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Frutas e legumes da época: mais sabor, mais benefícios

Conhecer e consumir frutas e legumes da época representa inúmeras vantagens tanto para a saúde, como para a carteira e para o ambiente. É um dos principais pressupostos da alimentação sustentável.

 
Frutas e legumes da época: mais sabor, mais benefícios
Comer frutas e legumes no tempo certo ainda lhe permite poupar

Atualmente, graças ao avanço das tecnologias agrícolas e para fazer face às exigências da população mundial, tem-se acesso a quase todo o tipo de produtos, em particular, frutas e legumes durante o ano inteiro, mesmo que estejam fora da sua época normal de produção.

No entanto, este crescente desenvolvimento e intensificação da agricultura podem promover a perda nutricional dos alimentos. Como tal, deve dar preferência às frutas e legumes da época de modo a aproveitar também a melhor relação qualidade/preço.

Calendário de frutas da época


Para o ajudar a saber qual a melhor altura do ano para comer a sua fruta de eleição, elaboramos uma lista com a fruta da época de cada mês.

Calendário de frutas e legumes da época


fruta e legumes da epoca calendario

As frutas e legumes são os alimentos mais suscetíveis de serem consumidos fora de época. Como tal, deixamos-lhe, de seguida, um calendário para poder fazer melhor as suas escolhas de acordo com a sazonalidade dos produtos:

1. Janeiro

  • Fruta: Maçã, pera, limão, clementina, tangerina, laranjabananakiwi, ananás, noz e amêndoa.
  • Legumes: Beterraba, couve-de-bruxelas, couves de todas as cores, cenoura, raiz de aipo, chicória, acelga, espinafre, cogumelo, batata, cebolo, nabo, alho francês.

2. Fevereiro

  • Fruta: Maçã, pera, limão, clementina, tangerina, laranja, kiwi, banana, noz e amêndoa.
  • Legumes: Beterraba, couve-de-bruxelas, couves de todas as cores, cenoura, raiz de aipo, chicória, acelga, espinafre, cogumelo, batata, cebolo, nabo, alho francês, agrião.

3. Março

  • Fruta: Maçã, pera, kiwi, limão, banana, tangerina, laranja.
  • Legumes: Beterraba, couves de todas as cores, cenoura, chicória, acelga, espinafre, cogumelo, batata, cebolinho, cebolo, nabo, agrião, grelo, brócolo, pepino, alho-francês.

4. Abril

  • Fruta: Maçã, ananás, banana, ameixa, morangos, limão, laranja, nêspera.
  • Legumes: Couves de todas as cores, cenoura, chicória, acelga, espinafre, cogumelo, batatas, cebolinho, cebolo, agrião, grelo, brócolo, pepino, alho-francês, rabanete.

5. Maio

  • Fruta: Maçã, alperce, cereja, mirtilo, morango, limão, pêssego, laranja, nêspera.
  • Legumes: Espargo, rúcula, espinafre, cogumelo, batata, cebolo, agrião, grelo, brócolo, pepino, rabanete.

6. Junho

  • Fruta: Maçã, alperce, cereja, ameixa, figo, morango, mirtilo, amora, limão, pêssego, ananás, banana, laranja, nêspera, melão.
  • Legumes: Espargo, ervilha, cenoura novas, aipo, curgete, pepino, alface, rabanete, rúcula, espinafre, cebolo, nabo.

7. Julho

  • Fruta: Maçã, Pera, Alperce, cereja, ameixa, figo, morango, framboesa, limão, pêssego, laranja, melancia, melão.
  • Legumes: Alcachofra, feijão-verde, fava, beterraba, brócolo, cenoura, aipo, curgete, pepino, alho francês, alface, cogumelo, cebola, ervilha, batata novas, rabanete, rúcula, espinafre, cebolo, tomate.

8. Agosto

  • Fruta: Maçã, Banana, Pera, Alperce, cereja, ameixa, figo, morango, framboesa, amora, mirtilo, groselha, limão, pêssego, melancia, melão, uva.
  • Legumes: Alcachofra, feijão-verde, fava, beterraba, brócolo, cenoura, aipo, curgete, pepino, alho francês, alface, cogumelo, cebola, ervilha, rabanete, rúcula, espinafre, cebolo, tomate.

9. Setembro

  • Fruta: Alperce, ameixa, figo, damasco, romã, framboesa, amora, mirtilo, limão, pêssego, melancia, clementina, maçã, marmelo, uva.
  • Legumes: Alcachofra, feijão-verde, fava, beterraba, brócolo, cenoura, aipo, chicória, curgete, pepino, alho francês, alface, cogumelo, cebola, ervilhas, abóbora, rabanete, rúcula, espinafre, cebolo, tomate, milho, agrião.

10. Outubro

  • Fruta: Damasco, diospiro, romã, framboesa, castanha, noz, avelã, limão, pêssego, laranja, maçã, pera, marmelo, uva.
  • Legumes: Feijão-verde, fava, beterraba, brócolo, couve, raiz de aipo, chicória, curgete, pepino, alho francês, alface, cogumelo, cebola, abóbora, rabanete, rúcula, espinafre, cebolo, milho, agrião.

11. Novembro

  • Fruta: Damasco, diospiro, romã, framboesa, castanha, noz, avelã, limão, pêssego, laranja, maçã, pera, marmelo, kiwi.
  • Legumes: Beterraba, brócolo, couve-de-bruxelas, couve de vários tipos, raiz de aipo, chicória, curgete, alho francês, alface, cogumelo, cebola, batata, abóbora, espinafre, nabo, agrião.

12. Dezembro

  • Fruta: Damasco, diospiro, romã, framboesa, castanha, noz, avelã, limão, pêssego, laranja, maçã, pera, marmelo, kiwi.
  • Legumes: Alcachofra, beterraba, brócolo, couve-de-bruxelas, couve de vários tipos, raiz de aipo, chicória, alho francês, cogumelo, cebola, batata, abóbora, espinafre, nabo, agrião.

 

Importância dos produtos da época para o ambiente


frutas e legumes da epoca impacto ambiental

O consumo de produtos da época enquadra-se no conceito de alimentação sustentável, o qual surge da preocupação com as consequências negativas do sistema alimentar moderno no ambiente e na saúde.

Com efeito, diversos estudos têm sido feitos no sentido de avaliar o impacto ambiental da produção alimentar e, consequentemente, delinear as melhores estratégias para uma alimentação sustentável.

Nestes estudos, verificou-se que além da criação de gado, o sector da agricultura é um dos que contribui mais significativamente para a emissão global de gases com efeito de estufa.

Neste contexto, a alimentação sustentável apresenta-se como uma possível solução para alcançar um maior equilíbrio entre a produção alimentar, saúde e proteção ambiental.

Os produtos da época como não necessitam de tanto transporte nem métodos de conservação (utilizam menos cadeias de frio, menos conservantes, entre outros fatores), contribuem para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa.

Produtos da época e valor nutricional


frutas e legumes da epoca valor nutricional

Além da vertente ambiental, os produtos da época têm, geralmente, características nutricionais e organoléticas (sabor, odor, cor) superiores, precisamente devido ao menor processamento e transporte que sofrem.

Isto porque, como as frutas e os legumes começam a perder nutrientes logo após a colheita, quando são consumidos fora da sua época natural, passam muito tempo em transportes, câmaras frigoríficas e prateleiras, chegando a viajar de muito longe para chegar às nossas superfícies comerciais.

Além disso, como estes produtos são colhidos ainda verdes, amadurecem no caminho em vez de maturarem ao Sol. Desta forma, diminuem a sua riqueza em nutrientes e vitaminas.

Se forem de estufa, existe ainda a possibilidade de adição de substâncias tóxicas, nomeadamente pesticidas e fungicidas, que interferem com o valor nutricional do alimento.

Por último, outra vantagem dos produtos da época é o facto de estarem disponíveis a um preço mais acessível, mais uma vez devido ao menor custo de produção.

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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