Share the post "Refeições Detox: receitas e alimentos a incluir e a excluir"
As dietas e as refeições detox estão mais populares do que nunca. O principal objetivo deste tipo de intervenção a curto prazo é eliminar as toxinas nocivas do organismo, portanto, é uma dieta desintoxicante.
Para que servem as refeições detox?

Ao iniciar uma série de refeições detox está a fornecer os nutrientes necessários para melhorar a sua energia, o seu bem-estar e a sua saúde.
As refeições detox vão também ajudar a reeducar o organismo para o consumo de alimentos saudáveis e aumentar o aporte de nutrientes, a redução das dores de cabeça, enxaquecas, acne, retenção de líquidos, celulite e melhoria dos padrões de sono .
A escolha de alimentos com baixo valor calórico combate ainda a obstipação e a distensão abdominal, contribuindo para uma ligeira perda de peso, mas atenção que este não se trata de um método de emagrecimento nem este é um dos objetivos principais das dietas detox.
Qualquer pessoa pode beneficiar de uma dieta detox de vez em quando, no entanto, os indivíduos que têm um estilo de vida e de alimentação pouco regrado são os que podem beneficiar mais deste processo.
Mas tem que ter sempre presente algumas regras fundamentais: não comprometer o bom funcionamento do organismo nem afetar o metabolismo ou potenciar indirectamente outros problemas de saúde ou patologias.
Como fazer refeições detox
Para fazer refeições detox existem alimentos que deve preferir e outros evitar, assim como deve dar preferência a sopas, sumos, batidos e smoothies.
1. Alimentos a utilizar

Legumes e fruta são os principais alimentos utilizados nas refeições detox. Também os ácidos gordos e as proteínas são importantes e podem ser obtidos através de alimentos como frutos secos ou superalimentos. Gelatinas, iogurtes e queijos magros também podem ser incluídos, assim como a água e os chás.
As fontes de hidratos de carbono devem ser essencialmente a aveia, quinoa e batata-doce.
Os sumos, batidos e os smoothies são, geralmente, os alimentos preferidos nas dietas detox devido à sua facilidade de preparação. No entanto, deve-se evitar fazer longos períodos apenas com estas bebidas e quando se preparam devem ter os alimentos combinados na proporção certa.
2. Alimentos a excluir

Devem ser excluídos o leite com lactose, o pão e a massa, assim como os alimentos com glúten. Fritos e leguminosas são outros alimentos que não se inserem nos planos de desintoxicação do organismo. O arroz e o milho devem ser consumidos em doses reduzidas assim como a carne.
O café, as bebidas gaseificadas e os sumos embalados devem ficar fora da lista de opções.
3 Opções de refeições detox
Opção 1

- Sopa fria detox: abacate, pepino descascado, rúcula, alface romana, coentros, manjericão, água, sal e pimenta preta;
- Prato: salada de couve roxa e branca, cenoura, maçã e frango com molho de iogurte
- Sumo detox: verde cremoso (1 banana, 1 mão de espinafres, 1⁄2 abacate, sumo de 1⁄2 lima, 200 ml de água).
Opção 2

- Sopa quente detox: cebola, cenoura, aipo, alho, água, salsa, alho francês, espinafres, sal e pimenta, azeite;
- Prato: quinoa de pato (cozer o pato e cozer a quinoa na água do pato, desfiar o pato, misturar com quinoa e levar ao forno com um pouco da água da cozedura);
- Sumo detox: 1 beterraba, 1 banana, 50gr framboesas, 1 colher de sobremesa de cânhamo, 200 ml de água.
Opção 3

- Sopa fria detox: pepino, pimento amarelo, couve sem talos, aipo, manjericão, sumo limão, abacate, água, sal e pimenta;
- Prato: esparguete verde de frango (frango, cebola, feijão verde, esparguete integral e molho tahine);
- Sumo detox: 1 mão de espinafres, 2 peras maduras, ½ de 1 courgette, sumo de ½ lima, 200 ml de chá verde.
Nota importante…
O ideal será não iniciar este tipo de dieta sem aconselhamento profissional. Se procurar um profissional habilitado, este vai encontrar um plano mais adequado às suas características e necessidades.