Nutricionista Hugo Canelas
Nutricionista Hugo Canelas
27 Ago, 2019 - 17:28

Fact check: sumos detox, uma opção realmente saudável?

Nutricionista Hugo Canelas

As dietas detox continuam a ser as dietas para perder peso rapidamente mais populares. Perceba se na sua base, os sumos detox, são realmente seguros.

Mulher a fazer sumos detox
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As dietas líquidas – geralmente à base de sumos detox – envolvem consumir apenas líquidos, habitualmente sumos obtidos de vegetais, frutas ou uma mistura dos dois, numa tentativa de perda de peso rápido e desintoxicação do corpo.

A maior parte das toxinas são provenientes de excessos alimentares, ingestão de bebidas alcoólicas e stress, entre outras (1).

Como estas dietas são bastante restritivas em termos de grupos alimentares e calorias, o cepticismo no seio da comunidade científica relativamente à segurança para a saúde é cada vez maior, especialmente em relação aos alegados benefícios.

Neste artigo discutimos os possíveis riscos e eventuais benefícios dos sumos detox.

Potenciais benefícios dos sumos detox

sumos detox sumos de frutas e vegetais

Os defensores deste método de perda de peso referem como potenciais benefícios:

  • As frutas e vegetais serem ricos em vitaminas e minerais e, portanto, a ingestão destes sumos pode contribuir com nutrientes extra no organismo para melhorar a saúde geral;
  • Os sumos detox serem ricos em compostos anti-inflamatórios que podem estimular o sistema imune e ajudar as pessoas a sentir-se com mais energia;
  • A ideia de que os sumos detox têm a capacidade de potenciar a libertação das toxinas do organismo (embora raramente sejam explicados os mecanismos do ponto de vista científico);
  • Os sumos poderem ajudar a melhorar a função gastrointestinal devido ao elevado conteúdo enzimático.
  • Perda de peso acentuada nas primeiras semanas, associada a valores energéticos muito baixos e depleção dos níveis de glicogénio;
  • Auxílio na perda de líquidos se a retenção existir devido á depleção das reservas de glicogénio.

No entanto, a maioria desses potenciais benefícios não é apoiada por evidência científica (1, 2).

Potenciais riscos dos sumos detox

mulher a beber sumos detox

Os riscos associados aos sumos detox estão já confirmados, apoiados na evidência científica (1, 2, 3):

  • Ingerir grandes quantidades de sumos detox pode comprometer a saúde renal: o elevado conteúdo de oxalatos pode conduzir à formação de cálculos (pedras) renais e culminar em falência renal aguda;
  • Certos alimentos dos sumos detox podem interferir com a biodisponibilidade de medicamentos que poderão interferir com as suas concentrações;
  • O valor energético das dietas líquidas é bastante baixo, podendo algumas atingir as 400 kcal por dia. A perda de peso pode ser rápida (até 21 kg em 14 semanas) mas a suspensão da intervenção gera rápidas recuperações ponderais, que não são travadas com restrição energética nem prática de atividade física;
  • Se estes sumos não forem pasteurizados, há risco de contaminação alimentar que é especialmente perigosa em jovens adultos, pessoas mais velhas ou para aqueles com um sistema imune mais debilitado;
  • Algumas dietas líquidas incluem laxantes como forma de potenciar a perda de peso. Esta prática pode conduzir a um tipo de malnutrição associada à mal absorção de macro e micronutrientes, água e eletrólitos comprometendo o estado nutricional;
  • baixo consumo energético a longo prazo pode ter impacto no metabolismo basal e taxa de massa isenta de gordura, facilitando o processo de re-ganho de peso;
  • Carência de proteínas e vitaminas, o desequilíbrio dos eletrólitos (iões), acumulação de ácido láctico no corpo e, mesmo, a morte, em caso de restrição calórica prolongada no tempo;
  • Como os comportamentos alimentares compensatórios tendem a ser maiores após a ingestão de alimentos líquidos devido ao seu potencial saciante, a tendência é comer mais e pior após a toma de sumos detox;
  • processamento de frutas e vegetais diminui o seu conteúdo original em fibras, cuja função benéfica foi comprovada no risco de desenvolver obesidade e diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro;
  • baixo conteúdo em fibras obtido no produto final – se extraído apenas o sumo – pode afetar a capacidade saciante do alimento, principalmente porque a viscosidade das fibras atrasa o esvaziamento gástrico e promove uma melhor digestão e absorção dos nutrientes.

Independentemente da popularidade deste tipo de dietas, não foram encontradas diferenças na perda de peso ao ano, comparativamente às abordagens tradicionais (restrição contínua).

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Além disso, apesar da perda de peso inicial ser bem maior (14 a 21 kg em 11 a 14 semanas), um aumento de peso após a cessação da intervenção que não parece ser atenuado com estratégias de alteração de estilos de vida (3).

Por último, é importante referir que o nosso organismo já dispõe de mecanismos internos de desintoxicação (fígado, rins e sistema linfático) que, quando bem tratados, são perfeitamente capazes de eliminar os compostos tóxicos através das fezes, urina e suor.

Conclusão

Os sumos detox são um tema controverso na comunidade científica já que se apresentam como opções de perda de peso rápida a curto prazo que podem ter um impacto muito negativo na saúde geral a longo prazo.

A evidência que aponta para os seus benefícios é escassa e não constitui uma base sólida para se introduzir este tipo de programas na alimentação.

Caso queira experimentar esta prática como forma de perder algum peso de forma rápida, aconselhe-se com o seu médico de forma a assegurar-se que não apresenta nenhum fator de risco que predisponha para o dano renal.

Aconselhe-se ainda com o seu nutricionista e cumpra as recomendações de tempo durante o qual é seguro seguir uma dieta detox sem correr nenhum dos riscos acima mencionados.

Veja também

Fontes

1. Obert, J. et al. (2017). Popular Weight Loss Strategies: a Review of Four Weight Loss Techniques. Disponível em: 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29124370 
2. Nall, R. (2018). What are the pros and cons of a cleanse juice? Disponível em:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/323136.php 
3. NIH. (2013). Managing Overweight and Obesity in Adults: Systematic Evidence Review from the Obesity Expert Panel. Disponível em: 
https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/managing-overweight-obesity-in-adults 

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