Prof. Francisco Torres
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08 Jan, 2018 - 17:03

Como queimar gordura abdominal: factos importantes a saber

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Quer saber como queimar gordura abdominal de forma eficiente? Chega de sessões intermináveis de abdominais e siga as dicas que lhe damos em seguida.

Como queimar gordura abdominal: factos importantes a saber
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Quer perder a tão desejada gordura abdominal e insiste em continuar a fazer abdominais intermináveis na esperança de abater a camada de gordura que possui na barriga? Este artigo é para si.

Se quer saber como queimar gordura abdominal, precisa de saber mais do que apenas uma boa rotina de exercícios de abdominais. Para conseguir diminuir a insistente camada de gordura que protege os seus abdominais, vai necessitar de um conjunto de medidas que irão atuar em sinergia e assim fazer com que consiga atingir o seu objetivo: exibir os abdominais.

Treino cardiovascular, nutrição, treino de força, são todos componentes que vai ter de incorporar na sua rotina de treino.

Como queimar gordura abdominal: dicas imprescindíveis

1. Mais massa muscular

como queimar gordura de abdominal e ganho de massa muscular

O treino de força representa um pilar fundamental no que respeita a queimar gordura abdominal. E não falamos apenas de exercícios para abdominais, mas sim de exercícios que dêm ênfase a massas musculares grandes, principalmente exercícios compostos.

A vantagem em fazer este tipo de exercícios reside no facto de ao trabalhar massas musculares grandes com movimentos compostos, irá aumentar o seu metabolismo, facto que irá conduzir a um aumento do dispêndio energético pós-treino com consequente queima de massa gorda em descanso.

Quando falamos em massas musculares grandes, referimo-nos a pernas, peito, costas e ombros, com movimentos compostos a serem os agachamentos, supino plano, remada com barra e press de ombros, respetivamente.

Aumentando a massa muscular, e sendo este um tecido metabolicamente muito ativo, irá assegurar que os seus músculos queimem calorias, ao invés de a gordura se depositar como reserva.

Ao realizar exercício cardiovascular (principalmente de alta intensidade), irá também aumentar o seu metabolismo e assegurar que o mesmo fica ativo por um período alargado de horas, comparativamente a exercício cardiovascular de intensidade moderada e continua (steady state).

Um mito a desmistificar é o facto de haver a crença popular que irá queimar gordura na zona abdominal se realizar exercícios abdominais. Este mito não passa exatamente disso, não sendo possível escolher o local de onde se vai tirar a gordura. Ao realizar exercícios abdominais irá estar a trabalhá-los, mas não vai eliminar a camada adiposa que se encontra por cima, indo então isto ao encontro do que foi acima referido: treino de força, massas musculares grandes, exercícios compostos e treino cardiovascular, juntos irão queimar massa gorda (os seus genes é que irão determinar de onde vai sair essa gordura), resultando então no começo do surgimento dos músculos abdominais.

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2. Enquadramento hormonal

testosterona

Sendo que pouco ou nada se pode fazer relativamente aos nossos genes, podemos sim controlar a nossa dieta e de certa maneira as nossas hormonas. A hormona mais importante para o desenvolvimento muscular é a testosterona, que é também responsável pela diminuição da massa gorda.

Por outro lado, os estrogénios estão associadas a características físicas e comportamentais que definem o género feminino, do cérebro à pele, passando pelos ossos e pela saúde vascular e sexual. São também responsáveis pela deposição de gordura pelo corpo (o que explica o porquê de as mulheres terem mais massa gorda que os homens).

Foque-se em aumentar naturalmente os níveis de testosterona através de rotinas de treino adequada. A forma mais natural de aumentar os níveis de hormonas anabólicas (nomeadamente a referida testosterona, responsável pelo aumento de massa muscular), é através de movimentos compostos que envolvam massas musculares grandes. Um treino de força é então, a melhor forma natural de aumentar os seus níveis de testosterona, mas é importante ressalvar que não é durante o treino propriamente dito que irá aumentar os níveis desta hormona, mas sim durante o descanso, dado que 70% da produção de testosterona dá-se enquanto dorme.

3. Nutrição

alimentacao equilibrada

Este é um ponto fundamental a ter em conta para saber como queimar gordura abdominal. Temos a famosa expressão “os abdominais são feitos na cozinha”, a qual não está muito longe da verdade. Contudo, a expressão mais adequada será “os abdominais são feitos no ginásio e revelados na cozinha” uma vez que sem a correta restrição calórica, os seus abdominais irão permanecer ocultos.

Assegure que ingere as quantidades adequadas de proteína, tentando assegurar que abastece o seu corpo com 20 a 30 gramas de proteína a cada refeição, para assegurar o correto aporte à sua massa muscular e aumentar o efeito térmico dos alimentos (responsável por cerca de 10% do gasto energético total ao longo do dia).

Tente ter uma noção do número de calorias que ingere diariamente, e desta média subtraia 300 calorias. Cortando ligeiramente no aporte calórico diário, juntando uma boa rotina de treino de força e apostando em atividades cardiovasculares (principalmente de alta intensidade), irá ver o seu objetivo mais perto.

Sendo este um artigo sobre como queimar gordura abdominal, não foi por acaso que não foi dada ênfase a exercícios abdominais. Estes são importantes no ganho de massa muscular local e no correto suporte da coluna e deverão ser incorporados na rotina de treino. Porém, não são os exercícios abdominais que irão fazer a diferença, mas sim os factos acima mencionados: treino de força e dieta.

Em suma

Ficou aqui com sugestões para saber como queimar gordura abdominal. Conjuge um bom plano de treino com exercícios compostos e massas musculares grandes, juntamente com um bom plano alimentar com uma reduzida restrição calórica e uma boa (e inteligente) rotina de exercícios cardiovasculares, e conseguirá atingir o seu objetivo.

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Antes de iniciar uma rotina de treino ou instaurar um plano alimentar, consulte um profissional de saúde para que este o possa auxiliar no correto planeamento das variáveis abordadas previamente.

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