Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Jul, 2022 - 23:00

15 formas eficazes de atenuar os papos nos olhos

Mónica Carvalho

Cansaço aparente? Se pretende saber o que fazer para atenuar os papos nos olhos, descubra algumas dicas para o seu dia a dia.

Os papos nos olhos podem ser motivo para que não se sinta tão confiante com o seu aspeto, dado que confere um ar mais envelhecido, entristecido e cansado, mesmo tratando-se de uma pessoa cheia de vida e energia.

Os papos nos olhos são depósitos de gordura junto da região peri-orbitária, ou seja, por baixo dos olhos, e que causam bastante impacto na aparência do rosto.

Mas o que pode provocar o aparecimento de papos nos olhos? Na verdade, pode ser o conjunto de diversos fatores, como idade, stress, maus hábitos alimentares e até herança genética. Além disso, estes são outros fatores a ter em conta:

  • Alergias;
  • Sinusite crónica;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Gravidez;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Cansaço devido à letargia;
  • Ingestão de medicamentos que provocam a retenção de líquidos;
  • Poucas horas de sono;
  • Excesso de sal na dieta;
  • Falta de vitaminas;
  • Doenças na tiróide;
  • Doenças renais;
  • Eczema;
  • Problemas de pigmentação;
  • Exposição ao sol.

10 dicas para implementar no dia a dia

Há pequenos hábitos diários que podem atrasar o aparecimento dos papos nos olhos ou até atenuar o impacto por eles provocados. Atente.

1.

Aplicar sacos de chá

O recurso a sacos de chá com cafeína para colocar por baixo dos olhos é um truque bem conhecido para aliviar em casos de olheiras e papos. Tal acontece dado que a cafeína do chá contém antioxidantes e pode aumentar o fluxo sanguíneo na pele.

Para que o faça de forma correta, veja todo o procedimento:

  1. Embeber dois sacos de chá durante 3 a 5 minutos em água a ferver;
  2. Colocar os sacos de chá no frigorífico durante cerca de 20 minutos;
  3. Espremer o líquido extra e colocar os sacos debaixo dos olhos, de 15 a 30 minutos.
2.

Usar uma compressa fria

Mais um truque simples e acessível que pode surtir efeito em caso de papos nos olhos: colocar uma compressa fria, dado que a aplicação de frio na área ode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo naquela zona.

3.

Manter-se hidratado

O corpo humano é composto, no mínimo, por 52% de água, pelo que é extremamente importante manter-se hidratado. E se não gosta tanto de água, pode experimentar água aromatizada ou chá sem açúcar.

4.

Tomar um anti-histamínico

Se sofre de alergias sabe os efeitos que isso pode provocar nos seus olhos: vermelhidão, inchaço, comichão. É uma resposta normal do sistema imunológico a elementos alérgenos.

Nesses casos, a toma de um medicamento anti-histamínico, desde que devidamente aconselhado por um profissional de saúde, pode ser uma solução.

5.

Usar protetor solar todos os dias

Esta ação deve ser feita sempre, seja ou não verão. É uma excelente forma de se resguardar dos raios UV e manter a pele protegida dos seus efeitos nefastos, entre os quais os papos nos olhos.

6.

Tirar a maquilhagem antes de dormir

Por muito trabalho que possa dar ou por mais cansada que se sinta, deve mesmo tirar sempre a maquilhagem e lavar bem o rosto antes de dormir. E tal não é por acaso. A maquilhagem de olhos pode irritar, despoletar reações alérgicas ou até mesmo infeções.

7.

Dormir com a cabeça elevada

Se é daquelas pessoas que não gosta de dormir com almofada, então, terá imensa dificuldade em seguir este conselho para reduzir os papos nos olhos. Por que o deve fazer? Elevar a cabeça enquanto dorme ajuda a evitar a acumulação de líquido nas pálpebras inferiores, que cria inchaço durante o período de descanso.

8.

Dormir o número de horas adequadas

Até pode dizer que se dormir 4 ou 5 horas já fica bem, todavia, a sua pele poderá ressentir-se disso mesmo. As oito horas de sono recomendadas pelos especialistas fazem toda a diferença no seu bem-estar geral.

9.

Comer mais alimentos ricos em vitamina C

À medida que envelhece, os músculos e tecidos que sustentam as pálpebras vão enfraquecendo, pelo que a pele pode ficar mais descaída. A ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode ajudar o corpo a absorver mais ácido hialurónico, essencial para manter a elasticidade da pele. Que alimentos deve, então, privilegiar? Laranjas, couves, brócolos e morangos.

10.

Reduzir o consumo de álcool

O consumo de álcool contribui para a desidratação que, como referido anteriormente, pode levar ao aparecimento de bolsas e papos debaixo dos olhos.

Veja também