Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
27 Set, 2020 - 12:00

Beagle: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

O Beagle é um cão alegre e extremamente dócil, sendo por isso um ótimo cão de companhia, apesar da sua utilização primordial ter sido a caça.

beagle

Há muito que a raça Beagle faz parte das famílias, quer pelo seu tamanho, o que o torna num bom cão de apartamento, quer pela sua natureza feliz e determinada.

Geralmente os esforços que mais provam a sua teimosia são revelados no momento da refeição, pois os Beagles tudo fazem para alertar que está na hora de alimentar o estômago. Estes cães adoram comer! Mesmo o que não devem, é por isso, extremamente importante ter cuidado com o que fica ao seu alcance, ou pode ter sérios problemas.

Esta determinação relaciona-se com a sua origem. Os Beagles nasceram para caçar, sendo muitas vezes descritos como “nariz com quatro patas”, tal é o seu faro apurado, que o levará até onde ele quiser, mesmo longe de casa. Assim, é necessário ter cuidado com os passeios sem trela.

Outra caraterística específica desta raça é que é um raça extremamente vocal e com um latido caraterístico como um uivar. Aliás, o nome da raça advém de uma palavra francesa que era utilizada para denominar estes cães “begles” que é uma expressão que significa “boca aberta”.

Caraterísticas gerais do BEAGLE

grupoGrupo: Grupo 6 – Cães de Levante e Corso e raças semelhantes
Finalidade: cão de caça
Ambiente ideal: apartamento
origemPaís de Origem: Inglaterra
portePorte: pequeno
Altura: de 33cm a 39cm
pesoPeso ideal: de 9kg a 13kg
corCor: tricolor com uma sela preta, pernas brancas, peito, barriga, e uma ponta branca na cauda, e castanho na cabeça e em torno da sela; bicolor de cores vermelho e branco manchado pela face, pescoço, pernas e ponta da cauda
lifeEsperança Média de Vida: entre 13 a 16 anos
preçoPreço médio: de 400€ a 800€

Caraterísticas específicas do BEAGLE

Os Beagle são extremamente inteligente, e por isso, aprendem muito rapidamente qualquer coisa que lhes queira ensinar, no entanto, cansam-se facilmente, e portanto deve sempre tentar tornar as atividades o mais divertidas possível.

Se procura um cão para conviver com crianças o Beagle é o ideal. Para além de serem extremamente dóceis são cães com muita paciência e muita energia, talvez devido à sua origem de caçador. Esta raça, apesar de não ser muito grande, precisa de fazer pelo menos 2 horas diárias de exercício.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 3Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 5Socialização com crianças
rating 4Socialização com estranhos
rating 5Socialização com cães
rating 3Socialização com gatos

Fases da vida do BEAGLE

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 6 meses6 meses – 11 anos11 – 16 anos

Físico do BEAGLE

cão beagle no jardim

O físico de um cão Beagle apresenta uma cabeça de comprimento moderado, ligeiramente mais estreita nas fêmeas, orelhas longas, de pontas arredondas e olhos castanhos e grandes, conferindo-lhes expressões bastante divertidas.

É um animal pequeno, mas de cauda forte e focinho empinado. A sua cauda tem sempre que ter a ponta branca, se não não é considerado de raça.

Temperamento do BEAGLE

A raça Beagle é conhecida por ser muito ativa e inteligente, que se aborrece se não for estimulada, pelo que esta energia frenética deve ser estimulada com longos passeios diários, em locais onde o cão possa correr à vontade, e se possível ocupar o cão com jogos interativos, de forma a cansá-lo não só fisicamente como mentalmente.

Um dos piores vícios desta raça é “comer tudo”. Cuidado com os chinelos, sapatos, comandos… Qualquer coisa que lhes caiba na boca é passível de ser roída. Dê-lhe bastante brinquedos apropriados para horas de entretenimento para não sofrer com surpresas desagradáveis ao chegar a casa.

É também provável que tente comer tudo o que vir no chão e nunca fique satisfeito com a quantidade de comida que lhe dá. mas cuidado, não se deixe enganar, deve ter bastante cuidado com a quantidade de comida para evitar problemas como a obesidade.

Problemas de Saúde do BEAGLE

OssosDoença do disco intervertebral; Displasia coxo-femoral
OlhosAtrofia Progressiva da Retina e Glaucoma

Cuidados a ter com o BEAGLE

PeloEscovar semanalmente para retirar os pelos mortos; nos períodos de maior queda de pelo, deverá ser um processo diário
OrelhasLimpe sempre com algodão
UnhasAparar a cada duas semanas
DentesEscovar duas a três vezes por semana

Origem do BEAGLE

A raça Beagle é originária da Inglaterra, nomeadamente final de séc. XV, altura em que estes cães eram juntos em matilhas de caça mantidas pela aristocracia rural para caçar veados e lebres.

O nome tem origem numa palavra celta que significa pequeno, mas há também que o associe à origem francesa de “boca aberta” ou “boca alta”, dada a tendência deste animal em ladrar incessantemente quando encontra algo do seu interesse.

Os Beagles descendem da raça Foxhound e Bloodhound e foram inicialmente criados para a caça de coelhos e lebres. 

Curiosidades sobre o BEAGLE

Nos EUA, estes cães são usados para detetar odores suspeitos nos aeroportos, pois possuem um faro apuradíssimo e uma aparência simpática que não intimida.

O desenho animado Snoopy é inspirado na raça Beagle e, além do aspeto, a maior prova disso mesmo é a sua preocupação constante com a taça da comida vazia – lembre-se que eles adoram comer.

No século 18 foram criados os “beagles de bolso”, durante o reinado de Elisabete I, que também era uma grande apreciadora destes cães de raça beagle de menor tamanho que chegavam a caber dentro do bolso.

Conheça mais raças de cães: