Veterinary Manual. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/integumentary-system/integumentary-system-introduction/alopecia-in-animals

Veja também