Sumos de fruta refrescantes by Vanessa alfaro

O consumo de fruta diariamente é fundamental para o bom funcionamento do organismo e ainda pode ser a chave para combater o desejo de doces.

Sumos de fruta refrescantes by Vanessa alfaro
Conheça alguns benefícios do consumo de fruta.

Na crónica desta semana venho-vos falar da fruta e da sua importância para o nosso organismo, e também partilho com vocês a receita de dois sumos naturais que eu adoro.

Refrescante, nutritiva e saborosa, a fruta é daqueles alimentos mais consumidos do mundo, no entanto existem muitas pessoas que não consomem tanta fruta como deviam e não reconhecem a importância da fruta nas nossas vidas.

Falo por mim, antigamente raramente consumia fruta, hoje em dia já não vivo sem ela.

O seu consumo regular melhora o bom funcionamento do nosso organismo e fornece-nos inúmeros benefícios.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), devemos de consumir entre 3-5 peças de frutas e legumes por dia, sendo que a fruta deve rondar as 3 peças (com cerca de 160 gramas cada peça).

Como lanche, em batidos ou saladas, a fruta é uma ótima opção não só para o bom funcionamento do organismo, mas também para matar o “bichinho” quando o desejo de doces nos consome!

Benefícios do consumo de fruta


  • Um alimento com alto valor nutricional que fornece vitaminas, fibra, água e minerais;
  • Reduz o risco de doenças, como doenças cardiovasculares;
  • Melhora o funcionamento intestinal visto que é um alimento rico em fibra alimentar;
  • Rica em antioxidantes, protegendo assim as nossas células.

2 receitas de sumos refrescantes, nutritivos e saborosos


Deixo-vos agora duas receitas de dois sumos preparados com fruta e legumes, ideais para esta altura do ano. 

1. Sumo Verde

sumo verde

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Depois de triturar os ingredientes, basta juntar o gelo e o sumo fica pronto a ser consumido.

2. Sumo de frutos vermelhos

sumo de frutos vermelhos

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Depois de triturar os ingredientes do batido, basta juntar o gelo e o sumo natural fica pronto a ser consumido. 

Nota: apesar da fruta ser um alimento essencial na nossa alimentação, é importante relembrar que contém açúcar (frutose) na sua constituição. Ainda que seja um açúcar natural e saudável, não deixa de ser açúcar pelo que o seu consumo também deve ser moderado. As 3 doses diárias são ideais e suficientes para garantir todos os benefícios.

O consumo excessivo de fruta e consequente consumo excessivo de açúcares simples pode levar a um aumento de peso e acumulação de gordura corporal.

Vejam aqui os equivalentes a uma dose de fruta.

E vocês? Já comeram fruta hoje?

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Vanessa Alfaro Vanessa Alfaro

É a criadora da página “Shape Your Body by Vanessa Alfaro”, onde partilha diariamente a sua forma de viver e encarar a vida. Em 4 meses perdeu 20 kg, alterando os seus hábitos alimentares com ajuda profissional, partilhando agora uma grande paixão por um estilo de vida saudável. Natural da Alemanha, vive em Aveiro onde estudou Línguas e Relações Empresariais.