Nutricionista Inês Sanches
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22 Out, 2019 - 17:00

Barriga inchada: 7 alimentos que estão a contribuir para este problema

Nutricionista Inês Sanches

A barriga inchada é desconfortável, principalmente quando não se sabe aquilo que a está a causar. O tipo de alimentação pode ser a causa deste problema.

Barriga inchada: 7 alimentos que estão a contribuir para este problema
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Sente que está com a barriga inchada, mas não comeu nada fora do normal? Talvez esteja a consumir regularmente um dos alimentos que indicamos abaixo e, por essa razão, a zona abdominal tem estado mais distendida que o normal.

Recorde-se que a barriga inchada é um problema que afeta grande parte da população e as causas podem ser de várias índoles, sendo uma delas, precisamente, a alimentação. Existem alguns alimentos que causam mais inchaço do que outros, e por isso devem ser evitados.

Isto porque muitos desses alimentos contêm nutrientes que o corpo não consegue digerir, seja por intolerância ao nutriente ou não (como é o caso da lactose) ou simplesmente porque a sua digestão leva a formação de mais gás.

Enumeramos, então, alguns alimentos que podem estar a contribuir para este problema.

7 Alimentos que contribuem para ter a barriga inchada

1. Vegetais crucíferos

barriga inchada

No grupo dos vegetais crucíferos estão inseridos os brócolos, a couve-flor, a couve e couve-de-bruxelas por exemplo. Estes alimentos são muito saudáveis, possuindo na sua constituição alguns nutrientes essenciais como fibra, vitamina C, vitamina K, ferro e potássio.

Mas nem tudo é positivo, estes vegetais também contém rafinose, um açúcar difícil de digerir pelo organismo, o que causa o aparecimento de gases e inchaço abdominal.

Assados ou cozidos a vapor, estes vegetais tornam-se mais facilmente digeríveis. Mas se preferir, pode optar por outras alternativas, como os espinafres, o pepino ou a curgete.

2. Bebidas gaseificadas

barriga inchada

As bebidas com gás são outra causa muito comum da barriga inchada, devido às quantidades elevadas de dióxido de carbono que possuem.

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Quando se ingere este tipo de bebidas, acaba-se sempre por engolir grandes quantidades desse gás, sendo que alguns deles ficam presos no sistema digestivo, o que pode causar inchaço e até cólicas.

Em vez de bebidas com gás, dê preferência a água, chás ou águas aromatizadas.

3. Leguminosas

leguminosas variadas

Os feijões, as ervilhas, as lentilhas, a soja: todos estes alimentos são ricos em fibras e proteínas, o que pode ter muitos benefícios, mas também os torna difíceis de absorver, obrigando as bactérias dos intestinos a entrar em acção, provocando gases que levam ao desconforto e inchaço abdominal.

Para evitar a barriga inchada, evite estes alimentos ou então prefira o feijão preto, cuja digestão é mais fácil, especialmente após demolhados.

4. Alimentos ricos em sódio

barriga inchada

A maioria das pessoas consome mais sal do que a quantidade diária recomendada. A reação natural do corpo quando se ingere muito sal é reter a água, originando a retenção de líquidos.

Alimentos embalados e processados, como sopas enlatadas, carnes processadas e molhos pré-fabricados, geralmente contêm grandes quantidades de sódio.

5. Laticínios

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O leite e os seus derivados são alimentos bastante nutritivos, sendo excelentes fontes de proteína e cálcio.

Há muitos produtos lácteos disponíveis, incluindo leite, queijo, queijo-creme, iogurte e manteiga, no entanto, grande parte da população não consegue decompor a lactose, o açúcar encontrado no leite.

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Para uma pessoa intolerante à lactose, os laticínios podem causar grandes problemas digestivos. Os sintomas incluem inchaço, formação de gases, cólicas e diarreia.

Se notar que depois de ingerir laticínios sente alguns desses sintomas, será melhor começar a optar por alimentos sem lactose.

6. Trigo

barriga inchada

O trigo tem sido altamente controverso nos últimos anos, principalmente porque contém uma proteína chamada glúten. Apesar da controvérsia, o trigo continua a ser bastante consumido, sendo presença assídua na maioria dos produtos de panificação.

Para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, o trigo causa grandes problemas digestivos. Isso inclui inchaço, gases, diarreia e dor de estômago.

Se sente que depois de comer trigo fica com a barriga inchada, saiba que existem muitas alternativas sem glúten, como aveia pura, quinoa ou a farinha de amêndoa.

7. Pastilhas elásticas

barriga inchada

As pastilhas elásticas possuem edulcorantes e adoçantes artificiais que são difíceis de digerir pelo organismo. O maltitol e o xilitol, presentes nas pastilhas elásticas sem açúcar, provocam inchaço na zona abdominal quando consumidos em grandes quantidades.

Além disso, ao mastigar as pastilhas pode-se ingerir mais ar que vai para o estômago, o que também contribui para o problema.

Se é daquelas pessoas que tem por hábito ter sempre uma pastilha elástica à mão, saiba que pode ser a causa da barriga inchada.

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