Publicidade:

Como cozinhar quinoa? Descubra a melhor forma de o fazer

Não sabe como cozinhar quinoa? Não queremos que passe nem mais um dia sem experimentar este super cereal que está a apaixonar cada vez mais pessoas.

 
Como cozinhar quinoa? Descubra a melhor forma de o fazer
Descubra o segredo para preparar uma quinoa perfeita

Se quer saber como cozinhar quinoa de forma perfeita, este artigo é para si.

Considerada sagrada para a civilização Inca, a quinoa era conhecida como “a mãe de todos os grãos”, atualmente pode ainda considerar-se a “rainha” dos superalimentos, cada vez com mais adeptos. E é fácil de perceber o porquê.

É rica em vitaminas (nomeadamente do complexo B), minerais (como ferro, zinco, magnésio, fósforo, cobre, ácido fólico ou potássio, por exemplo), proteínas e fibras.

A quinoa é também um alimento baixo em calorias e sem glúten, o que faz dela um poderoso aliado para quem, por razões de saúde, necessita de fazer uma alimentação equilibrada, saudável e livre de glúten.

A quinoa tem ainda alguns benefícios, dos quais já aqui lhe falamos. A título de exemplo, o consumo de quinoa contribui para o melhor funcionamento do cérebro, ajuda a prevenir a osteoporose, atua como regulador hormonal (alivia os sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual, por exemplo) e é um poderoso aliado no combate à obesidade (já que prolonga a sensação de saciedade).

Benefícios não faltam e receitas também não. E a melhor parte é que pode incluir a quinoa nos mais variados pratos e/ou refeições. Sejam entradas, pratos de carne, peixe ou vegetarianos ou mesmo sobremesas, pode fazer de tudo um pouco com quinoa. Por isso o melhor mesmo é aprender a cozinhar a quinoa para poder tirar todo o partido deste “super cereal”.

Cozinhar quinoa: a receita


como cozinhar quinoa lavar quinoa

É mais simples do que possa pensar. Em boa verdade, só precisa de ter alguns cuidados ao preparar este cereal, para garantir que obtém a textura perfeita e o sabor ideal. Ora veja. 

– Modo de confecção –

  1. O primeiro passo é lavar a quinoa antes de cozinhar. Sempre! É imperativo. Coloque a quinoa numa taça com água – preferencialmente quente – durante alguns minutos (dois a três minutos) e ao fim desse tempo passe por água corrente.
  2. Depois, trate de cozer a quinoa. A regra manda que adicione duas medidas de água para uma de quinoa. Ou seja, se colocar uma chávena de quinoa, deve adicionar duas chávenas de água. Depois é só deixar cozinhar durante 15 a 20 minutos ou até a água evaporar. Tenha atenção para não deixar a quinoa cozinhar demasiado, ou vai ficar com uma consistência mole e empapada. Preste atenção ao aspeto da quinoa. Quando estiver transparente com uma linhas esbranquiçadas em torno do grão está cozida. Ainda assim, vá provando os grãos para garantir que obtém a consistência desejada.
  3. Depois de cozida, pode escorrer a quinoa para retirar o excesso de água.

– Dica –

E se quiser dar um toque mais pessoal, durante a cozedura pode temperar a gosto se preferir. Além disso, pode optar ainda por refogar ligeiramente a quinoa (depois de cozida) com pouco de azeite. Desta forma não só ganha mais sabor, como ainda obtém uma textura mais crocante.

O vídeo abaixo deixa-lhe ainda algumas dicas sobre a preparação da quinoa.


Veja também:

Priscilla Fortinho Priscilla Fortinho

Graduada em Comunicação Social, optou por trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais cor, sabor, bem-estar e criatividade.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].