Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
02 Abr, 2019 - 11:00

Pastor Alemão: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mónica Carvalho

O Pastor Alemão é admirado por muitos, pelas suas capacidades de força, destreza, inteligência, elegância e pela sua postura simpática e afável.

pastor alemão deitado na relva

O Pastor Alemão é uma raça que está sempre em alerta e que defende o dono furiosamente ao menor sinal de perigo, o que demonstra bem as suas características mais aguerridas e que o levam a ser utilizado, muitas vezes, como cão polícia.

Com isto é errado pensar que é um cão agressivo, dado que o comportamento mais assertivo apenas será despoletado quando necessário e treinado para tal.

Caraterísticas gerais do PASTOR ALEMÃO

grupoGrupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieiros Suíços)
Finalidade: cão de pastoreio e cão polícia
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: Alemanha
portePorte: grande
Altura: de 55cm a 65cm
pesoPeso ideal: de 22kg a 40kg
corCor: preto com manchas de castanho ou caju ou preto ou cinzento sombreado
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 14 anos
preçoPreço médio: de 300€ a 500€

Caraterísticas específicas do PASTOR ALEMÃO

Esta raça mostra a sua força física através de um porte imponente, mas muito elegante, onde é fácil perceber a facilidade de rapidez e mobilidade com que se desloca. Além disso, tem um excelente faro, sendo extremamente importante tanto para localizar um bandido ou uma criança perdida, como para descobrir estupefacientes ocultos.

rating 4Energia
rating 5Inteligência
rating 4Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 5Queda de pelo
rating 4Tendência para problemas de saúde
rating 5Facilidade de aprendizagem
rating 5Socialização com crianças
rating 1Socialização com estranhos
rating 3Socialização com cães
rating 3Socialização com gatos

Fases da vida do PASTOR ALEMÃO

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
1 – 24 meses24 meses – 10 anos10 – 14 anos

Físico do PASTOR ALEMÃO

pastor alemão deitado na relva

A testa do Pastor Alemão é algo saliente, mas não tira destaque ao olhar escuro, mas sempre em alerta.

As orelhas começam por aparentar-se caídas, mas após o crescimento ficam bem eretas e esticadas, para ativar os seus mecanismos de perceção.

Com o pescoço robusto e musculado, um peito profundo e dorso firme, o Pastor Alemão tem uma silhueta harmoniosa, assente em membros fortes.

Temperamento do PASTOR ALEMÃO

Sendo um cão de ação, o Pastor Alemão tem muita energia e, para gastá-la, necessita de exercícios diários, caso contrário o tédio e a inatividade levam a problemas de comportamento, como mastigação, escavação e latidos.

Apesar de muito inteligente, focado e dedicado, é um cão muito calmo junto da família e de outros animais domésticos, adorando receber carinhos e elogios, dado que é uma raça mais de defesa do que de ataque.

O treino e ensino estão muito facilitados pela elevada capacidade de aprendizagem de truques, comandos básicos ou avançados.

Problemas de Saúde do PASTOR ALEMÃO

OssosDisplasia coxofemoral

Cuidados a ter com o PASTOR ALEMÃO

PeloEscovar duas a três vezes por semana

Origem do PASTOR ALEMÃO

A raça deve a sua atual aparência ao paciente trabalho de seleção realizado pelo capitão Max von Stephantiz, que, no séc. XIX, decidiu cruzar várias raças de cães pastores para criar um novo cão dotado do máximo de qualidades.

O criador Von Stephanitz receou que alguns dos traços das características desta raça lhe dessem má reputação, então, decidiu implementar um sistema de controlo rigoroso de qualidade, com a realização de inúmeros testes de inteligência, temperamento, capacidade atlética e boa saúde de cada animal.

Se inicialmente o pastoreio era a sua única função, rapidamente se percebeu que o Pastor Alemão poderia ser benéfico em muitas outras tarefas, nomeadamente como auxiliar de polícia ou cão militar.

Rapidamente, o Pastor Alemão ganhou notoriedade e popularidade, tornando-se naquela que é, provavelmente, a raça mais famosa em todo o mundo.

Curiosidades sobre o PASTOR ALEMÃO

Esta raça tem ainda assumido o papel de herói nacional e, após o ataque terrorista ao World Trade Center, em 2001, os Pastores Alemães foram os cães de busca e salvamento utilizados para encontrar sobrevivente.

A sua mordida tem uma força de 104 quilogramas.

Adolf Hitler era um grande admirador da raça, possuindo uma fêmea de Pastor Alemão, levando-a consigo para o bunker onde se refugiou.

Os alemães treinavam intensamente Pastores Alemães numa escola especial, pois acreditavam que a raça poderia ajudá-los a vencer a guerra.

O presidente Herbert Hoover bem como agradecer ter chegado à presidência dos EUA ao seu Pastor Alemão, King Tut, visto que os seus níveis de popularidade e acessibilidade subiram imenso graças ao cão que foi uma peça imprescindível nesta campanha.

Conheça mais raças de cães: