Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
20 Nov, 2020 - 13:13

Ordem dos Médicos lança manual sobre COVID-19

Mónica Carvalho

A COVID-19 vai fazer parte das nossas vidas durante algum tempo. Conheça o manual informativo que a Ordem dos Médicos criou para ajudar a informar mais e melhor os cidadãos.

Mulher a ler num tablet o manual da Ordem dos Médicos sobre COVID-19

A literacia e a prevenção são pilares essenciais de qualquer sistema de saúde que se quer robusto e sustentável, por isso, informar corretamente a população é, para a Ordem dos Médicos (OM), algo fundamental. Com isso em mente, foi criado um manual: “Viver em tempo de COVID-19”.

Esta nova realidade pandémica exige que sejam conhecidas as medidas de prevenção adequadas contra a COVID-19 e é esse o objetivo da publicação do manual da OM. Assim, faz-se uma “abordagem integradora e atualizada, à luz das recomendações nacionais e internacionais acreditadas nesta matéria.”

Para tal, e tendo em conta a premissa de que cada cidadão é um agente de saúde pública, este documento é dirigido a diferentes grupos e faixas etárias, desde os mais novos aos mais idosos e frágeis, para que todos saibam mais sobre o tema. Afinal, com tanta informação que circula sobre a pandemia, com todas as teorias e investigações que são constantemente alvo de atenção mediática, pode ser difícil perceber o que é verdade ou não.

Assim, este documento pretende ser um guia simples e útil, que combate a desinformação e que ajuda a encarar a pandemia com prudência e tranquilidade.

Comportamento socialmente responsável: o que significa
Veja também O que é adotar um comportamento socialmente responsável em tempo de pandemia?

Que informações pode encontrar?

Mulher com máscara comunitária sentada no banco de um jardim

A prevenção, a promoção da saúde e o espírito de solidariedade nunca foram tão importantes como nestes tempos pandémicos provocados pelo vírus SARS-CoV-2.

As várias recomendações das organizações de saúde pública e as práticas adequadas devem ser suportadas por uma estratégia de comunicação adequada, clara, acessível e tecnicamente qualificada – o que nem sempre se verifica.

No guia encontra muita e correta informação sobre várias questões:

Alimentação em doentes COVID-19 em autocuidados
Veja também A importância da alimentação em doentes com COVID-19 em autocuidados

Fontes

  1. Ordem dos Médicos “Viver em tempo de COVID-19 – SARS-CoV-2”. Disponível em: https://ordemdosmedicos.pt/wp-content/uploads/2020/11/Manual_COVID19_OUTINV-5.pdf
Veja também