Personal Trainer Sara Tomás
Personal Trainer Sara Tomás
24 Set, 2018 - 16:39

Treino de 20 minutos intensivos: pouco tempo, sem desculpas

Personal Trainer Sara Tomás

Para a falta de tempo, para os dias corridos, para quem não conseguiu fazer o seu treino habitual, faça o nosso treino de 20 minutos. É um treino curto mas intenso!

Treino de 20 minutos intensivos: pouco tempo, sem desculpas

Todos sabemos que o exercício físico é uma das bases para um estilo de vida saudável e grande parte das pessoas alegam ter falta de tempo para a prática de exercício físico. No entanto, isto já não tem de ser desculpa.

Vários estudos afirmam que são bastantes os benefícios de um treino mesmo que curto, podendo proporcionar uma melhor qualidade de vida e prevenção de várias complicações metabólicas, coronárias, entre outras.

Sugerimos que faça pelo menos um treino curto e intensivo e tente manter um estilo de vida saudável. Veja o nosso treino de 20 minutos intensivos.

Treino de 20 minutos intensivos

lunges e exercicio de elevada intensidade

Um treino de 20 minutos pode ser tão ou melhor que um treino de longa duração (respeitando sempre o histórico de saúde e condição física em que se encontra) pois, se for aplicada uma intensidade alta, vai ter ganhos a nível de aceleração do metabolismo em comparação a treinos de intensidade baixa e de longa duração.

Isto deve-se a um fenómeno chamado EPOC que se traduz no excesso de consumo de oxigénio após o exercício, aumentando a mobilização e utilização da gordura e deixando o metabolismo ativo durante mais tempo (em média 48h) quando comparado com treino de baixa intensidade, em que o metabolismo fica ativo apenas até 2h após o exercício.

Sugerimos então um treino de 20 minutos intensivos em que fará 40 segundos de exercício a alta intensidade com 20 segundos de descanso entre cada exercício.

Este método de treino tem demonstrado resultados positivos na perda de gordura e, segundo alguns estudos, pessoas que praticam atividades intervaladas combinadas com exercícios de alta intensidade, apresentam menor perímetro na relação cintura-quadril.

Resumindo, opte por um treino de 20 minutos intensivos, faca-o pelo menos três vezes por semana e comece a colocar o exercício físico na sua rotina e a ver os resultados a surgirem!

10 exemplos de exercícios para um treino 2o minutos intensivos

Como fazer: máximo de repetições que conseguir em 40 segundos e recupere durante 20 segundos. Terá 10 minutos para cada circuito.

Circuito 1

  1. Flexões
  2. Lunge
  3. Prancha Lateral
  4. Burpees
  5. Abdominal crunch curto pernas a 90º
treino de 20 minutos intensivos e flexoes
lunges
prancha lateral
mulher a fazer burpees
abdominal crunch treino de 20 minutos intensivos

Circuito 2

  1. Jumping Jacks
  2. Agachamento
  3. Salto à corda
  4. Prancha com toque no ombro
  5. Abdominal crunch
treino de 20 intensivos jumping jacks
mulher em agachamento
saltar a corda calcoes
prancha com extensao do cotovelo
abdominal total

É um treino de 20 minutos intensivos, em que durante o treino dará o seu melhor, é pouco tempo portanto esforce-se e verá com toda a certeza resultados!

Veja também:

Artigos Relacionados